sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Distribuição dos investimentos em patrocínios no Brasil (em mil R$)

Fonte: TopSports
63% - Futebol: 205.300
Patrocínio times 82.630
Publicidade em estádio 38.000
Atletas 1.920
Seleção(*) 81.000
Eventos 1.750
15% - Vôlei: 49.000
Superliga 22.200
Vôlei de Praia 6.300
Atletas 4.800
Outros 1.000
5% Basquete: 16.496
Liga / Seleção 15.596
Atletas 900
2% Futsal: 5.626
Atletas 420
Esporte Motor - 1% 3.872
Atletas 720
Eventos 3.152
2% Tênis: 7.900
Atletas 3.300
Eventos 4.600
12% Outros: 40.266
328.460


(*) O valor dos patrocínios da Seleção Brasileira correspondem a quase 40% do total em futebol.
O segundo lugar do Vôlei é garantido pelo acordo com o Banco do Brasil, que basicamente sustenta o Vôlei de Praia, as Seleções e os principais atletas.
O patrocínio de tênis é claramente impactado pelo fenômeno Guga e criação de torneios no Brasil.
IBM – Instituto Brasileiro
de Marketing Esportivo

10 dicas para conseguir um patrocínio esportivo

O que acontece muito e o que eu recebo demais, são projetos de patrocínio mal feitos. A grande maioria com um enfoque filantrópico, quase como se tivesse pedindo esmola, e esta definitivamente não é a melhor maneira de se solicitar um patrocínio. O foco do projeto de patrocínio deve ser a proposta de um negócio, onde ambos saem ganhando, a empresa apoiadora e o patrocinado.
Tendo entendido isto claramente, aqui vão algumas dicas para que seu projeto de patrocínio seja bem recebido nas empresas:
1. Saber o que você está vendendo, qual o seu produto;
2. Ter claro quais são as possibilidades que você pode dar a seu investidor, o que você pode oferecer;
3. Detalhar custos, isto é importante para dar credibilidade a seu projeto;
4. Planejar o futuro, mostrar que existem novas possibilidades no horizonte;
5. Detectar que empresas têm o perfil de seu projeto, procurar empresas que patrocinam projetos parecidos com o seu;
6. Ter uma apresentação bem feita. Deve ser fácil, clara e rápida de ler;
7. Estar atento a possibilidades de permuta, pois é muito mais simples para a empresa conseguir produtos e serviços do que dinheiro;
8. Ser criativo e criar propriedades diferenciadas do que já é feito;
9. Negociar como quem está vendendo um produto, não como se tivesse pedindo algo;
10. Acredite no seu produto, crie um projeto no qual você investiria se fosse um patrocinador.
Boa sorte !!!
Cesar Augusto Sbrighi
Especialista em Marketing Esportivo
pela Universidade de Nova Iorque

Samp Bergamo Sporting, 26 anos de esforço,dedicação e gloria

Vinte e seis anos depois do primeiro pontapé o Samp Bergamo Sporting continua a formar homens e estrelas, a última se chama Everton e foi vice campeão do brasileirão pelo Cruzeiro, mas outros já vêm a caminho e os times da capital e não só, estão de olho vivo nos jovens que são formados na escolinha em Maranguape.
O apoio é que tem sido pouco, por isso seria interessante que os times que levam os jovens contribuíssem com alguma coisa para as necessidades desta instituição que não tem o apoio do governo do município, nem de nenhuma grande empresa, mas que se bate pelos melhores lugares nas competições em que participa.
Ligue-ce

Mão Amiga inaugura novo núcleo volta para Esportes Radicais nesta

Ao todo, cerca de 50 crianças de comunidades carentes terão oportunidade aprender e praticar esportes náuticos. Nesta quinta-feira, dia 16, a partir das 10 horas da manhã, Fortaleza ganhará um novo núcleo do projeto Mão Amiga da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Para dar o pontapé inicial, dez crianças já atendidas pelo projeto e alunos do curso de Educação Física da Faculdade Estácio FIC vão à Beira Mar para velejar, surfar e receber orientações sobre proteção ao meio ambiente e salvamento. Trata-se da aula inaugural do programa de responsabilidade social “Esportes Radicais”, desenvolvido pela FIC em parceria com a Sesporte. Com inscrições abertas, o núcleo atenderá cerca de 50 crianças, com
foco voltado principalmente para aquelas que residem em áreas de risco. O objetivo é proporcionar o acesso de crianças de comunidades pobres aos esportes náuticos, ao mesmo tempo em que capacita alunos do curso de Educação Física para essas modalidades esportivas. “Vamos capacitar os alunos para as oportunidades geradas pelo turismo com Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016”, acrescenta a coordenadora do núcleo, Andréa Benevides.

Projeto Mão Amiga
Em parcerias com entidades particulares, o Projeto busca oferecer a rática de modalidades esportivas diferenciadas como uma forma de inclusão social a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. Atualmente, o “Mão Amiga” está implantando em 28 núcleos, sendo 11 em Fortaleza e 17 no interior do Estado, atendendo a cerca de 1,5 mil jovens atletas.
Serviço:
Local: Avenida Beira Mar (após a estátua de Iracema - em frente à Martur)
Horário: 10 horas
Inscrições: Andréa Benevides -  3270-6747

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / 8732.1976

Marketing Esportivo

O marketing esportivo está ganhando espaço constante na mídia em geral, alcançando um ótimo retorno institucional e de vendas para seus investidores. Segundo Melo Neto, em uma palestra sobre Marketing Esportivo torna-se bastante positivo quando o produto não “aparece sob forma imperativa de venda” e, neste caso, faz parte do cenário “pegando uma carona” com o foco principal. Segundo Melo Neto em seu livro “Marketing de Patrocínio”, todo o dinheiro investido no patrocínio de atletas é oito vezes mais rentável para a empresa investidora, do que investido na própria empresa, e ainda mais, o patrocínio de eventos esportivos chega a ser mais seguro e “lucrativo”. Tudo isso por estar associando sua marca ao evento e ao atleta, conseqüentemente ao que está acontecendo, tais como, uma vida mais saudável, e confiança, credibilidade, desafio, etc. Destaca, também, como uma forma de mídia “alternativa” para a maximização da exposição da marca com a associação da emoção e competitividade do esporte ao valor do produto.
Além do mais, o patrocinador terá seu retorno garantido por:
Aumentar o reconhecimento público;
Reforçar a imagem corporativa;
Estabelecer identificação com o consumidor;
Combater ou antecipar ações da concorrência;
Envolver a empresa com a comunidade;
Conferir credibilidade ao produto;
Virar notícia graças à exposição da mídia;
Atingir audiência em momentos altamente receptivos de mensagens.
A marca/produto está apoiada numa associação ética e competente, a qual é associada a um estilo de vida saudável, natural e confiável por seus clientes e espectadores formadores de opinião e forte poder de aquisição.
Espero que estas e as outras palavras que já trouxe aqui, ou as que ainda viram acrescentem sempre e cada vez mais pontos positivos nos projetos esportivos e nas vidas esportivas de nossos leitores, gestores do esporte ou não, e até aos empresários e comerciantes que como nossos leitores vêem aqui grandes justificativas e grandes oportunidades de negócios, ao investir no esporte.
Carlos Lopes

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Circuito Cearense de Skate 2010 – 5ª Etapa

Amontada - Ce

É com muito orgulho e prazer que a FESK - Federação Cearense de Skate convida todos os atletas e simpatizantes do esporte a prestigiarem a etapa de encerramento do Circuito Cearense de Skate 2010.

A 5ª e última etapa do certame estadual de skate será realizada nos dias 18 e 19 de dezembro na Pista Pública do município de Amontada-Ce.

A competição promete movimentar o final de semana da pacata cidade, situada a 157km da capital cearense. O som do uretano nas ruas e calçadas promete colocar muita adrenalina na rotina desse bucólico e simpático município cearense onde fica situada a paradisíaca praia de Icaraí de Amontada.

Inaugurada em 29 de agosto de 2009, a Pista Pública de Amontada servirá de palco para o show do melhor skate cearense. Durante os dois dias de competição, Amontada será a capital cearense do skate e coroará os campeões estaduais nas cinco categorias em disputa: Mirin, Iniciate, Feminino e Amador I e II.

Os maiores nomes do skate cearense já confirmaram presença. Willian Doug, Anderson Resende, Flávio Nen, Alisson Pardal, Pepeta, Yago Juan, Renato Big Black e muitos outros já estão inscritos garantindo o espetáculo aos que estiverem presentes.

“Estamos muito satisfeitos em encerrar o circuito em Amontada. Há bem pouco tempo o saudoso Charles Reginaldo voava alto e testava pessoalmente as transições da pista na apresentação inaugural, para o delírio do público e das autoridades presentes, dentre elas o Prefeito da cidade, Edivaldo Assis de Jesus, o Secretário de Esporte do Estado, Ferrúcio Feitosa e o Governador do Estado, Cid Gomes. Agora, a pista sedia a mais importante de todas as etapas do circuito 2010. Para nós da FESK é uma vitória, pois, estamos honrando o legado de Charles dando continuidade ao trabalho que ele desempenhou durante os melhores anos de sua vida”, declarou emocionado Elizeu Barros, Presidente da FESK.

Lembrando que o Circuito Cearense de Skate 2010 presta homenagem ao eterno ídolo do skate cearense com o título de Taça Charles Reginaldo, que recentemente, teve sua trajetória precocemente interrompida enquanto supervisionava a construção de mais uma pista pública de skate no interior do estado.

PREMIAÇÃO

Categoria Amador I – Kit’s (roupas e materiais esportivos) e troféus para os 10 primeiros colocados;
Demais Categorias - Kit’s (roupas e materiais esportivos) e troféus para os 5 primeiros colocados.

CRONOGRAMA DA COMPETIÇÃO

18/12
14:00h Início da Fase Eliminatória
18:00h  Término das semifinais

19/12
7:00h Início da Fase Final com a categoria Mirim prosseguindo com as finais nas categorias Feminino, Iniciante, Amador II e Amador 1.

INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES

Elizeu Barros – (85) 8746.0350


TRANSPORTE

O ônibus que conduzirá os atletas até o local da competição sairá do Terminal Rodoviário Eng. João Tomé as 7:00h da manhã do sábado, 18/12. O local do encontro será em frente à agência dos Correios.

A 5ª e última etapa do Circuito Cearense de Skate 2010 é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte do Estado e conta com os patrocínios de TENT BEACH, CILINDRO, CAGECE, Banco do Nordeste, Prefeitura de Amontada e Governo do Estado do Ceará. Apoio: ONDA LONGA, SEED e ATRITO. Realização: FESK - Federação Estadual de Skate.

Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.
Assessoria de Comunicação

CIRCUITO SURF PESCA ETAPA FINAL

Como parte das comemorações alusivas ao Dia do Eng. de Pesca, celebrado em 14 de dezembro, o Grupo Mangue Vivo – Preservação e Estudo Científico da Universidade Federal do Ceará, vem convidar a todos os estudantes do Curso de Engenharia de Pesca e amigos a se fazerem presentes na etapa de encerramento do Circuito Surf Pesca 2010.

O evento será realizado na paradisíaca Praia da Taíba, ao lado da Barraca Jangadeiro, no sábado, 18 de dezembro e terá como maior objetivo promover uma verdadeira confraternização entre os alunos do curso levando para a comunidade da Praia da Taíba um dia inteiro de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente e seus ecossistemas.

As atividades começarão antes mesmo das baterias entrarem na água. Na sexta-feira, 17/12, acontecerá o processo de Bioconstrução de todas as tendas que farão parte da estrutura do evento. Primando pelo minimalismo a organização do circuito buscará mostrar que, com uma estrutura básica, formada por elementos naturais encontrados no entorno da locação, é possível realizar um evento ambientalmente responsável com o menor impacto ambiental possível. Durante a construção, banhistas, surfistas, nativos e alunos do curso de Engenharia de Pesca serão convidados a cooperar na Bioconstrução, tendo a rara oportunidade de participar da inédita iniciativa.

Entretanto, as atividades ambientais não irão parar por aí. No sábado, durante a competição, serão distribuídos sacos de lixo para incentivar a limpeza espontânea da praia pelos presentes, mais uma oportunidade de vivenciar uma atividade de caráter ambiental, mesmo que simbólica.

E ainda durante a competição, haverá uma interessante exposição dos trabalhos científicos já publicados pelo Grupo Mangue Vivo - Preservação e Estudo Científico da UFC, ressaltando a problemática dos Ecossistemas Marinhos e Costeiros.

Compareça e prestigie este evento que promete mudar os conceitos de campeonatos de surf no Ceará, tendo como maior preocupação a relação harmônica entre homem e natureza. Será muito mais que um campeonato de surf com altas ondas.

CIRCUITO SURF PESCA – O SURF VAI SALVAR O MUNDO!

CATEGORIAS

SURF: Open, Iniciante, Feminino e Convidados (atletas que não fazem parte do curso de Engenharia de pesca;
BODYBOARD: Masculino e Feminino

CRONOGRAMA DA COMPETIÇÃO

O evento está previsto para começar as 8:00h da manhã do dia 18/12, sábado, com um grande café-da-manhã que será oferecido aos presentes. Logo em seguida começam as disputas entre os atletas e as atividades ambientais.

SISTEMA DE INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas no local ou pelo telefone (85) 8740.5343 – Falar com Ítalo Pinheiro.

Valor da Inscrição: R$ 12,00 e *1kg de alimento não perecível

* Os alimentos serão doados a ONG local ‘Cada Um’, que desenvolve um trabalho com várias crianças da Praia da Taíba.

PREMIAÇÃO

01 Prancha, Troféu e Kit para os 1ºs colocados das Categrias Open, Iniciante e Convidados e Troféus e Kit’s do 2º ao 4º colocados destas categorias;

A 2ª e última etapa do Circuito Surf Pesca conta com o apoio de GREENISH, CILINDRO, WAVE TECH, SAL, MASSARA Boards, FOUR TATOO, HELRAF’S, PRIME Representações, BLAMS, MANGUE VIVO, CADA UM e BLOG MANOBRA RADICAL.

* Os alimentos serão doados a ONG local ‘Cada Um’, que desenvolve um trabalho com várias crianças da Praia da Taíba.

Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.
gwnoronha@gmail.com

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Brasil: ponto de encontro do esporte mundial

“Tsunami Esportivo” – Os maiores eventos esportivos do mundo acontecerão no país, na próxima década. O que queremos como legado?
O Brasil será, pelo menos nos próximos sete anos, o ponto de encontro do esporte mundial. Um verdadeiro 'tsunami esportivo' avassalador envolverá a sociedade, a mídia, os políticos e os diversos poderes constituídos. Que repercussão e proveito social poderão ser obtidos a partir dessas festas, desses megaeventos?
Acreditamos que, além dos projetos e programas voltados para apoio aos atletas, com o objetivo de conquistas de medalhas, planejamento de infra-estrutura, segurança e transporte, deva-se dar ênfase também a projetos estratégicos relacionados aos benefícios e avanços sócio-educacionais. A questão que se apresenta é que estes não aparecem de imediato: são conquistas intangíveis e, por conseguinte, ficam relegados a planos secundários.
Nosso desafio se torna maior quando é notório que a cultura e educação não rendem voto. Em que pese à ênfase dos discursos nas campanhas eleitorais de que a educação será prioridade e as promessas de melhoria na área, dentre outras, não há objetividade no tocante a qual educação se está tratando. Assim, erguer escolas dá voto, pois a construção é visível. Construir museus, teatros ou cinema dão voto, pois é tangível. No esporte, medalhas e campeonatos podem render votos. Contudo, os projetos sociais, os projetos de inclusão, de formação de cidadania, de inclusão social, de equidade social de promoção de saúde, estes requerem muita dedicação por parte de alguns formadores de opinião, e esforço, e comprometimento por parte de algumas instituições, como o Sistema CONFEF/CREFs. Os principais organismos internacionais (UNESCO, ONU, COI, etc.) difundem que o esporte é muito mais do que competição, que necessário se faz educar e encorajar os jovens à prática de atividades físicas e esportivas e ensinar-lhes valores.
Defendemos a elaboração de uma política Nacional de Legados Socio-educacionais, tendo como carro chefe o desenvolvimento humano pelo esporte, passando pelas escolas, clubes, praças, políticas públicas e a constituição de um Fórum permanente englobando a Educação Olímpica e os Valores do Esporte.
O esporte é uma poderosa ferramenta na formação das crianças, jovens, adolescentes e adultos. Propomos a Educação e o desenvolvimento humano pelo esporte. Nós, Profissionais de Educação Física, temos uma influência muito grande nesse processo através de nosso trabalho nos ambientes em que intervimos e desenvolvemos nossas ações. Somos protagonistas e responsáveis pela implementação dos valores esportivos como fator de desenvolvimento social. A festa já começou e vamos participar da mesma promovendo valores e debatendo o significado de Potência Olímpica.
Jorge Steinhilber
CREF 000002/G-RJ
Presidente CONFEF

O esporte é valorizado como deveria e por quem deveria?

Quanto custaria uma atividade ou um serviço que trabalha a saúde pública numa forma preventiva de tratamento alternativo, que ao mesmo tempo trabalha a formação da personalidade e da cidadania retirando crianças e adolescentes da ociosidade e por conseqüência diminuindo as estatísticas sociais relacionadas à criminalidade. Esta mesma atividade rica e imensuravelmente capaz de mudar realidades positivamente, também trabalha a auto-estima de seus praticantes melhorando a saúde mental de toda uma população. Cura, através de trabalhos especializados realizados por profissionais de educação física e voltados para uma população especial, intervindo em tratamentos de diabetes, osteoporose, hipertensão e muitos outros problemas de saúde pública.
Este mesmo esporte, além de trabalhar todas essas qualidades já relacionadas, ainda tem o poder de criar atletas e ídolos que transformam o entretenimento mundial, dando audiência em todos os meios de comunicação possíveis no planeta. Tornam referências de uma sociedade levando e trabalhando todos os valores relacionados positivamente com o esporte.
Agora vem a pergunta mais importante desta matéria:
Quanto vale tudo isso?
Vale uma política que deixa reféns atletas e organizadores, feita por políticos preocupados com seus interesses particulares, que desprezam os reais valores esportivos e que procuram fazer marketing de seus acontecimentos, e que apostam nos projetos que lhes dão visibilidade e ascensão política.
Atletas e praticantes encontram-se perdidos sem a competência de resolverem problemas políticos voltados ao esporte e sem interesse de tornarem-se políticos para não desgastarem suas imagens, não ferindo o orgulho e a dignidade de suas famílias.
Aqui vai a opinião de um atleta de Maranguape e profissional de Educação Física que se inquieta com o descaso e a desvalorização de toda a sua categoria, diante da visão míope de quem deveria fazer esporte, e são assessorados por amigos e parentes ao invés de verdadeiros profissionais da área.
Não é para ser uma crítica. É apenas a realidade e acredito que ninguém dirá que não é.
Carlos Lopes
Profissional de Educação Física
 e Funcionário do Esporte

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Marketing – Parte 1

O que define marketing? Qual o significado da palavra Marketing? Quais os conceitos de marketing? Como funciona, para que serve e qual a sua importância no mundo globalizado atualmente?
Marketing traduzido para a língua portuguesa significa simplesmente mercado. O que é mercado? Claro que em algumas regiões brasileiras mercado é o espaço físico “popular” aonde pessoas vão para comprar coisas, dentre elas, mantimentos e de utilidade doméstica, principalmente. Contudo, a palavra mercado ou marketing, como aqui estamos tratando, significa abstratamente exatamente o resultado de sua significância literal, seja ela americana, britânica ou portuguesa.
Esse seria o termo mais simples de se explicar seu significado, e pode ser pensado de maneira local ou global, assim seja feito esta consideração.
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).
A visão de Marketing pode ser muito ampla e conceituada diante do pensamento e discernimento individual de cada um. Por exemplo, na perspectiva do economista é apenas a transação ou troca de algo de valor, na perspectiva do profissional de marketing é o processo de planejamento e implementação da criação, produção e distribuição de bens para satisfazer necessidades e gerar lucro, já para os estudiosos de marketing é teoria e relações especiais de negócios para definir preços, promover, distribuir produtos e serviços para beneficiar os consumidores e demais atores da empresa para alcançar os objetivos da organização, já a alta gerência pensa em atividades funcionais que direcionam a companhia para o futuro. Consiste na análise de produtos, consumidores, concorrentes, previsões do meio ambiente e da implementação da distribuição na sociedade visando a manter a organização em funcionamento. E por fim, reunindo uma visão que envolve todos estes profissionais e de maneira mais simplista, pode-se dizer que marketing é a teoria e a prática da identificação de necessidades e distribuição de bens numa sociedade competitiva.
São todas as atividades direcionadas a fazer uma troca para satisfazer necessidades ou desejos do homem, no processo pelo qual se estabelecem e se mantêm relações de mútuo benefício com os stakeholders – desenvolver relações internas e externas entre todos os funcionários e demais atores – para facilitar operações de troca.
As perspectivas de marketing podem variar de acordo com seu usuário, podendo ele ser governo, empresário, filósofo, estudioso ou economista.
Um mercado é o agregado de todas as pessoas ou organizações que têm uma necessidade ou um desejo de um produto e possuem dinheiro para pagar por eles. Às vezes representa um lugar, real ou virtual, onde os compradores e vendedores se encontram para comprar ou vender produtos. O clássico conceito de marketing é uma filosofia que guia a atitude de todas as pessoas numa empresa para estimular e satisfazer as necessidades e os desejos de todos os consumidores. As perspectivas chaves do marketing para guiar os profissionais são globais, de relacionamento com as partes interessadas (stakeholders), ética, de qualidade/valor, de produtividade, tecnológica, ecológica e visionária.
Ambiente do Marketing – Monitorar o presente e prever o futuro, ambos com a experiência do passado.
Muitos são os fatores que podem influenciar e a atenção a cada um deles pode distinguir muito bem a estratégia de sucesso da estratégia de fracasso. Entre eles a econômica atual, a demográfica, tecnológica, política e cultural. Claro que vender geladeira para Esquimó está fora de cogitação. Mas no mundo há centenas de culturas diferentes e deve haver uma adequação dos produtos a estas culturas, do contrário, você não obterá o mesmo êxito vendendo o mesmo produto em diferentes locais do planeta. Há aqueles produtos que são produtos de massa, que têm um pequeno lucro por cada unidade, entretanto a quantidade que é vendida justifica o sucesso do produto. Outros têm um publico reduzido e direcionado, alguns muito exigentes e até personalizados. Enfim, há aquele produto certo para as pessoas certas, e há aquele que é uma necessidade global. E ainda, estamos a todo o momento criando novas necessidades. Crie uma necessidade, pague pela sua patente e em seguida viva de royalties.
Dentre os principais papeis do marketing atualmente estão: participar, no mais alto nível, no direcionamento estratégico dos negócios; no nível de negócios, desenvolver táticas; e, no nível funcional, desenvolver o componente de marketing da estratégia de negócios. E ainda, pensar a curto e longo prazo, criar e desenvolver estratégias, realizar pesquisas internas e externas, e estabelecer diretrizes para a conduta ética.
Um produto ou serviço é um pacote de satisfações, e pode ter várias fases desde a sua introdução no mercado até a sua volatilização, passando pelas fases de crescimento, consolidação, maturidade e declínio. Este mesmo produto ou serviço pode ser considerado estilo – tempo longo de vida, moda – tempo médio de vida, e modismo – tempo curto no mercado.
É muito importante saber que: As pessoas não compram produtos ou serviços; elas compram a expectativa de benefícios! O produto total consiste, portanto, de um produto central mais benefícios adicionais.
Fazem parte da cartela de benefícios adicionais: instrução para instalação e operação, orientação e, às vezes, equipamentos e ferramentas; embalagem; entrega e, algumas vezes, instalação; conserto ou assistência técnica; imagem; garantia; e crédito.
Idéias e textos retirados de: Barros, Fischer & Associados. 2ª Ed. Novembro/2006.
Carlos Lopes

Circuito GREENISH de Surf Master 2010

Encerrou-se neste domingo, 12/12, a primeira edição do Circuito GREENISH Master de Surf. Em clima de confraternização os veteranos do surf cearense reuniram-se em um dos mais antigosevenerados templos do esporte no estado: as ondas da Boca do Poço no Paracuru.
No primeiro dia de competição o domínio foi dos atletas locais. Acostumados com as ondas do quintal de casa, atletas como Roger Power dominaram a competição. Mas à medida que o evento foi se afunilado os eternos grandes nomes do surf cearense comprovaram mais uma vez que não foram pioneiros por acaso. Atletas como Marco Aurélio, vencedor da categoria Veteran e Cardoso Jr., vencedor da Grand Máster dominaram o segundo dia de competição e mostraram que ainda estão em grande forma.
Outros grandes nomes das antigas também compareceram e fizeram bonito. Kadinho, Zorrinho e outros conhecidos nomes da história das competições do surf cearense abrilhantaram o evento acirrando as disputas e valorizando a competição.
Entretanto, se engana quem pensa que o show foi restrito aos veteranos.Um dos diferenciais desse circuito foram as disputas das categorias Pais e Filhos e da Feminino.
Pais, filhos e filhas mais do que nunca, entraram em sintonia e duelaram não pela premiação, mas pela alegria de participarem de um campeonato juntos. As duplas traçando suas estratégias e combinando táticas deram um colorido a mais ao evento.  Destaque para Zumbi e seu filho Lucas e Zorrinho que participou com sua filha Júlia, única representante das meninas nessa categoria.
E por falar nelas, entre as mulheres quem se deu melhor foi Rafaela Bahia. Mas, não foi só ela que teve motivos para comemorar. A veterana do surf Eliane Maga foi homenageada pelos seus 50 anos de dedicação ao esporte dos reis polinésios. Maga é casada com outro veterano do surf, Paulo Barrão e os dois são um verdadeiro patrimônio do surf em Paracuru.
A etapa de encerramento do Circuito GREENISH de Surf Master foi muito mais que um campeonato de surf. A energia que contagiou a praia, os participantes e o público e levou várias famílias para as areias da Boca do Poço representa a verdadeira essência do surf. Mais do que uma competição, este evento foi uma reunião fraternal de amigos em torno do esporte que sempre fez e fará parte da vida desses veteranos por muitos e muitos anos.
A organização do evento anuncia que os grandes campeões do circuito serão homenageados em uma festa de confraternização no início de janeiro, data em que será anunciado o calendário do Circuito GREENISH de Surf Master 2011.
O Circuito GREENISH Surf Master é um oferecimento de GREENISH e Governo do Estado do Ceará. Apoio: D’Cofibras, Keahana, ASD Surfboards, Longarina Surf Shop e Aldeia Kurumikuara. Promoção: Atitude Eventos. Realização: Associação de Surf Máster do Ceará – ASMC.
RESULTADOS
Máster Sênior
1º Rogério Dantas
2º Alessando Nogueira
3º Urso Ferreira
3º Cardoso Jr.

Grand Máster
1º Cardoso Jr.
2º Marco Aurélio
3º Raul Carvalho 
3º Rui Passos

Veteran
1º Marco Aurélio
2º Cadinho
3º Fernando Catunda
3
º Raul Carvalho

Feminino
1ª Rafaela Bahia
2ªRoberta Campos
3ªEliane – Maga
4ºRegina

Longboard
1º Rennè
2ª Zé Rubens
3º Felipe Borges
4º Anderson Maciel

Pais e Filhos
1ª Zumbi e Lucas
2º Alex e Aiko
3º Raul e Matheus
4º Zorrinho e Júlia

A entrega dos troféus aos vencedores será realizada em uma grande festa

Sobralense Alisson Pardal vence a 2ª Etapa do Circuito Fortalezense de Skate 2010

Black music nas pick up’s do DJ Doido, adrenalina e muito uretano em um dos melhores skate parques do Brasil, a Pista Pública da Av. Raul Barbosa. Estes foram os ingredientes que fizeram da 2ª Etapa do Circuito TENT BEACH Skate Power, um sucesso.
Válido como 4ª Etapa do Circuito Cearense de Skate, o evento recebeu os melhores skatistas da atualidade em atuação no estado, proporcionando um verdadeiro espetáculo de manobras radicais para o grande público que compareceu para prestigiar os astros do mais radical dos esportes urbanos.
Frontside boardslide, F/S Flip, BS Crocked, Flip Drop, etc… Essas foram apenas algumas das manobras que os atletas executaram para impressionar os árbitros e o público presente. E quem cumpriu essa missão com maior eficiência foi o sobralense Alisson Pardal, que saiu da etapa como o grande nome da principal categoria, a Amador 1.
Filho da cidade que nos últimos anos tem sido chamada de Madri do Ceará (uma referência a cidade espanhola que atualmente é considerada a Meca do skate mundial), Pardal representa o resultado dos investimentos feitos na construção de pistas e promoção de eventos em seu município. Disciplinado e competitivo, Pardal tem se consolidado como um dos grandes nomes do skate cearense da atualidade.
“Eu me apaixonei pelo skate quando vi pela primeira vez uma etapa do Brasileiro em minha cidade. Foi vendo os profissionais que eu aprendi as manobras que executei e me fizeram vencer mais uma vez” declarou Pardal.
Na Amador 2 melhor para Renato Big Black. Combinando manobras variadas com o carisma e a simpatia característica dos campeões, Big Black conquistou não só os árbitros, como também a torcida local que ia a loucura nas suas voltas.
Na categoria Feminino mais uma vez destaque para Sobral. Edilândia Pepeta é o nome da fera que há algum tempo vem arrastando todas as competições em sua categoria e atualmente é o nome a ser batido entre as meninas.
Na Feminino Mirim Rayana Lopes confirmou sua hegemonia vencendo a categoria pela segunda vez consecutiva.
Na categoria Mirim Masculino quem subiu no lugar mais alto do pódio foi João Halisson e na Iniciante quem dominou foi Pedro Henrique.
RENOVAÇÃO
A 2ª Etapa do Circuito Fortalezense de Skate, além de ter sido uma grande festa, serviu para comprovar uma realidade: a grande renovação que o skate cearense está atravessando. Nada menos que 37 atletas Mirins participaram do evento configurando esta categoria como a de maior número de inscritos.
Outra categoria que também promete dar um importante impulso para o esporte é a Mirim Feminino. Agora, as meninas têm uma categoria onde podem ser introduzidas nas competições sem, no entanto, ter de enfrentar atletas bem mais experientes. Isso tem atraído muitas competidoras que em muito breve estarão despontando na cena radical local e nacional.
Assim sendo, podemos vislumbram um futuro promissor para o skate cearense, pois, se tudo continuar caminhando como está, a renovação do skate cearense já está garantida.
Agora, o Circuito se prepara para o seu encerramento que promete ser apoteótico e será realizado na Pista da Praça da CEART que será inaugurada especialmente para sediar 3ª Etapa do Circuito Fortalezense de Skate, ocasião onde conheceremos os nomes dos grandes campeões do TENT BEACH Skate Power 2010.
O Circuito TENT BEACH é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Esporte e conta com os patrocínios de TENT BEACH, Governo do Estado do Ceará, CAGECE, HB, MARESIA, MORMAII, PENA, VOLCON. Apoio Técnico: FESK-Federação Cearense de Skate. Realização: TENT BEACH. Promoção: Auerauara Produções.
RESULTADOS

AMADOR 1
  Alisson Pardal
  Suênio Campos 
  Anderson Resende
  Jean Carlos
  Igor Canelinha
  Thiago Rocha
  Renato Tarobinha
  Willian Doug
  Kennerson Vieira
10º Gleyson Resende


AMADOR 2
1º Renato Big Black
2º Ivan Rocha
3º Michael Dias
4º Lucas Alves
5º Tony Anderson

FEMININO OPEN
1º Edilândia Pepeta
2º Tatiane Almeida
3º Cynthia Simão
4º Thais Narciso
5º Rayana Lopes

FEMININO MIRIM
1º Rayana Lopes
2º Daniele Thamires
3º Mirelle
4º Amanda Arruda
5º Graziele Bandeira

MIRIM MASCULINO
1º João Halisson
2º Yago Juan
3º Rafael Cardoso
4º Gabriel Rodrigues
5º Francisco Hermeson

INICIANTE MASCULINO
1º Pedro Henrique
2º Leanderson Nascimento
3º Raniel Amaral
4º Sérgio Gomes
5º Raianderson