sábado, 8 de janeiro de 2011

Administração e Marketing Esportivo

A indústria do Esporte está em expansão. Segundo o Instituto Ipsos Marplan, no período entre 1995 e 2005, enquanto o PIB brasileiro cresceu em média 3,2% ao ano, o do esporte cresceu 10,8%, alcançando atualmente a marca de 15%. O setor representa 2% do PIB brasileiro e sua participação está crescendo. E demonstra uma tendência de crescimento ainda maior com a aproximação da Copa do Mundo de 2014. Tendo sido o Nordeste agraciado com o maior número de cidades que sediarão os jogos, é preciso qualificar profissionais para ocupar os espaços abertos por esse mercado. De acordo com pesquisas do Núcleo de Estudos em Esportes FGV – RJ, a demanda de gestores esportivos para os próximos cinco anos, ou seja, até 2014, é de 2.000 profissionais.
Com isso muitas Instituições de Ensino Superior espalhadas por todo o Brasil vêem abrindo cursos de especialização, e outros mais que visam. No Nordeste não tem sido diferente e o Ceará oferece atualmente o Curso de Especialização em Administração e Marketing Esportivo. Àqueles que têm afinidade com esta área e se anteciparem na preparação irão se beneficiar deste mercado que já se tornou uma realidade e será cada vez mais presente na vida dos brasileiros que acabaram de sediar um Pan-americano, e irão sediar nos próximos anos Os Jogos Olímpicos Militares, A Copa do Mundo da FIFA, As Olimpíadas de 2016 e As Paraolimpíadas de 2016. Ou seja, iremos sediar num prazo muito curto todos os maiores eventos esportivos do Mundo, e estes eventos representam os maiores eventos globais.
Carlos Lopes

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Brasileiros em baixa no Dakar 2011


Brasileiro sofre queda, quebra a clavícula e está fora do Rali Dacar
O brasileiro José Hélio fraturou a clavícula após sofrer uma queda durante a sexta etapa do Rali Dacar, realizada nesta sexta-feira, entre Iquique e Arica, no Chile. Com isso, o piloto, que foi resgatado pelo helicóptero da organização da prova, está fora da competição.
"Bati em uma pedra e a moto virou para frente", contou Zé Hélio. "Estou bem, apesar de chateado por ter que abandonar a prova. São coisas que acontecem em rali", lamentou.
O brasileiro estava em 11º lugar na classificação geral das motos.
Além de Hélio, o trio formado por André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec também tiveram que abandonar a prova nesta sexta-feira durante a etapa que ia de Iquice para Arica, no Chile, por conta de um problema no caminhão.
André Azevedo também está fora do Rally Dakar
Depois de motociclista José Hélio, piloto dos caminhões é mais uma baixa brasileira

Depois do adeus de José Hélio, o Brasil perdeu mais um representante no Rally Dakar nesta sexta-feira (7). O caminhão de André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec quebrou no quilômetro 50 da especial entre Iquique e Arica, no Chile, e não conseguirá completar o trecho cronometrado. Pelo regulamento, o trio está fora da disputa.

O piloto, que já experiente no rali mais perigoso do mundo, explicou o acidente.

- Batemos em um pequeno morro e quebrou a caixa de direção do veículo. Andar nestas condições é complicado e muito perigoso. Portanto, tentaremos retornar à cidade do ponto de partida da etapa, em Iquique, para realizarmos o conserto.

Único representante brasileiro na categoria, o trio da Petrobras Lubrax ocupava o sexto lugar na classificação acumulada após cinco etapas. O melhor resultado da equipe havia sido o quarto lugar no geral após a segunda especial.

Ligue-ce ,Luanna Lopes com agencias

Dakar 2011, Ibericos dominam rali



Carlos Sainz fatura a sexta especial do Dakar,Spinelli é oitavo.
Espanhol é primeiro no dia de descanso
Carlos Sainz mostrou nesta sexta etapa do Rally Dakar que também conta com a sorte. O piloto era o terceiro na especial liderada por Stéphane Peterhansel até a segunda metade dos 456 quilômetros, quando um pneu furado fez o francês perder tempo e posições. Sainz logo ultrapassou Nasser Al-Attiyah, do Qatar, para garantir a quarta vitória na competição.

O espanhol ainda ganhou alguns segundos para aumentar sua vantagem na liderança da categoria para 2min42. A mudança aparece no segundo lugar do ranking geral, no qual Al-Attiyah ultrapassou Peterhansel.

O francês terminou a especial em quinto e agora tem uma diferença de quase 15min para o primeiro lugar, dando sinais de que a briga pelo título ficará entre os dois pilotos da Volkswagen.

A frente de Peter, Giniel de Villiers e Mark Miller completaram o trecho com o terceiro e quarto lugar. Com resultados constantes, os dois figuram entre as primeiras posições no geral: quarto e sexto, respectivamente.

Guilherme Spinelli conseguiu manter a regularidade até sob as condições extremas do Deserto do Atacama e do piso fesh-fesh, que se assemelha ao Deserto do Saara. O brasileiro se garantiu em nono lugar, com o tempo de 5h38min15. Após seis etapas, o piloto confirma o oitavo lugar no tempo acumulado.

O sábado (8) será de folga para descanso e, principalmente, manutenção para os veículos. Ao todo, os carros já percorreram 4.601 quilômetros. Quando o rali voltar, deixa a cidade de Arica em direção a Antofagasta.
Ruben Faria derrota o deserto e vence a primeira
Português desbanca favoritos Coma e Despres em etapa do Rally Dakar,José Helio desiste.
Nesta sexta-feira (7), o Rally Dakar abriu a sequência de etapas mais difíceis, com as condições do Deserto do Atacama lembrando em muito o Deserto do Saara. O português Ruben Faria se deu melhor no piso e garantiu a primeira vitória. Cyril Despres conseguiu terminar à frente de Marc Coma e diminuiu a distância para liderança, que continua com o espanhol.

Faria comandou a trilha das motos, seguido de perto por Helder Rodrigues. A diferença entre os portugueses chegou a ficar em apenas 26 segundos. Ao final dos 456 quilômetros da especial, Faria confirmou sua primeira vitória com 5h35min27. Ele havia sido considerado o vencedor do primeiro desafio, mas, após uma punição por excesso de velocidade, perdeu a vitória para Despres.

Na classificação geral, a dupla lusitana inverteu a ordem em que aparece, com Rodrigues à frente de Faria, no quarto lugar.
Largando em quarto, Coma não fez um bom começo de prova, chegando a figurar em oitavo lugar, enquanto Despres andou sempre entre os primeiros. O espanhol exigiu o máximo de sua KTM para se recuperar e repetir o quarto tempo da sexta etapa, pouco mais de um minuto atrás de seu principal rival. No acumulado, a distância caiu de 10min12 para 8min48.

O eslovaco Stefan Svitko apareceu pela primeira vez entre os cinco primeiros colocados. Ele desbancou o chileno Francisco Lopez Contardo, que foi apenas o sexto melhor.

José Hélio, melhor brasileiro no Dakar até o momento, teve que abandonar as disputas. O piloto sofreu um acidente por volta do quilometro 55, trecho com predominância de areia, e fraturou a clavícula. Ao final da quinta etapa, Zé Helio era o 11º na classificação geral.

Jean Azevedo não se abalou com o terreno e mostrou que, mesmo depois de migrado para a categoria carros, ainda tem intimidade com a moto nas condições extremas encontradas nesta sexta-feira.

O brasileiro concluiu a especial com o tempo de 6h05min29, em 16º. Para ir para o dia de descanso com tranquilidade, Jean ainda ganhou uma posição no geral e é o 13º.

Após percorrer 4.568 (trajeto para as motos), o Dakar faz uma pausa neste sábado (8). O retorno será no domingo (9), quando os aventureiros deixam Arica em direção a Antofagasta para a maior especial da prova, com 631 quilômetros. O deslocamento fica com 208 quilômetros.

Ligue-ce,Luanna Lopes com agencias

30 Jovens triatletas de alto rendimento reúnem-se nesta segunda (10) para treino no calçadão da Praia de Iracema

Com bicicletas e capacetes doados pela Sesporte, os atletas se preparam para o Campeonato Cearense de Sprint Triatlhon e Duathlon Terrestre. Nesta segunda-feira, dia 10, 30 jovens atletas de alto rendimento, de 14 a 20 anos, da Federação de Triathlon do Ceará (Fetriece) vão inaugurar as bicicletas e os capacetes doados pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) no dia 21 de dezembro. O secretário estadual do Esporte, Gony Arruda, irá conferir de perto o treino dos triatletas, que acontecerá às 7h30 no calçadão do aterro da Praia de Iracema. Segundo a presidente da Fetriece, Fátima Figueiredo, as novas bicicletas vão permitir que os triatletas possam se preparar para o Campeonato Cearense de Sprint Triatlhon e Duathlon Terrestre agendado para o dia 26 de fevereiro, em Fortaleza. O atleta de alto rendimento Evilásio Oliveira, de 20 anos, conquistou em 2010 os títulos de campeão cearense de triathlon olímpico, campeão brasileiro de aquathlon e vice-campeão sub-23 da Copa Brasil de Triathlon Sprint. E acredita que com uma bicicleta moderna poderá se destacar ainda mais nas provas.  “Com a nova bike, vou ter mais disciplina e melhorar meu desempenho no triathlon”, conta.
Doação das bicicletas – No total, a Sesporte doou 60 bicicletas às Federações de Triatlhon e de Bicicross do Ceará. Parte delas foi destinada ao projeto “Novos Talentos de Triathlon”, sendo 30 bicicletas para atletas de Fortaleza e 10 para os triatletas do núcleo da Fetriece no município de Choró, a 180 km da Capital. O projeto tem buscado desenvolver talentos atrelando esporte à educação. Já as outras 20 bicicletas foram para o projeto social Bicicross na Escola, que atende jovens de comunidade carentes de Fortaleza.
Serviço:
Local: Calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Ideal Clube, 1381
Horário: 7h30
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria
do Esporte do Estado do Ceará

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Rali do México por baixo da terra!


Os homens da North One, empresa promotora do WRC, chancelaram uma ideia peregrina dos organizadores do Rali do México, que inventaram uma especial...subterrânea. Ou seja, os organizadores do Rali de Portugal levarão uma super especial para um dos mais nobres locais da cidade de Lisboa, a Praça do Império, com belos monumentos em redor, e no México, levam-se os pilotos para os túneis, onde quase ninguém poderá ver os carros...

Assim, pela primeira vez, ter um troço disputado debaixo da terra. Situação tanto mais curiosa quanto é conhecido o facto do Rali do México ser normalmente caracterizado pelos troços disputados a elevadas altitudes.

Neste caso, tratar-se-á da especial de abertura da prova que será disputada atravessando vários túneis subterrâneos da cidade de Guanajuato. A cidade histórica substituirá assim a tradicional cerimónia de abertura do rali por um troço com a partida a 50 metros abaixo da linha do mar e ao qual, nalgumas zonas, o público terá acesso. Recorde-se que passaram 50 anos desde a última vez que um rali teve uma parte disputada debaixo da terra.

A última experiência conhecida foi no Rali da Suécia, no início dos anos 60, quando os concorrentes tinham que percorrer parte das estradas de uma mina, naquilo que se revelou uma opção desastrosa devido ao fumo libertado pelos escapes dos carros.

Luanna Lopes com autosport

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

QUE ESTÁDIOS PARA O CEARENSE DE FUTEBOL ?


O Grupo de Trabalho FCF Estádios esteve reunido na tarde desta terça-feira (04), na sede da entidade, para avaliações finais. Após o envio de ofícios para os administradores dos estádios com as correções a serem feitas, as praças esportivas passarão novamente por uma vistoria em sua primeira partida. Caso não tenham sido realizadas as modificações o estádio não sediará o próximo jogo.

O estádio que está em situação crítica é o Abilhão, na cidade Quixadá, pois não possui os laudos técnicos exigidos pelo Ministério Público e de acordo com a vistoria técnica da FCF, foram encontrados vários problemas. O Quixadá Futebol Clube terá até a próxima sexta-feira (07) para indicar um estádio onde será mandante das partidas, caso não apresente os laudos. Não havendo a indicação por parte do clube, o Departamento de Competições designará, entre as opções disponíveis, onde o Quixadá deverá mandar seus jogos.

Ligue-ce com FCF

Kaka de volta ao negocio em Madrid


Kaká, que voltou a campo na segunda-feira, no final da partida entre Real Madrid e Getafe (vitória madrilenha por 3 a 2) pelo Campeonato Espanhol, após uma longa recuperação da lesão no joelho esquerdo, admitiu nesta terça que teve medo de não voltar ao futebol profissional.
"Em alguns momentos tive medo de pensar quando voltaria a jogar ou se voltaria. Agora preciso recuperar meu espaço, porque a equipe está em um grande nível, mas a competição é sempre boa", revelou o craque no site do Real Madrid. "Estou muito feliz por voltar a jogar e estar no campo. Além do mais, voltar com vitória foi o melhor que poderia ocorrer".
Kaká deve reforçar o ataque do Real Madrid e sua volta é uma boa notícia para o técnico José Mourinho, devido à dúvida sobre as condições de Gonzalo Higuaín e Karim Benzema.
"Claro que ele ainda não está em forma total, mas é uma notícia fantástica para o Real Madrid e acho que também para o Campeonato Espanhol e o mundo do futebol", disse Mourinho. "Ele é um super jogador e ainda não teve chance de mostrar isso na Espanha."

Luanna Lopes com Reuters

César Cielo pede mudança no comando da CBDA


Campeão olímpico em 2008, que na época não viu ajuda da entidade em triunfo, disse querer saída de Coaracy como presente de Natal
Principal expoente da natação brasileira na atualidade, César Cielo pediu o fim da "Era Coaracy Nunes" na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O dirigente preside a entidade desde 1988 e tem mandato a cumprir até 2013.
O atleta foi direto ao ser questionado pela revista Poder sobre qual seria seu presente ideal de Natal. "A saída do Coaracy (Nunes)", declarou. "Já virou uma brincadeira entre nós, porque com ele nada muda", emendou.
Logo após conquistar a medalha de ouro nos 50m livre nas Olimpíadas de Pequim, Cielo disse que a CBDA "pouco teve a ver com a conquista" - a iniciativa dele em treinar nos Estados Unidos também já foi motivo de conflitos anteriores com a entidade.
Entretanto, pouco depois ele declarou que estava errado "em vários pontos" e disse que havia resolvido tudo com uma "boa conversa" com os dirigentes.
Além do título olímpico nos 50m livre, César Cielo é campeão mundial da mesma prova em piscina longa e curta - no primeiro caso, detém o recorde mundial da disputa. Nos 100m livre, também é campeão mundial em ambas as categorias e dono da melhor marca do planeta na piscina de 50m.

Luanna Lopes com agencias

Dakar 2011 - Pilotos brasileiros marcam posição


Helio Rodrigues nas motos ,Spinelli nos carros e De Azevedo nos camions marcam lugar nos dez primeiros das respectivas classificações.

O Dakar deste ano ainda agora saiu para a estrada e é cedo para fazer previsões de final de corrida ,mas uma coisa é certa,estamos no lugar certo quando as coisas acontecerem e aquecerem.

Também o super experiente De Azevedo no 14º se mantém numa posição em que pode vir a ocupar um lugar de destaque.

Nas motos a luta é entre Despres ,Marc Coma e Ruben Faria,todos em KTM,sendo o destaque para os portugueses que chegaram ao Dakar deste ano de faca nos dentes,ocupam as 3ª,4ª,5ª e 8ª posições além de serem os lideres da Yamaha e BMW,claro que os espanhoes estão melhor,já que o primeiro dos carros é espanhol e o primeiro das motos tem sido tambem um espanhol,seja como for este rali tem sido dominado por latinos,claro entre eles os nossos pilotos.
Nos carros Carlos Sainz é líder e se tudo correr como esperado vai ser até final,Spinelli é 8º e esta na luta para ficar entre os cinco primeiros,veremos quando chegar o deserto chileno.
Nos camions os russos vem ai,quer dizer,já estão na frente e dificilmente vão deixar de estar.

Mas nada disso ainda faz grande sentido na classificação geral,ainda falta tanto tempo para o final que vamos esperar mais um pouco para ver o que acontece,até porque o deserto do Chile vem ai.

Luanna Lopes com agencias

Secretário do Esportes afirma que Fortaleza terá Centro Olímpico

Segundo Gony Arruda, doze ginásios serão construídos, com quadras para vôlei, tênis e vôlei de praia.

O novo secretário de Esportes do Ceará, Gony Arruda, afirmou durante entrevista ao Bom dia Ceará, da TV Verdes Mares, que um Centro Olímpico será construído em Fortaleza, incluindo a Região Metropolitana.
Segundo Gony Arruda, doze ginásios serão construídos, com quadras para vôlei, tênis e vôlei de praia. O secretário de Esportes afirma ainda que outras modalidades, como atletismo e salto ornamental, serão contempladas no projeto do Centro Olímpico.
Em entrevista, Gony Arruda disse que a prática de outros esportes será incentivada durante sua gestão. O secretário, praticante do surf, disse que vai ter calma com as federações das diferentes modalidades do Estado e que buscará dialogar com os presidentes das federações.
 
Redação O Povo On line

Evaldo Lima - Secretario de Esporte de Fortaleza - realiza balanço das ações da Secel

Suplente de vereador do PCdoB, tendo obtido expressivos 4.809 votos em seu primeiro pleito, Evaldo Lima assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), em junho de 2009, atendendo ao convite da prefeita Luizianne Lins (PT).

Incansável em sua dedicação ao trabalho, Evaldo Lima conta que ainda não tirou férias após tornar-se secretário. “Gosto de participar diretamente de todas as atividades desenvolvidas pela Secel. Esse é o meu estilo de fazer política”. A nova missão, no entanto, não o fez abandonar a paixão de educar. “Estou secretário, mas eu sou professor de história, continuo ainda lecionando, na medida do possível”.
São, agora, 18 meses à frente da Secel, uma das mais novas pastas da gestão, criada em março de 2008. Na avaliação de Evaldo Lima, 2010 foi um ano de grandes realizações para o segmento do esporte. “Não apenas em Fortaleza, onde grandes conquistas aconteceram, mas em todo o país. Esta é a década do esporte para o Brasil. Nos próximos anos, o Brasil estará no centro das atenções do mundo, com a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016”.

Controle Social
“Uma das marcas da atual gestão é a participação popular”, explica Evaldo Lima. A Secel intensificou este processo através da realização da I Conferência Municipal do Esporte (ICME), em abril de 2010. Precedida por quatro pré-conferências e diversas conferências livres, organizadas em parceria com as universidades e a sociedade civil, a ICME reuniu centenas de gestores públicos e atores sociais no Complexo de Cidadania João Marçal de Mesquita, na Barra do Ceará. Na oportunidade, através de um rico debate, foram lançadas metas e propostas que servirão de orientação para a elaboração das políticas públicas de esporte e lazer no município.
Reforma do Estádio Presidente Vargas (PV)
A Secel é administradora do PV e tem acompanhado de perto o processo de modernização do equipamento, dentro dos padrões da FIFA e CBF. Dividida em duas etapas (1 - Recuperação Estrutural e Reforço, e 2 - Modernização), a obra está, atualmente, em sua fase final, com a conclusão prevista para março. A demora da entrega do equipamento deve-se à complexidade do processo de recuperação, reforço da estrutura do PV e a inclusão de novos elementos que não estavam presentes no projeto inicial. O novo PV atende às exigências do novo Estatuto do Torcedor, e contará, por exemplo, com 15 cabines e 30 bancadas para a imprensa; dois elevadores para pessoas com necessidades especiais; alambrado de vidro temperado; seis camarotes para autoridades; além de 135 câmeras de monitoramento instaladas por todo o estádio.
Recreio nas Férias
O Projeto Recreio nas Férias, realizado em julho de 2010 pela Secel, em parceria com o Ministério do Esporte, foi exemplo de política inclusiva, ao possibilitar a valorização e integração de crianças com deficiência. O projeto, que teve um de seus principais núcleos funcionando no Instituto dos Cegos, atingiu a um público superior a oito mil estudantes da rede pública municipal de ensino. Durante uma semana, crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos, ocuparam o tempo livre das férias de maneira construtiva, através de oficinas de arte, teatro, música, esportes, atividades lúdico/recreativas e passeios por diversos equipamentos históricos e culturais da cidade.
Academia na Comunidade
A partir de aulas de ginástica, orientação de caminhada e avaliação física e nutricional periódica, o Programa Academia na Comunidade incentiva a prática regular de atividade física, melhorando a qualidade de vida da população e proporcionando a prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo. A proposta leva para a população, sem restrição de idade, o acompanhamento por profissionais de educação física, gratuitamente. Cerca de oito mil pessoas são atendidas pelo programa, que ampliou o número de núcleos, passando de 10 para 22 unidades em praças, parques e outros equipamentos, em todas as regionais da cidade. As aulas são diárias, com duas horas de atividades pela manhã, e mais duas horas no período da tarde.
Espaço Oriental
Um das ações de maior destaque da Secel é o Programa Espaço Oriental, que busca fazer da prática de Tai Chi Chuan um meio para se alcançar etapas mais profundas de vivência da cultura corporal. A ação incentiva a participação popular; a percepção do conceito de “corpo” através de uma desconstrução de padrões e criação de outros, de forma mais crítica e libertadora; além proporcionar a consciência de coletividade, de corpo social, contribuindo assim para autonomia local. Em 2010, o programa atendeu mais de duas mil pessoas, em 10 núcleos, em diversos bairros da cidade.
Esporte na Comunidade
Já o Programa Esporte na Comunidade consiste em estimular a participação popular, a autogestão e a autonomia das comunidades. São realizadas atividades esportivas, além de outras manifestações da cultura corporal, oferecendo elementos para a compreensão e reflexão da realidade de classes. Realizado em 34 bairros da cidade, o programa oferece aulas orientadas por profissionais qualificados, nas seguintes modalidades: futebol, futsal, handebol, vôlei, basquete, ginástica, natação, hidroginástica, karatê, judô e capoeira. Ao todo, são 32 professores ministrando aulas em 34 núcleos, beneficiando cerca de três mil pessoas diretamente.
O Programa recebeu reconhecimento nacional, através do Ministério do Esporte, ao ser contemplado, em 1º lugar da Região Nordeste, na categoria dissertação, tese e pesquisa independente, com o trabalho de Ana Amélia Neri de Oliveira, sob o tema "Democracia participativa e políticas públicas de esporte e lazer: o Programa Esporte na Comunidade."

Salão de Tabuleiro
Salão de Tabuleiro é um projeto itinerante da Secel que garante à classe trabalhadora o acesso ao lazer através de jogos de tabuleiro tradicionais. A ação é desenvolvida nas comunidades, praças e terminais de ônibus; e trabalha a cultura corporal e a criticidade através da prática de jogos de dama, xadrez, dominó, gamão, tênis de mesa, pebolim, sinuca, entre outros.
Copa Fortaleza Bela
A Copa Fortaleza Bela é um dos maiores campeonatos de futebol amador do país, revelando novos craques e fazendo a alegria da periferia, reunindo times, ligas e federações de futebol amador de toda a cidade de Fortaleza. Na última edição, realizada no segundo semestre de 2010, mais de 400 árbitros, além de oito mil atletas, fizeram parte da competição, atuando em 336 times. Estima-se que mais de 40 mil pessoas participaram da competição de modo direto e indireto, incluindo jogadores, árbitros, membros de comissão técnica e o público em geral.
Olimpíadas do Servidor
A preocupação com a saúde dos servidores municipais também esteve entre as prioridades da Secel. Cerca de dois mil funcionários de carreira, comissionados, trabalhadores temporários e terceirizados participam das competições organizadas entre os diversos órgãos do município, nas seguintes modalidades: basquetebol, voleibol, futsal, natação, handebol, atletismo, corrida rústica e jogos de tabuleiro (xadrez, dama e dominó). Os jogos tem como objetivo estimular a prática saudável de esportes e propiciar integração entre os trabalhadores do serviço público municipal.
Paradesporto e Inclusão Social
Uma das primeiras intervenções da Secel neste sentido se deu com a inserção de pessoas com deficiência no Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), que atua em 12 comunidades da capital. Partindo de uma proposta inovadora, o programa promove atividades de esporte e lazer para públicos de todas as idades, estimulando a melhoria da qualidade de vida, além da criação de espaços de sociabilidade.
Seminário de Paradesporto
Em setembro de 2010, a Secel organizou o II Seminário Municipal de Paradesporto, em parceria com a Universidade de Fortaleza. O evento, que teve sua primeira edição em 2009, tem como objetivo promover, entre estudantes, professores e atletas da área, um intenso debate sobre os caminhos para o desenvolvimento do paradesporto em Fortaleza, e discutir acessibilidade aos equipamentos esportivos municipais.
Projeto de Esporte Adaptado
Aprofundando toda a experiência já adquirida, a Secel lançou, no mês de outubro de 2010, o Projeto de Esporte Adaptado, que oferece iniciação esportiva nas seguintes modalidades adaptadas: basquetebol em cadeira de rodas, natação, futsal e musculação. O projeto busca atender pessoas com deficiência de todas as idades e já atende mais de 300 usuários, em cinco núcleos. A expectativa da Secel é continuar expandindo a sua atuação, através da criação de novos núcleos.
Parcerias
Além das importantes ações citadas, em que a Secel é protagonista, é importante destacar que a secretaria também atua como parceira de entidades e federações esportivas na realização de encontros, campeonatos, corridas, meetings, entre outros eventos das mais diversas modalidades esportivas.
Esporte e lazer enquanto direitos sociais inalienáveis
Para o secretario Evaldo Lima, o esporte deve ser compreendido em suas três dimensões básicas: participação, educação e alto rendimento. O esporte é uma ferramenta indispensável na promoção da tolerância, solidariedade e inclusão social. Com base nisso, buscamos imprimir às atividades físico/recreativas um conteúdo de cultura e educação.

“Tratar a todos os cidadãos e cidadãs de uma sociedade igualmente não é algo justo, pois cada indivíduo é único e deve ser respeitado em suas singularidades. Por isso, como afirma o filósofo Aristóteles, a verdadeira justiça social reside em ‘tratar de forma igual os iguais e de forma desigual os desiguais, na medida em que se desigualam’”, explicou Evaldo Lima.

Fonte: Blog do Prof. Evaldo e Amigos

Marketing esportivo rejuvenesce marca e prestigia imagem corporativa

A Market Analysis, instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, realizou estudo sobre a eficiência do patrocínio esportivo no Brasil, cujo objetivo é perceber a eficácia das ações realizadas pelas empresas para atingir o grau de expectativas e cobranças do consumidor. O setor petroquímico teve o melhor desempenho em retorno de imagem obtida pelo investimento realizado, com 13% acima dos outros indicados, à frente de eletro-eletrônico e têxtil, revelando modelo bem sucedido de comunicação e alinhamento.
A maior parte dos entrevistados (63%) reconhece a importância do patrocínio esportivo e não a vê como desperdício de verba de marketing pelas companhias. "O papel e o peso que o marketing esportivo impulsionam o prestígio da imagem corporativa, responsável por definir novos valores à empresa, como o rejuvenescimento da marca, fator esperado por quem acredita e investe neste tipo de ação", afirma Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis.
As indústrias voltadas ao esporte e a alimentos, assim como os bancos, representam para os entrevistados setores deficitários no engajamento esportivo. Ainda assim, ficam acima de companhias calçadistas, de telecomunicações, automotivas e de bebidas, além de outros setores de expressão tímida. Estes últimos, segundo os consumidores, atravessam uma fase de indefinições ou transição aos olhos do público.
Assim, o estudo conclui que há distância entre a atribuição de responsabilidade esportiva dos principais setores econômicos do país e os resultados de visibilidade obtidos por eles. Pesquisas com recall espontâneo, como esta, se revelam como uma das métricas mais eficazes para análise de retorno obtido por ações de investimento esportivo.
Ficha técnica:
A pesquisa foi realizada com 805 adultos entre 18 e 69 anos, de diferentes classes sociais, nas nove principais capitais do país: São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Goiânia. A margem de erro é de 3,4%.
Sobre a Market Analysis:
Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis Brasil possui mais de dez anos de experiência em estudos relacionadas aos mais diversos temas sócio-econômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina. Com destaque para os assuntos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente, saúde, telecomunicações, comportamento social, novas tecnologias de informação e comunicação e bens de consumo; além de projetos relacionados ao custo-benefício entre preços e atributos, tamanho e segmentação dos mercados, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado (turismo, marketing esportivo e entretenimento).
Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a entidade realiza anualmente pesquisas sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social e já coordenou mais de 700 projetos em 20 estados brasileiros. O instituto desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação global, como BBC World News, Nestlé, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e Pão de açúcar.
IBM – Instituto Brasileiro
de Marketing Esportivo

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Festa MELHORES DO SURF em 2010

É com grande orgulho que a Federação Cearense de Surf convida toda a comunidade dos amantes do surf a se fazer presente à tradicional Festa dos MELHORES DO SURF, edição 2010, que será realizada na noite desta quinta-feira, 06 de janeiro, no Reggae Clube, à partir das 21h.
Como em edições anteriores, na ocasião, todos os campeões dos Circuitos Cearense Amador e Profissional serão homenageados e receberão seus Troféus sendo reconhecidos como Campeões Cearense de 2010. Além deles, todos do estado que conquistaram títulos nacionais também serão homenageados. Assim sendo, podemos ter certeza de que alguns dos principais astros do surf cearense e brasileiro em atuação estarão presentes à festa. O maior exemplo disso é Heitor Alves que será agraciado com a comenda máxima conferida a um atleta pela FCS, o Troféu Atleta do Ano.
Também estarão presentes e serão homenageados: personalidades políticas, patrocinadores, apoiadores e todos que colaboraram com as conquistas e vitórias do surf cearense em 2010.
“Para nós da Federação é uma imensa satisfação poder homenagear pessoas que admiramos pelo envolvimento, dedicação e compromisso com o desenvolvimento do surf no estado”, declara Amélio Jr., Vice-Presidente da FCS.
“Temos de prestar homenagem àqueles que merecem, e enquanto ainda podemos. Quem dedica parte ou, muitas vezes, a vida inteira ao surf, merece ser reconhecido em vida”, comenta Romero Jucah, Presidente da Federação Cearense de Surf.
Compareça e venha interagir com os maiores astros do surf cearense em uma grande festa regada ao melhor do reggae music. Você é nosso convidado.
SERVIÇO
Evento: Festa MELHORES DO SURF DE 2010
Data: 06 de janeiro de 2011
Horário: 21h
Local: Reggae Clube – Rua José Avelino, 508, no entorno do Dragão do Mar
Realização: Top 16 Promoções e FCS
TROFÉU SURF DESTAQUE 2010
RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS
Entidades: ASPA- Ass. de Surf de Paracuru; ACESU – Ass. Cearense de Surf Universitário; ABRASU – Ass. Brasileira de Surf Universitário; AASCE – Ass. de Árbitros de Surf do Ceará; ASC – Associação de Surf de Caucaia; ASMC – Ass. de Surf Master do Ceará; SURF CEARÁ – Ass. de Surf do Estado do Ceará; ESCOLA DE SURF MOURA BRASIL; ESCOLA DE SURF DO TITANZINHO; NÚCLEO IPARANA DE SURF, EDUCAÇÃO e CULTURA
IMPRENSA
Revistas: BEACH SHOW; WAVE WIND; Sites: CONEXÃOSURF.COM.BR; CEARASURF.COM.BR; EMFOCOSURF.COM.BR;  Blog: MANOBRA RADICAL/DIÁRIO DO NORDESTE;  Jornais: DIÁRIO DO NORDESTE; O POVO
Técnicos
MARCELO BIBITA; HÉLIO BACANA
Apoiadores
TECCEL/D’COFIBRAS; FREE SESSION Surf Boards; LABORAS Surf Boards; SURFBEAT Surf Shop; DROP LINE Surf Shop; REGGAE CLUB; HOTEL VENTO BRASIL PARACURU; PREFEITURA DE PARACURU; PREFEITURA DE CAUCAIA
Patrocinadores
SMOLDER Surf Wear; MARESIA Surf Wear; PENA Surf Wear; PRANCHÃO Surf Shop; TENT BEACH Surf Shop
Personalidades Públicas
ANDRÉ FIGUEIREDO; GONY ARRUDA; FERRÚCIO FEITOSA
Atletas
RAFAELA BAHIA (Campeã Brasileira Universitária); ARTUR SILVA (Campeão Brasileiro Universitário); JHONE FRAN (Campeão Nordestino Mirim); DIEGO MENDES (Campeão Nordestino Junior); JOSÉ WILSON (Campeão Nordestino Open); MARCELO BIBITA (Campeão Nordestino Veteran); NAYARA SILVA (Campeã Nordestina Feminino); LARISSA DOS SANTOS (Campeã Bras.Mirim); ESTEFANY FREITAS (Campeã Bras. Open); GUTEMBERGUE SILVA (Campeão Bras. Open); RAFAEL VENUTTO (Campeão Cearense Iniciante); MICAHEL RODRIGUES (Campeão Cear. Mirim); DIEGO MENDES (Campeão Cearense Júnior); ARTUR SILVA (Campeão Cearense Open); LEANDRO SOUZA (Campeão Cearense Senior); FLÁVIO SUKITA (Campeão Cearense Master); MARCO AURÉLIO (Campeão Cearense Veteran); CARDOSO JÚNIOR (Campeão Cearense Longboard); YANCA DOS SANTOS (Campeã Cearense Fem. Inic.); JULIANA SOUZA (Campeã Cearense Fem. Open); JOHN MAX (Campeão Cearense Pró-Junior)
Atleta Destaque
 IZAÍAS SILVA (Campeão Cearense Profissional)
Atleta do Ano
 HEITOR ALVES (Top Surf Mundial WT/ASP)
Importante
Durante a Festa será feito o sorteio do Vale-Compra no valor de R$ 1.000,00 entre os atletas que fizeram suas inscrições para o SMOLDER Cearense de Surf Amador 2010 na PRANCHÃO Surf Shop. Para ter direito ao prêmio o sorteado deverá estar presente no momento do sorteio.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Logo Rio 2016 Inspirada no Pão de Açúcar

Quarto colocado, ex-alcoólatra se considera um vencedor

Além de Marílson Gomes do Santos, vencedor da São Silvestre desta sexta-feira, o Brasil tem outro exemplo a se espelhar. Giovani dos Santos, da equipe Pé de vento, terminou os 15km na quarta colocação, com o tempo de 45min34s, conquistou vaga no pódio entre atletas renomados e causou comoção pela história de vida.
"Creio que é um ótimo início porque faz apenas um ano e oito meses que comecei a correr. Antes, eu tive um problema com bebidas até que um cara me falou: 'rapaz, você tem potencial, pare com isso'. Graças a isso e com o apoio da família, eu comecei a correr", contou. "Posso me considerar um vencedor", completou, em tom de humildade.
Foi apenas a segunda São Silvestre de Giovani, de 29 anos. Em sua estreia, no ano passado, o natural da cidade mineira de Natércia, a qual, segundo ele, "é um lugar perto de Pouso Alegre que ninguém conhece", cruzou a linha de chegada no 18º posto.
Satisfeito com o feito no último dia do ano, o ex-lavrador Giovani fez questão de valorizar o tato do técnico Henrique Viana, que o descobriu em uma corrida organizada pela Corpore, entidade paulista sem fins lucrativos.
"Devo muito ao Henrique Vianna. Ele me viu em uma corrida da Corpore e resolveu me dar uma chance", finalizou. Vianna é o fundador da equipe Pé de vento, trabalhou muitos anos na Confederação Brasileira de Atletismo (CBat) e comandou Franck Caldeira, atualmente no Cruzeiro, em seu início de carreira.
Resultados:
Masculino
1.       Marilson Gomes dos Santos (BRA) 44min07s
2.       Barnabas Kosgei (QUE) 44min49s
3.       James Kipsang (QUE) 45min15s
4.       Giovani dos Santos (BRA) 45min34s
5.       Emmanuel Bett (QUE) 45min41s
Feminino:
1.       Alice Timbilili (QUE) 50min19s
2.       Simone Alves da Silva (BRA) 50min25s
3.       Eunice Kirwa (QUE) 51min42s
4.       Cruz Nonata da Silva (BRA) 51min51s
5.       Diana Judith (EQU) 52min35s
Fonte: site oficial da competição