quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Horizonte vence Copa Fares Lopes




O Horizonte penou para vencer a Copa Fares Lopes que terminou no passado dia 24 de Novembro,num jogo em que o Icasa pressionou o tempo todo na busca de recuperar o resultado desfavorável de dois gols que trazia do primeiro jogo em Horizonte.
O Icasa conseguiu anular a desvantagem,mas um gol providencial dos Horizontinos resolveu o jogo para os de amarelo vestidos,já que o gol marcado fora valeu ouro e assim quando o Icasa marcou o seu terceiro não foi o suficiente para ganhar a final.
Apesar da vitoria o Horizonte jogou de forma bastante negativa e se pode dizer mesmo que foi o Icasa quem perdeu a final,de tão mal que aproveitou as facilidades concedidas pelo Horizonte.
Afinal o Horizonte acabou por eliminar o campeão nacional da serie D,Guarany de Sobral na meia final e na final o Icasa que é time da serie B nacional,nada mal para uma equipa que este ano esteve um pouco abaixo do que nos habituou na principal prova cearense de futebol.
O Horizonte ganhou ainda o direito de participar nas eliminatórias da Copa do Brasil do ano que vem.

Ligue-ce

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rejeição no Marketing Esportivo

Esse mês acompanhamos o fechamento de um mesmo patrocinador para dois clubes rivais. No caso, estamos falando de Atlético/MG e Cruzeiro que fecharam com o BMG como patrocinador máster e para a manga Ricardo Eletro. Essa prática já havia sido realizada em outras ocasiões entre os mineiros, além de ser muito praticada no Rio Grande Sul com a dupla Gre-Nal.
As empresas alegam que patrocinar apenas um clube numa praça em que há grandes rivais, faz com que os torcedores adversários deixem de comprar os produtos desse patrocinador. Sendo que nas praças que possuem apenas dois grandes clubes rivais esse fato se agrava. Exemplos mais fortes disso são MG e RS, onde existe grande rivalidade.
Como todo investimento possui seus riscos, no marketing esportivo não é diferente. E um destes é a rejeição da marca por parte da torcida rival. Portanto, caso você seja um patrocinador e não queira correr este risco, seria mais interessante mudar a sua estratégia. Patrocine um evento, um atleta, modalidade ou mesmo invista nos dois rivais como acontece em BH e Porto Alegre.
Agora é importante salientar que esta rejeição acontece por uma minoria fanática de torcedores. Aqueles que não abasteciam seus carros nos postos BR ou não compravam leite da Parmalat, pois a primeira patrocinava o Flamengo e a outra o Palmeiras. Outro dia quando estava em Florianópolis, minha terra natal, conversava com um amigo meu que dizia que nunca namoraria uma mulher que torcesse pelo Figueirense, pois ele torce pelo Avaí. Não considero que a maioria da população haja dessa maneira, tanto que pesquisas apontam que muitos torcedores consomem produtos de empresas que patrocinam o clube rival.
Portanto, agora vai meu ponto de vista, acredito que o patrocínio realizado apenas em um clube pode ser muito benéfico. Inclusive, já li a respeito, que por exemplo, o Inter não acha o modelo ideal, ter o mesmo patrocinador do Grêmio. As ações de ativação podem ser muito melhor exploradas caso haja apenas um clube. A verba de patrocínio costuma ser diluída quando se patrocina mais de uma agremiação. Faltando um aporte maior para ações de marketing. Sem contar que o foco acaba sendo apenas a grande visibilidade proporcionada. O que como já comentei em outras colunas, acaba sendo prejudicial, dar visibilidade a marca sem ativar o patrocínio.
Essa é uma questão muito comentada pelos patrocinadores, que também muitas vezes acaba soando como “desculpa” para não patrocinar clube A ou B. Um trabalho bem realizado como o da Parmalat no Palmeiras sempre terá uns fanáticos corinthianos ou são-paulinos que deixarão de comprar um leite da empresa, como aconteceu na época, porém o sucesso proporcionado por um programa de patrocínio bem executado é tão grande que esse risco se torna pequeno, diante do êxito de toda a ação.
Rafael Zanette
Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo

Novas Mídias x Marketing Esportivo

Falar que o mundo está mais globalizado, que as distâncias estão mais curtas, soa redundante, há até um certo clichê nisso. O grande ponto é que o avanço tecnológico está mudando o comportamento das pessoas. As chamadas novas mídias, ou seja, internet e telefonia móvel, cada dia mais estão tendo um papel importante e influenciando os hábitos da população.
As novas plataformas de comunicação começam a abrir mais o leque de opções de entretenimento, o que gera uma série de confortos para o usuário. Hoje já podemos acompanhar jogos da Champions League em tempo real e o que é melhor com boa qualidade. Assistir todos os gols da rodada de domingo e os melhores momentos do campeonato brasileiro numa página da internet. Não é mais preciso ficar esperando o noticiário esportivo para assistir todos os gols. O que irá acontecer é o usuário poder assistir a programação na hora que quiser. Se o pai de família for jogar seu futebol na terça a noite, poderá ver o jornal nacional quando voltar e, ainda por cima, pular as partes que não interessam.
            Portanto, a tendência é que as pessoas estejam cada vez mais ligadas no conteúdo dos programas e menos no intervalo deles. Você começará a assistir apenas aquilo que interessa e, para a maior parte das pessoas, não é interessante ficar assistindo as campanhas publicitárias dos anunciantes. As pessoas querem ver o jogo de futebol, a novela, o programa de TV, o jornal, etc. Aí que está o grande ponto, o conteúdo está ganhando importância a cada dia. O marketing esportivo está inserido onde? Exatamente dentro do conteúdo.
            Antes que alguém me pergunte, já vou respondendo. A propaganda não vai acabar, da mesma maneira com que a TV, jornal e a revista também não irão. Porém é fato que as novas mídias começam a ganhar força e isso vai favorecer os investidores que estão dentro do conteúdo. Um grande exemplo é o Big Brother Brasil, toda prova, festa, etc. tem uma marca envolvida. O anunciante entrou forte dentro do conteúdo. Isso deve ser uma tendência cada vez maior daqui para frente.
            Outro ponto que deve ser pensado para o marketing esportivo, será como usufruir destas novas plataformas de comunicação para beneficiar tanto o patrocinado quanto o patrocinador. É preciso estudar a fundo, pois são ferramentas que serão cada vez mais utilizadas, principalmente a telefonia móvel que, no meu ponto de vista, é ainda pouco explorada.
            Por tudo isso e tentando analisar da forma mais imparcial possível, mesmo que isso possa ser difícil, acredito que o marketing esportivo ganha cada vez mais força no país. Numa época em que em alguns anos iremos sediar uma Olimpíada e uma Copa do Mundo, as novas mídias e a tendência do fortalecimento do conteúdo, vem para colocar o marketing esportivo num degrau acima. Eu sempre acreditei que o Brasil ainda estava engatinhando na área, agora começo a acreditar que estamos dando os primeiros passos.
Rafael Zanette
Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SMOLDER Pro Nordeste – Todos os olhares se voltam para o ‘Futuro’

Os maiores astros do surf nordestino estão em Fortaleza para a última etapa do ANS Pro Tour, o Circuito Nordestino de Surf Profissional, que será realizada neste final de semana, 26, 27 e 28 de novembro, na Praia do Futuro, Fortaleza-Ce.

Pelo quarto ano consecutivo o Circuito Nordestino de Surf Profissional define seus campeões no Ceará na já tradicional etapa de encerramento promovida pela SMOLDER, a marca mais surf do Brasil.

A premiação de R$ 50.000, recorde para o circuito, não é o único atrativo da etapa mais importante do certame nordestino. A expectativa pela definição do ranking e, por conseguinte, dos nomes que irão compor a Elite do Surf brasileiro em 2011, confere ao evento um caráter de importância nacional fazendo com que todos os olhares se voltem para o Ceará neste próximo final de semana.

Entretanto, nenhum dos atletas esconde que a excelente premiação representa um importante estímulo para que os competidores busquem dar o melhor de si na competição.

“Farei de tudo para obter um bom resultado. Sem dúvida, a expressiva premiação aumenta a motivação, principalmente nesta época de final de ano. Sei que aqui estarão alguns dos melhores surfistas do Brasil, mas eu conheço muito bem essa onda e procurarei tirar proveito disso”, relatou Artur Silva, Campeão Cearense de Surf Amador 2010, que apesar de ainda não ter se profissionalizado, já anunciou que em 2011 irá competir em todas as etapas do ANS Pro Tour como profissional e buscar seu lugar ao sol.

Segundo Rafael Forti, Diretor de Marketing da SMOLDER, o objetivo da marca é estimular os atletas a darem o melhor de si e com isso, proporcionar para aqueles que comparecerem à Praia do Futuro ou assistirem Ao Vivo pela Internet, um verdadeiro espetáculo com o melhor do surf nacional.

“A premiação fará com que os competidores não se preocupem apenas com as vagas para o Brasil Surf Pro, mas também, fará com que todos queiram chegar na frente para assim, garantir as maiores fatias da premiação. Essa é a maior preocupação da SMOLDER, pois, dando melhores condições para os atletas estamos cuidando dos elementos principais da festa: os competidores (que se sentirão valorizados) e nosso público fiel, que terá garantido um verdadeiro show”, declarou Rafael.

Na Terra da Luz os astros do Nordestino Pro brilharão para encerrar com chave de ouro o Circuito Regional de Surf mais rico do Planeta e a Praia do Futuro mais uma vez servirá de passarela para tornar o SMODER Pro Nordeste o metro quadrado de Fortaleza com mais gente bonita e sarada do Ceará neste final de semana.

“Todos estão convidados. Será uma honra compartilhar com cada um dos seguidores do nosso sagrado esporte, a satisfação e a emoção de poder escrever mais um capítulo da história do surf no Brasil”, completa Rafael.

A premiação será inédita na história do surf regional: R$ 50.000 distribuídos na bolsa de premiação entre os atletas, sendo R$ 30.000 de premiação oficial, onde o vencedor leva sozinho R$ 10.000 e mais R$ 10.000 divididos em dois prêmios extras, R$ 5.000 para o vencedor da Expression Session para quem fizer a manobra mais radical na opinião dos árbitros e outros R$ 5.000 para o atleta que perfizer a maior nota do evento.

A última etapa do Circuito Nordestino Profissional de Surf oferecerá 2000 pontos para o ranking regional e 1000 para o Brasil Tour, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional. E ainda oferecerá 3 vagas para o Brasil Surf Pro para os melhores colocados no ranking final de 2010.

IMPORTANTE

O evento será transmitido ao vivo pelo site www.smolder.com.br  e contará com cabine de transmissão exclusiva para internautas e sistema de replay para a comissão técnica.

SERVIÇO

Válido pela 8ª Etapa do Tour Nordestino, o SMOLDER Pro Nordeste acontecerá durante os dias 26, 27 e 28 de novembro, na Praia do Futuro, próximo à Barraca Vira Verão.

PREMIAÇÃO TOTAL

R$ 50.000 divididos da seguinte forma:

R$ 10.000,00 para o Campeão da etapa;

R$ 5.000,00 para o vencedor da Expression Session;

R$ 5.000,00 para o atleta que obtiver a maior nota do evento;

O restante será dividido entre os atletas.

PONTUAÇÃO

2000 pontos para o ANS Tour e 1000 para o Brasil Tour;

O Smolder Pro Nordeste, última etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional 2010, é apresentado pelas lojas DROP LINE e conta com patrocínio da SMOLDER.
Realização: ANS, Abrasp e Federação Cearense de Surf.

Surfar é Sagrado!

SMOLDER – A marca mais surf do Brasil

Por GEORGE NORONHA
W. NORONHA COMUNICAÇÃO LTDA.
+55 (85) 9685.1000
+55 (85) 8762.1363

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Demontier vence no Regularidade



No último sábado, o piloto Demontier Moura sagrou-se campeão do Campeonato Cearense de Rally de Regularidade. Sua performance somou cinco vitórias, três segundos lugares, dois terceiros, uma quarta e uma sexta colocação. A etapa final ofereceu 140 Km em meio a trilhas fechadas e dunas, e a areia prevaleceu como terreno. Dez quadriciclos competiram e Demontier foi o grande Campeão.

Sertões 2011

As provas locais de regularidade têm como principais características laços, pegadinhas com entradas similares e perfeição ao mesclar tempo e velocidade. Ao longo da temporada, foram seis provas que valiam por 12 etapas. "Estou muito feliz por ter alcançado um objetivo tão importante para mim. Mas meu foco continua sendo o Sertões e em 2011 tenho muito trabalho pela frente. Pretendo competir no Piocerá novamente no regularidade, estar no RN 1500 acelerando e trabalhando a velocidade, e chegar no Sertões apto para brigar pela vitória", concluiu o atleta.

Ligue-ce com DN

Claro Brasil Ride

A reportagem completa desta competição que terminou no ultimo final de semana pode ser lida em http://clarobrasilride.blogspot.com/ , de salientar que a melhor dupla de atletas cearenses da competição foi a formada por nosso jornalista Carlos Lopes do Jornal O Esporte e seu parceiro e patrocinador Alfredo Montenegro, mais uma vez não só vamos a todo o lado como ainda somos os primeiros.

Ligue-ce

Milan: Allegri pede «empenho» a Ronaldinho



Já tínhamos dito aqui que Ronaldinho era uma carta fora do baralho na seleção brasileira,mas agora é o próprio treinador do Milan que acha que o atleta tem de melhorar no desempenho para merecer um lugar no time.

O treinador do Milan, Massimiliano Allegri, compreende o descontentamento de Ronaldinho, mas alerta que o jogador brasileiro terá de «empenhar-se» para regressar ao «onze».

«Ficar de fora custa a todos. Ronaldinho tem de empenhar-se mais para recuperar o lugar na equipa», explicou o técnico Massimiliano Allegri.

Ronaldinho perdeu a titularidade no conjunto italiano.

Ligue-ce com A Bola

Dinossauros do Surf Cearense

Mariana Sasso, a maior estrela da mídia esportiva cearense fez uma divertida e interessante matéria com os dinossauros do surf cearense. Vale à pena conferir!

LINKS PARA A MATÉRIA:
 
http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/
 http://tvverdesmares.com.br/globoesporte/dinossauros-do-surf/

Glauciano Rodrigues vence a última etapa do SMOLDER Cearense Amador de Surf 2010

O atleta da Praia do Futuro, Glauciano Rodrigues foi o grande vencedor da Categoria Open na quarta e última etapa do certame estadual de surf amador, realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, na Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante.

Em boas ondas de 1m de tamanho, Glauciano mostrou um surf explosivo e radical para impressionar os árbitros que o consideraram o melhor dentre os finalistas. Desde sua primeira onda, Glauciano mostrou que para batê-lo seus adversários teriam de mostrar muito surf, pois, iniciou a principal bateria do evento com uma nota forte. Enquanto isso, Diego Mendes, Michael Rodrigues e José Wilson corriam para emplacar uma primeira nota boa. Quando Glauciano pegou sua melhor onda da bateria, deixando seus adversários precisando de uma nota muito boa para superá-lo, sacramentou sua vitória, pois, foi só administrar a vantagem para comemorar com a família, amigos e fãs.

“Apesar de ter vencido a primeira etapa eu vinha de uma sequência de resultados fracos e sabia que só teria mais essa chance para me recuperar no Circuito. Estou satisfeito com o resultado e dedico essa vitória a Deus, para sua honra e glória”, relatou Glauciano Rodrigues que terminou o circuito na segunda posição do ranking.

Na categoria Junior quem comemorou o título da etapa foi Saulo Barros. Mostrando um surf muito progressivo ele provou que está totalmente recuperado da cirurgia que o afastou das duas primeiras etapas e o impediram de sonhar com o título do circuito que ficou com Diego Mendes, atleta da Leste-Oeste. Com a conquista, Diego ganhou uma Passagem Internacional para qualquer destino da América do Sul.

Na Mirim, Michael Rodrigues mostrou mais uma vez por que foi o grande nome da categoria em 2010 vencendo todas as quatro etapas do Circuito, conquistando o título com uma etapa de antecedência.

A novíssima geração do surf cearense também deu seu show. Na categoria Iniciante Masculino quem comemorou o título da etapa e do circuito foi o surfista da praia do Titanzinho, Rafael Venuto. Com uma atuação vibrante ele se consolidou na categoria fechando o ano com uma vitória contundente na etapa da Taíba.

Entre as meninas da Iniciante, quem comemorou a conquista do título da etapa foi Camila Neros. Em uma final disputadíssima ela conseguiu aproveitar melhor as ondas para superar as adversárias. Yanka dos Santos já tinha sido coroada Campeã da categoria desde a etapa anterior.

Ainda falando sobre as meninas, Raphaela Bahia foi a grande vencedora da etapa e comemorou muito a conquista da categoria Open Feminino. Lembrando que a jovem Juliana Sousa, de apenas 10 anos foi a grande campeã do Circuito.

Na categoria mais clássica do evento, a Longboard, melhor para Jhony Silva, que ficou com o título da etapa e Cardoso Jr., que terminou com o título do circuito.

Entre os Masters, Alessandro Nogueira levou a melhor vencendo a etapa deixando o título do circuito nas mãos de Flávio Sukita, que descontou a frustração de não ter vencido na Master, ficando em primeiro na Sênior.

Finalizando as dez categorias em disputa, a Veteran mostrou para todos que o espírito do aloha não tem idade. Quem comemorou o título da etapa e do circuito foi Marco Aurélio que no início do ano não competiu na primeira etapa, mas se recuperou vencendo as três etapas seguintes consagrando-se mais uma vez o grande campeão.

O SMOLDER Cearense de Surf 2010 se encerra contabilizando ótimos dividendos para o surf cearense.

O anúncio da despedida de dois grandes atletas formados nesse circuito, Artur Silva, campeão do circuito e Glauciano Rodrigues, campeão da etapa, que se profissionalizarão em 2011, comprova a importância desse circuito para a formação e renovação de nossos atletas. A saída desses grandes nomes abre espaço para aqueles que estão chegando e se consolidando como Michael Rodrigues, detentor da melhor nota e melhor média do evento e outros nomes da nova geração que têm surgido nos últimos anos.

“Essa oxigenação contínua é fundamental para que estejamos sempre promovendo a renovação do surf cearense e para que os veteranos tenham garantida a oportunidade de seguir competindo e transmitindo toda a experiência acumulada por para as novas gerações”, declarou Rafael Forti, Diretor de Marketing da SMOLDER.

Segundo Amélio Jr., Vice-Presidente da Federação Cearense de Surf, a conquista do Título de Campeã Cearense Open pela jovem Juliana Sousa foi mais um capítulo da história do surf cearense escrita pelo SMOLDER Cearense de Surf Amador. Amélio completa se dizendo satisfeito com os resultados atingidos pelo circuito e promete que em 2011 acontecerão mudanças que trarão melhorias, sobretudo para os atletas, os principais astros do certame estadual amador.

Campeão do Circuito
LEANDRO DE SOUSA

A 4ª Etapa do SMOLDER Cearense de Surf Amador 2010 foi apresentada por PRANCHÃO Surf Shop e contou com o Patrocínio Exclusivo de SMOLDER. Apoio: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, Blocos TECCEL, D’COFIBRAS, Pranchas LABORAS, REGGAE CLUB, SURF CEARÁ, Pousadas Complexo Marct e Taíba Tropical. Divulgação: Sites CEARASURF, CONEXÃOSURF, EMFOCOSURF, SURFBAHIA e WAVES; Blog MANOBRA RADICAL; Revista WAVE WIND. Realização: TOP 16 Promoções e Federação Cearense de Surf.

Maiores Informações

Top 16 Promoções: 85 99868538
Fed. Cearense de Surf: 85 30940997
Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.
Assessoria de Comunicação da FCS
Federação Cearense de Surf  - 21 anos Trabalhando pelo Surf

domingo, 21 de novembro de 2010

O maior jogo de futebol do mundo



O maior jogo de futebol de sempre,segundo as estatísticas,se vai realizar de segunda feira a oito dias em Espanha.
O jogo entre o Real Madrid e o Barcelona já é antes de começar o jogo que mais mídia movimenta em todo o mundo,mesmo contando com a copa do mundo,se pensarmos apenas em estatísticas de Espanha os dois times batem todos os anteriores recordes.
O Real Madrid nunca teve um inicio de campeonato como este,com tantos pontos alcançados nas jornadas disputadas,antes nunca teve o melhor goleador com 15 gols desde a época de 1936,significativo.
O Barcelona ,apenas um ponto atrás do Real,também chegou ao recorde de vitorias em casa e com uma goleada fora de 0 a 8 sobre o Almeria,alcança um feito que iguala o mesmo mas no distante ano de 1959.
Pena que Kaká não possa dar o seu contributo para este jogo que se espera ser um dos pontos altos do ano futebolístico a nível mundial,nos no Ligue-ce vamos ficar de olho.

Ligue-ce com Marca e agencias

Fluminense com a maior torcida...morta



Quando Nelson Rodrigues convocou os mortos a saírem de suas tumbas e torcerem pelo Fluminense não imaginava que anos depois eles também poderiam votar.

Dois sócios tricolores, Carlos Eduardo Rangel de Moura e José Adhemar Arraes Filho, entraram com um requerimento no Ministério Público do Rio na última quarta-feira solicitando que o órgão busque explicações do presidente Roberto Horcades e do presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Henrique Mariz Moreira, a respeito de problemas no cadastro de sócios do clube. Segundo a petição enviada ao MP, existe uma diferença entre o número de sócios ativos – ou seja, aptos a votar – na lista de 2009 e o entregue aos candidatos em 2010.

No ano passado, o Fluminense assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o MP por causa do episódio que ficou conhecido como a 'farra dos ingressos', na final da Libertadores em 2008. Para selar o acordo, mandou uma lista dos cadastros ativos até 26 de novembro de 2009, um ano antes das eleições. Este ano, quando os candidatos à presidência do clube, Julio Bueno e Peter Siemsen, receberam a lista da direção do clube, ficou constatada diferença de 1800 nomes a mais.

Moura e Arraes Filho pediram ao MP algumas semanas atrás a lista dada pelo Flu ano passado. De posse dela, viram a diferença com a lista entregue este ano aos candidatos. A partir daí, passaram a filtrar sócios tidos como 'ativos' que nasceram no início do século XX e descobriram, a partir de cruzamento de dados disponíveis na internet e em cartórios, mais de 400 pessoas comprovadamente mortas.

“Estou temeroso. Quando ofereceram as listagens eu fiquei um pouco mais atento. Infelizmente isso é um perigo. Essas coisas ferem a instituição. Quero apenas que as coisas fiquem claras, para que no futuro o Fluminense não seja a maior vítima”, disse Carlos Eduardo Rangel de Moura, sócio do Fluminense desde 2008.

Certidões de óbito presentes no requerimento ao MP e que comprovam a falha no cadastro de sócios do Flu. O requerimento foi endereçado ao Procurador Geral do Estado, que ainda não encaminhou para a promotoria competente.

Ligue-ce com Lancepress

O Brasil precisa dar exemplo na luta contra o doping

David Howman colocou a lupa da Wada (Agência Mundial Antidoping) sobre o trabalho de Brasil e Rússia no combate ao doping. Os dois países sediarão os principais eventos esportivos do planeta nos próximos cinco anos.
A Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de inverno, no mesmo ano, na cidade russa de Sochi, e os Jogos do Rio-2016 obrigam os dois países a darem exemplo no controle severo ao uso de substâncias ilegais.
O dirigente já fez críticas públicas ao modelo de organização brasileira e russa.
O maior problema, segundo ele, é no Brasil, porque a ABA (Agência Brasileira Antidoping) está ligada ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Howman defende uma agência nacional, sem vínculos.
A proposta de um órgão independente foi feita há um ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional.
Em uma entrevista recente na Rússia, você disse que a política antidoping do Brasil é um problema maior do que na Rússia. Por quê?
David Howman - Eu sugeri que tanto o Brasil como a Rússia precisam desenvolver suas capacidades de controle antidoping, a fim de demonstrar ao resto do mundo um claro compromisso com a proteção dos atletas. Brasil e Rússia são dois países grandes, peças importantes no cenário esportivo internacional. Eles deveriam ter robustos programas antidoping.
Como país-sede da próxima Olimpíada e da Copa do Mundo, o Brasil tem a obrigação de ser um modelo na luta contra o doping?
Não tenho dúvidas. Como organizador da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos e como um país grande, o Brasil tem o dever de dar exemplo na luta contra o doping. O mundo assiste à maneira como o Brasil se prepara para esses eventos. Com a história de sucessos esportivos do país, é fundamental que garanta a igualdade de condições a seus atletas. E que esses [atletas] honrem o legado do país, ao rejeitarem o doping, a fim de que nenhuma nuvem de desconfiança paire sobre suas performances.
Qual modelo o Brasil deve seguir para ser um exemplo?
O Brasil precisa criar uma agência nacional independente. Quando eu digo independente, quero dizer totalmente independente de comitê olímpico nacional, autoridades desportivas e governo. Assim, o Brasil deve decidir o quanto quer estruturar, financiar e organizar o seu corpo nacional. O Reino Unido criou uma nova agência independente com poderes consideráveis, incluindo os de compartilhamento de informações com as autoridades policiais para detectar violações da regra antidoping não diretamente relacionadas com as amostras de controle de doping. Da mesma forma, na Austrália, as leis foram promulgadas para que as informações sejam repartidas entre as agências de aplicação da lei e da agência nacional antidoping.
Custa caro para um país manter-se vigilante?
A luta contra a dopagem no esporte deve ser conduzida de forma inteligente, para ser eficaz e eficiente. É necessário um investimento financeiro para implementar os programas de antidoping. Mas este investimento é ínfimo se comparado ao dinheiro investido no desporto em geral. Assim, faço uma pergunta simples: você quer que o esporte seja uma plataforma para o desenvolvimento pessoal e uma sociedade saudável, ou que seus filhos e os seus campeões se tornem arsenais químicos?

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