segunda-feira, 30 de maio de 2011

CIRCUITO MARESIA CEARENSE DE SURF PROFISSIONAL - 2ª ETAPA

Foto: Paulo Roberto
Praia do Futuro – Fortaleza – Ceará
Sol, calor, boas ondas e muita gente bonita garantiram o pano de fundo para o espetáculo das manobras de alguns dos melhores surfistas nordestinos da atualidade e mais uma vez a Praia do Futuro serviu de palco para o show dos atletas do Circuito MARESIA Cearense de Surf Profissional.
E mesmo com a presença de atletas vindos da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a festa ficou mesmo foi dos anfitriões, com dois atletas locais da Praia do Futuro subindo no lugar mais alto do pódio: Glauciano Rodrigues, que emplacou sua primeira vitória como profissional e Michael Rodrigues, se isolando na liderança da categoria Pro Junior vencendo as duas etapas do circuito.
A final da categoria Pro Junior foi um verdadeiro retrato do evento como um todo. Com dois potiguares enfrentando dois cearenses, ninguém queria dar mole para o azar e todos entraram para o tudo ou nada. Muitos aéreos arrancavam gritos da torcida e mais uma vez pudemos ver uma disputa acirrada entre Michael Rodrigues (CE) e Ítalo Ferreira (RN), dois dos mais virtuosos atletas da nova geração do surf nordestino. A bateria mais parecia uma Expression Session e mesmo com os ataques do cearense Adriano Santos e do potiguar Jhon Max (RN), ninguém conseguiu superar o local da Praia do Futuro Michael Rodrigues que venceu a etapa e se isolou na liderança do circuito, já que ele também foi o vencedor da primeira etapa. Na segunda colocação ficou Ítalo Ferreira, com Adriano Santos e Jhon Max no terceiro e quarto lugares respectivamente.
“Estou muito focado e treinando como nunca. Apesar de saber que estou na liderança não posso descuidar, pois, o nível dos meus adversários está cada vez mais alto e isso exige de mim muita disciplina para seguir atrás de meus objetivos. Minha maior preocupação agora é conciliar os estudos com a rotina de treinos”, declarou Michael Rodrigues, logo após ser anunciado como campeão da etapa.
Contudo, as maiores emoções ficariam reservadas para a grande final da categoria profissional, a mais importante o evento.
Quem começou dando as cartas foi Felipe Martins, mas não tardou para o líder do circuito, Edvan Silva, colocar pressão em seus adversários cravando uma nota na casa dos oito pontos para assumir a liderança da bateria.
Contudo, entre os competidores da final estava Glauciano Rodrigues, atleta de fé inabalável, que mesmo não tendo conseguido pegar boas ondas até a metade da bateria continuava a acreditar que o melhor ainda estava por vir. Profundo conhecedor das ondas da Praia do Futuro ele não desperdiçou as poucas ondas que pegou conseguindo superar todos os seus adversários, terminado como o grande vencedor da segunda etapa.
“Estou muito feliz. Esse é meu primeiro ano como profissional e essa vitória foi muito importante para a minha carreira. Durante toda a bateria eu mantive a fé de que Deus mandaria as ondas para que eu pudesse vencer e exaltar Seu nome para todos que torciam por mim”, declarou emocionado Glauciano Rodrigues.
Mesmo não tendo conseguido vencer, o resultado também foi muito bom para Edvan Silva que se mantém na liderança do circuito na busca do inédito tetracampeonato cearense de surf profissional.
Na terceira colocação ficou o atleta Felipe Martins com Michel Roque completando o pódio.
A cada ano o Circuito Cearense fica mais competitivo favorecendo o surgimento de grandes atletas. Itim Silva, Michel Adriano, Daniel Bezerra, Adilton Mariano dentre outros, são frutos desse circuito que ainda estão em plena atividade e em alto rendimento há vários anos, podendo a qualquer momento vencer uma das etapas como já fizeram em anos anteriores.
A significativa presença de atletas vindos da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, cerca de 30% dos 80 inscritos, foi determinante para o alto nível da competição e mostra a força do atual Circuito Cearense que esse ano oferece uma vaga para o BSP 2012, a Elite do Surf Nacional, para o melhor cearense ao final do circuito e ainda pontua para o Nordestino Pro e Brasil Tour, o que acaba atraindo cada vez mais atletas vindo de outros estados, como vimos nessa etapa.
Competidores como Erbeliel Andrade (PB), Aurélio Santana (BA), Marquito Santos (PE) e a forte equipe potiguar composta por Alan Jones, José Júnior, Ítalo Ferreira, Marinho Lima, Jhon Max, além de outros, destacaram-se na competição dando muito trabalho para os cearenses.
Durante os dois dias da competição o público presente na praia e os internautas que acompanhavam tudo Ao Vivo através do site www.maresia.com puderam assistir a apresentações da mais alta performance do surf moderno da primeira a última bateria do evento. Duelos incríveis com viradas sensacionais se repetiam a cada fase demonstrando que ainda teremos muitas emoções na segunda metade da competição.
NOVIDADES
Esse ano o MARESIA Cearense Pro trás algumas novidades. Além de valer importantes 500 pontos para o Brasil Tour, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional e 1.000 pontos para o Circuito Nordestino de Surf Profissional, pela primeira vez na história do surf cearense, o circuito oferecerá uma vaga para a 1ª Divisão do Surf Nacional ao melhor cearense do circuito. Na prática isso significa que a partir de 2012 o Ceará passará a ter uma vaga cativa no Circuito Brasil Surf Pro, independente dos circuitos de acesso, como sempre aconteceu até hoje.
“Há muitos anos que a Federação Cearense de Surf batalha por essa vaga para o Ceará. Até o ano passado nossos atletas dependiam exclusivamente das vagas oferecidas pelo Brasil Tour e pelo Nordestino Pro para entrar no Brasileiro Profissional. Agora, acreditamos que o surf cearense terá mais um impulso, pois, essa vaga para o BSP servirá como um importante incentivo para que mais atletas alimentem o sonho de tornarem-se surfistas profissionais e possam elevar ainda mais o nível do surf cearense, que já é reconhecidamente alto”, declarou Amélio Jr., Dirigente da Federação Cearense de Surf, empolgado com a conquista.
Foto: Paulo Roberto
PREMIAÇÃO
O Circuito MARESIA Cearense de Surf Profissional distribuirá um total de mais de R$ 100.000 na bolsa de premiação nas suas quatro etapas. Serão R$ 20.000 em dinheiro distribuídos entre os profissionais em cada etapa, além de troféus e kits MARESIA para os quatro finalistas. Na categoria Pro Junior todos os finalistas levam pranchas de surf além de troféus e Kits MARESIA.
A 2ª Etapa do Circuito MARESIA Cearense de Surf Profissional 2011 foi Apresentada por Lojas TENT BEACH e contou com os patrocínios de MARESIA e Governo do Estado do Ceará, através da Sec. do Esporte. Apoio: Prefeitura Municipal de Fortaleza, Revista FLUIR, Site WAVES, OVERBOARD, REGGAE CLUBE e Pranchas FREE SESSION. Realização: Federação Cearense de Surf e TOP 16 Promoções.
Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.

domingo, 29 de maio de 2011

Vitoria de Contador no Giro d’Italia


O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) confirmou hoje a segunda vitória na Volta a Itália, depois do contrarrelógio da 21.ª e última etapa ganha pelo britânico David Millar (Garmin).

Contador dominou por completo as três semanas de competição e foi terceiro no “crono” a 36 segundos de Millar, completando os últimos metros a festejar e a acenar para os adeptos que enchiam as ruas de Milão. “Estou emocionado. O ambiente nas ruas era fantástico. Foi um final de sonho, que poucas vezes tinha imaginado”, referiu Contador, citado pela EFE.

Nos 27 quilómetros do contrarrelógio em Milão, David Millar foi o mais forte, terminando a prova em 30.13 minutos, numa média de 51,627 km/h, seguido pelo dinamarquês Alex Rasmussen (HTC), a sete segundos, e por Contador, a 36.

Na geral, Contador aumentou ainda mais a vantagem sobre os principias adversários, com Michele Scarponi (Lampre) a manter o segundo lugar, a 6.10 minutos, à frente do compatriota Vincenzo Nibali (Liquigas), que ficou a 6.56 do vencedor. “Todos tivemos bons momentos, mas no fim o resultado para mim são muito bons. Poucas vezes choro, mas isto é muito emocionante”, disse Contador.

Depois de ter vencido o Giro em 2008, o ciclista de Pinto, nos arredores de Madrid, igualou Miguel Indurain, o outro espanhol que venceu a prova italiana, também em duas ocasiões.


Ligue-ce com Jornal Ciclismo

Trem de terceira chega para ser de primeira


O Trairiense e o Crateús foram dois dos times que no ano passado subiram da terceira divisão para a segunda e este ano os dois continuam a sua ascensão e agora chegaram na primeira divisão.

Segundona termina com golpe de mestria

Na semana passada o Trairiense venceu o Maracanã, naquele que terá sido o jogo que decidiu o titulo desta segunda divisão, mas nunca se pensou que o Maracanã não conseguisse vencer ou mesmo empatar com o seu ultimo adversário o Uniclinic, que já tinha a manutenção garantida e não jogava para nada na classificação, mas não venceu, nem empatou e o resultado disso foi que o sonho da subida de divisão se transformou num pesadelo.

A subida vista pelo Crateús

“Apesar da conquista, o Crateús suou para conquistar o feito, após perder diversas chances de abrir o placar na etapa inicial, já sabendo que o Uniclinic vencia o Maracanã, a equipe sofreu um gol no início da etapa final marcado por Laécio, e mesmo assim, praticamente sem chances de classificação, foi valente e conseguiu o empate, aos 12 minutos, com Diego, agora a equipe precisava que o Uniclinic segurasse o resultado e virar o jogo.

Ambas as coisas aconteceram, aos 34 minutos, Marquinhos Rato balançou as redes para o time da casa marcando o segundo, muita festa no estádio Juvenal Melo, em Crateús, neste mesmo instante, o jogo do Maracanã entrava nos acréscimos, pois a partida do Juvenal Melo começou dez minutos depois, no Antônio Cruz, foram seis minutos de acréscimos e o Uniclinic segurou o Maracanã, já no Juvenal Melo, o Crateús quase ampliava, o Juazeiro ainda chegou perto do empate, mas o resultado de vitória prevaleceu em favor do Crateús. O resultado é histórico ia para a equipe que no ano passado conquistava o acesso da Terceira para a Segunda Divisão e neste ano pela primeira conquista o direito de partida da elite cearense, o seu companheiro de subida, o Trairiense, também nunca participou da Primeira Divisão Cearense.”

A não subida vista pelo Maracanã

“O estádio era do Uniclinic, mas a torcida do Maracanã foi quem ocupou cada canto do estádio, em busca do tão sonhado acesso, que algum tempo vem batendo na trave, mas nem o apoio da torcida foi suficiente para fazer o Maracanã subir, o Uniclinic aproveitou uma cobrança de escanteio, aos 15 minutos da etapa inicial, e William, de cabeça, mandou para as redes. No entanto, a torcida do Maracanã ainda seguia na festa, já que o time ainda conquistava o acesso, pois o Crateús estava empatando em casa, já no segundo tempo, a torcida se empolgou ainda mais, quando o Juazeiro abriu o placar no Juvenal Melo, mesmo assim, o Maracanã ainda foi em busca do empate, para não depender do resultado. O Uniclinic que aparentemente não queria nada foi valente e segurou o resultado, enquanto isso, o Crateús empatou colocando pressão no Maracanã, que ainda se classificava, mas pouco depois, o Crateús conseguiu a virada, o Maracanã não conquistou o empate e acabou não conseguindo o acesso para à elite cearense pelo saldo de gols menor que a equipe do Crateús. No fim do jogo, protesto da torcida do Maracanã que vê mais uma vez seu time bater na trave.”

A historia que correu durante a semana em que o Uniclinic iria entregar o jogo não aconteceu e o Maracanã caiu no fundo do balde.

Os da degola

A descida era assunto de três times, Caucaia, Tauá e Arsenal, a maior dificuldade era sem duvida para o Tauá que teria de ganhar e esperar que os outros dois não tivessem essa sorte, além que ao vencer tiraria provavelmente o titulo do seu adversário o Trairiense que queria fazer a festa em casa. De fato o Tauá acabou despromovido, mas não sem antes lutar até ao final o caso é que a descida não se deve ao ultimo jogo, mas sim a um conjunto de acontecimentos ao longo do torneio e assim o Tauá segue para os infernos da terceira divisão.

O segundo rebaixado foi o Caucaia, depois de estar em vantagem acabou por despencar “com violência” na terceira divisão, a derrota com o Pacatuba, time que por muito tempo ocupou o lugar da “lanterna” da competição, nesta tarde de final de Maio o Pacatuba teve personalidade e o Caucaia mostrou que a falta de planejamento termina inevitavelmente em catástrofe e o ultimo lugar na competição confirma exatamente isso. Nós vimos o Caucaia no primeiro jogo da época, jogando contra o Trairiense, e desde logo que ficamos com a idéia que o Caucaia dificilmente teria um futuro risonho, no final veio a confirmação, o bilhete para a terceira divisão está marcado. Já o Arsenal resolveu o seu problema com quatro gols sem resposta deixando assim a lanterna onde estava para a salvação e permanência na segunda divisão.

Para o ano pode ser que as coisas melhorem, ou não.

E pronto foi assim que terminou o campeonato cearense da segunda divisão, um torneio que mostrou que o futebol cearense é muito competitivo e emotivo, mas essa competitividade se revela por baixo e a emoção superando totalmente a organização e competência de quem tem responsabilidade de comandar os times, além de que as condições encontradas por todos os que tiveram contato com este torneio deixam muito a desejar mesmo, desde os times ao publico, passando por imprensa, segurança, assistência médica e tudo o mais que se possa imaginar, o que esperar para o ano que vem e para outros torneios realizados nestas condições? Por certo que nada de bom e tudo isto no pais da Copa do Mundo...pro ano há mais...

Resultados e classificação final

Caucaia 1 x 3 Pacatuba
Maranguape 0 x 0 Boa Viagem
Trairiense 1 x 1 Tauá
Arsenal 4 x 0 São Benedito
Crateús 2 x 1 Juazeiro
Uniclinic 1 x 0 Maracanã

P J V E D GP GC S
1º Trairiense 43 22 12 7 3 35 19 16
2º Crateús 40 22 11 7 4 35 21 14
3º Maracanã 40 22 11 7 4 31 20 11
4º Juazeiro 30 22 8 6 8 31 28 3
5º Boa Viagem 30 22 7 9 6 32 27 5
6º Maranguape 29 22 7 8 7 20 29 -9
7º São Benedito 28 22 7 7 8 20 28 -8
8º Uniclinic 27 22 7 6 9 22 24 -2
9º Pacatuba 26 22 7 5 10 35 35 0
10º Arsenal 22 22 5 7 10 30 31 -1
11º Tauá 21 22 4 9 9 17 28 -11
12º Caucaia 19 22 5 4 13 23 41 -18

Trairiense é campeão e sobe para a 1ª divisão com o Crateús, descem para a terceira divisão Tauá e Caucaia.


Ligue-ce com Tomé Gomes,com Artilheiro, texto e fotos.

Inscrições para o Bolsa Esporte continuam abertas

O Programa concederá 1737 bolsas à crianças, jovens e adultos de todo o Estado
As inscrições para o Programa Bolsa Esporte continuam abertas. Os candidatos deverão se inscrever, gratuitamente, até o dia 10 de junho de 2011, pela internet preenchendo a ficha de inscrição disponível no site ou na sede da Sesporte.
Após as inscrições, os candidatos serão avaliados por um processo seletivo seguindo os seguintes critérios: Análise Cadastral, Documental e de Mérito que serão feitas por uma comissão técnica da Sesporte. A lista dos selecionados será divulgada no site, no dia 13
de junho de 2011.
A Sesporte realizará a entrega da documentação exigida no Edital em datas específicas, divididas por região do Estado. Os candidatos de Fortaleza e Região Metropolitana, classificados na primeira fase, deverão, obrigatoriamente, comparecer à Sede da Secretaria do Esporte.
A facilidade deste ano, é que os candidatos do interior, classificados na primeira fase, serão atendidos por uma Comissão Técnica que se deslocará para atender aos municípios de cada uma das macrorregiões do Estado, conforme as datas estabelecidas no Cronograma.
Cronograma para entrega da documentação:
Região Metropolitana de Fortaleza: 21 e 22 de junho;
Fortaleza : 23 e  24 de junho;
Litorial Oeste (Itapipoca): 14 de junho;
Sobral/Ibiapaba (Sobral): 15 de junho;
Sertão Inhamuns (Crateús): 16 de junho;
Sertão Central (Quixeramobim): 17 de junho;
Cariri/Centro Sul (Juazeiro do Norte): 18 de junho;
Litoral Leste/Jaguaribe (Morada Nova): 20 de junho;
Baturité (Baturité): 21 de junho;
Bolsa Esporte
O objetivo do Programa é proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos na Capital e nos municípios do interior do Ceará. O público alvo são pessoas com renda mensal abaixo de meio salário mínimo, e que
residem em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos.
O Programa selecionará e concederá bolsas à 1.737 crianças, jovens e adultos do Estado do Ceará, que estejam dentro dessas características e necessitados de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva. As bolsas terão validade máxima de um ano, a partir da data de concessão dos mesmos.
Secretaria do Esporte do Estado do Ceará