sábado, 25 de junho de 2011

1º Campeonato Estadual de Luta de Braço em Maranguape


Aconteceu historia no Balneário Cascatinha em Maranguape no passado dia 25 de Junho, lá decorreu o primeiro campeonato de luta de braço e no final do dia estavam lançadas as bases para que a Federação Cearense da Luta de Braço seja uma realidade forte e ativa.

O dia se iniciou com um curso de arbitragem onde foram administrados os fundamentos e as bases da competição, a presença dos irmãos Emiliano e Anna Célia Silvio Santos, vindos do Maranhão,Vice campeão e campeã brasileiros da modalidade em muito contribuiu para o sucesso e qualidade dos ensinamentos.

À tarde se realizou então o primeiro campeonato estadual da historia do Ceará, as categorias de 55 kg, 75 kg, 85kg,95kg e 110kg desta primeira prova,de três que vão compor a escolha para o nacional da modalidade, foram disputadas em excelente ritmo e proporcionaram algumas lutas com elevado grau de emoção.

Das varias lutas a que mais suscitou o interesse e a emoção dos participantes foi a final do campeonato aberto (braço esquerdo) onde participou o vice campeão brasileiro, Emiliano Santos e o vencedor de uma das categorias com maior competição, Marcus do município vizinho, Maracanaú, foi o ápice de um dia em que a força e a técnica estiveram presentes numa explosão de emoção que deu força para que esta nova federação inicie a sua caminhada de sucesso.

No final a presença do Sub Secretario dos Esportes de Fortaleza, foi a garantia de que modalidade está no bom caminho,a segunda ronda desta competição está marcada para a capital no dia 21 de Agosto na Vila União.

Assim terminou esta primeira competição oficial de Luta de Braço no Ceará e que se disputou em Maranguape, isso é historia.

Luta de Braço, a emoção em explosão

Vindos do Maranhão os irmãos Emiliano e Anna Silvio Santos foram presença vip do primeiro campeonato de Luta de Braço que decorreu em Maranguape.

Ela campeã brasileira e vice campeã mundial por duas vezes na categoria de 50kg e ele vice campeão brasileiro de 60kg e 4º classificado no mundial de Lãs Vegas, nos USA, marcaram de forma muito simpática a sua passagem por nosso estado.
Falamos um pouco sobre as aventuras e desventuras de atletas amadores no Brasil, igual a tantas outras modalidades, atleta de luta de braço tem de correr atrás do prejuízo o tempo todo, Anna fez graça mesmo dizendo que resolve viajar fazendo turismo e por acaso até é para os locais onde se realizam provas.

Anna começou a sua carreira por causa do irmão que a levou para as provas, lutou, gostou se viciou e agora é campeã brasileira, o futuro é reverter em vitória o vice campeonato do mundo que por duas vezes faturou, no Japão e em Itália.

Emiliano, nome de general romano que venceu muitas batalhas para César, é vice campeão brasileiro e o seu objetivo é melhorar, naturalmente, o resultado que lhe foi desfavorável, competir a este nível, a vitoria depende de muitos fatores, mas a sua atitude e foco na competição é um excelente passo para melhorar o resultado anterior.

Mas para chegar ao mundial, que vai decorrer no longínquo Uzbequistão, Anna e Emiliano vão ter de superar a qualificação do campeonato brasileiro em Campinas em Novembro próximo, lá vão encontrar provavelmente alguns dos novos atletas que competiram na histórica prova de Maranguape.



Ligue-ce com Tomé Gomes, texto e fotos.