sábado, 25 de dezembro de 2010

Sesporte leva atletas cearenses para a Corrida São Silvestre

Dois ônibus partem de Fortaleza neste domingo (26) levando 102 competidores para a mais famosa corrida de rua do País. Um total de 102 atletas representaram o Ceará na Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro. A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) disponibilizou dois ônibus para as duas delegações, que partem de Fortaleza neste domingo, dia 26. Os veículos sairão da Praça Otávio Bonfim, no Parque Araxá, às 18 horas, e da Praça do Liceu, no Centro, às 19h30. A presidente da Associação Cearense de Atletas Veteranos, Ivonise Gomes, conhecida como Mariana, disse que a delegação cearense está feliz pela oportunidade de participar da competição, considerada a mais famosa corrida de rua do Brasil. “É o sonho de qualquer atleta correr na São Silvestre, porque é um evento que fecha o ano e o calendário do atletismo no mundo”, comenta. A associação será representada por 52 atletas amadores, com idades entre 23 e 70 anos. A União dos Atletas Corredores de Rua do Estado do Ceará também terá sua comitiva, com 50 atletas, de 16 a 76 anos. Segundo seu presidente, Luciano Andrade, a expectativa é de mostrar o desempenho físico dos corredores, que dedicaram o ano todo ao treinamento. “Queremos fazer uma boa apresentação, concluir o percurso com tranqüilidade em um bom tempo”, conta.
Serviço:
Saída dos ônibus
Associação Cearense de Atletas Veteranos
Local: Praça Otávio Bonfim, no Parque Araxá, às18 horas
União dos Atletas Corredores de Rua do Estado do Ceará
Local: Praça do Liceu, no Centro, às 19h30
Informações à imprensa:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da
Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415/ 8732.1976

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Marketing – Parte 2

O que define marketing? Qual o significado da palavra Marketing? Quais os conceitos de marketing? Como funciona, para que serve e qual a sua importância no mundo globalizado atualmente?
O desenvolvimento de um novo produto pode ocorrer de maneira seqüencial ou simultâneo de produto e serviço. No primeiro, a pesquisa e desenvolvimento, criação do produto ou serviço, produção ou construção do sistema de serviço e marketing são as atividades desempenhadas em série; já o segundo caso, sistema de desenvolvimento simultâneo de produto e serviço, todos os departamentos trabalham juntos ao mesmo tempo – portanto, promovendo a integração e diminuindo o período de desenvolvimento.
As escolhas para a estratégia de produto vão variar se é um produto novo ou um produto já existente. Se for um produto novo, isso significa a criação de um novo mercado. O processo de adoção é um caso especial de tomada de decisão sobre a compra de um novo produto por parte do consumidor. Classifica-se pessoas dentro de um grupo, de acordo com suas tendências de comprar produtos novos que aparecem no mercado: Inovadores – os primeiros usuários de um produto; Adotantes imediatos – adotam um novo produto logo no início de seu ciclo de vida, são formadores de opinião; Maioria inicial – maior número de consumidores, no momento que o produto consolida-se tornando-se aceito; Maioria tardia – adota o produto depois que muitas pessoas já aceitaram o produto; Atrasados – são aqueles que não tem necessidade do produto ao preço oferecido.
Uma marca é um nome, termo, símbolo, desing especial ou uma combinação deles, que identifica os bens ou serviços de um vendedor e diferencia-os de seus concorrentes. É um termo abrangente, que inclui outras definições mais detalhadas. O nome da marca é aquela parte da marca que pode ser pronunciada, o logotipo é a parte da marca que pode ser reconhecida, mas não pronunciada, a marca comercial é o nome pelo qual a empresa faz negócios – pode ou não ser o nome da marca, a marca registrada pode ser a marca ou parte da marca à qual se é dada proteção legal para que tenha uso exclusivo, e as características de uma boa marca incluem:
a)      Sugere algo sobre as características do produto;
b)      É fácil de ser escrita, pronunciada e lembrada;
c)       É distintiva, em vez de comum ou genérica;
d)      É adaptável e ampla, para poder cobrir outros produtos agregados à linha;
e)      É possível de ser registrada, de acordo com as leis do país (no Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Entre as estratégias de marca podemos destacar: a mesma marca para diversos produtos, caracterizando uma marca de família; marcas individuais, para linhas de produtos individuais; determinação de marca de matérias-primas e componentes; alguns fabricantes embalam parte de sua produção com a marca de seus revendedores (marcas próprias, marcas de lojas ou marcas de distribuidores); e o licenciamento ou registro da marca.
Dentre as decisões sobre a embalagem de um produto podemos destacar que alguns produtos podem ter apenas uma caixa simples, enquanto outros vêm em embalagens especiais, principalmente quando são enviados a pontos distantes. Em todos os casos, a embalagem deve ser identificada externamente. A embalagem confere proteção, segurança e deve ser considerada parte do produto, assim como ela deve facilitar o transporte e manuseio, e os rótulos além de constarem a garantia do produto são parte importante da embalagem e facilitam o fornecimento de informações promocionais, legais e de segurança.
Dentre as estratégias de MIX de produtos destacamos que o composto “mix” é a relação completa de produtos oferecidos à venda por uma empresa, a linha de produtos é um grupo amplo de produtos – geralmente projetado para usos semelhantes, a amplitude da linha de produto é o número de linhas de produto que uma empresa tem, profundidade da linha de produto é o número de produtos individuais em uma linha de produto. As linhas de produtos podem incluir classes ou níveis de qualidade em cada uma. As estratégias de linha de produto consistem em aumentar ou diminuir em amplitude ou profundidade a linha de produto por meio da adição, redução ou eliminação de produtos ou de classes de produtos. E por fim, o posicionamento do produto é a imagem que uma empresa tem em relação a seus concorrentes, baseada em duas ou mais dimensões. Por exemplo, dados sobre preço X facilidade de uso podem ser representados graficamente. Infelizmente, não é fácil definir as dimensões de uma grade nem visualizar mais de três dimensões ao mesmo tempo.
Comunicação integradas de marketing são um conjunto de sistemas para uma empresa estabelecer relações lucrativas, principalmente com clientes e consumidores, através da coordenação de todas as mensagens e da implementação do conceito de marketing. É um processo de comunicação de duas mãos, que tem por principal objetivo influenciar e afetar o comportamento de públicos selecionados. Em seu conjunto, pode ser chamado de promoção e é implementado pelo gerenciamento de um mix promocional. O mix ou plano promocional consiste das seguintes atividades: venda direta/pessoal, marketing direto, promoção de vendas, propaganda e relações públicas.
A venda direta ou pessoal é a comunicação pessoal de informação para convencer um possível cliente a comprar um produto, um serviço ou um conceito. O vendedor gera faturamento, satisfaz as necessidades e as expectativas do comprador e fornece informações mercadológicas para sua administração. O desenvolvimento de uma estratégia de contato com o comprador ou para o canal de venda pode ser feito, por exemplo, por equipe de vendas própria, representante de vendas independente, telemarketing, seminários, feiras, demonstrações grátis no ponto-de-venda.
Entre as atividades que são importantes no processo de venda estão a pré-venda que é identificar e qualificar os compradores potenciais, fazer pesquisa e planejar a abordagem. O segundo passo é fazer a apresentação do produto, determinar os desejos, apresentar informações para mostrar seus benefícios, responder a perguntas e objeções. Em seguida fechar a venda e por último a pós-venda que é fazer o acompanhamento para garantir a satisfação do cliente.
As maneiras de gerenciar a força das vendas passam por métodos distribuídos por região, por produto ou por cliente. Administrar a equipe de vendas consiste em recrutamento e seleção, treinamento, supervisão por meio de comunicação e avaliação, motivação e compensação (salários e comissões fixas, salário e comissões variáveis, bônus e benefícios).
Que acredita que treinamento gasta muito dinheiro é porque não percebe o prejuízo que rende a ignorância.
A propaganda é uma atividade importante e representa investimentos globais anuais de mais de 300 bilhões de dólares e é qualquer forma de comunicação não pessoal paga e definida por produtor/vendedor com o objetivo de estabelecer ou continuar o contato com stakeholders, principalmente com os consumidores. As duas principais categorias de publicidade são: de produto e institucional. Cinco subcategorias podem ser identificadas: de lançamento, da manutenção, competitiva, comparativa e de temas específicos. A propaganda também pode ser classificada por: finalidade, público-alvo e território geográfico por tipo de mídia. A mídia pode ser: TV, rádio, jornais, cinemas, revistas, mala-direta, cartazes externos (outdoors) e computadores (internet). Ainda existe como forma de propaganda a distribuição de folhetos e amostra de produtos. Embora algumas empresas criem e distribuam sua propaganda, a maioria delas contrata agências especializadas para desenvolver campanhas, selecionar e programar a mídia, bem como utilizar recursos tecnológicos avançados.
A promoção de vendas consiste de outras atividades promocionais para estimular a demanda dos compradores e consumidores, diferentes da venda pessoal, da publicidade e da propaganda. Exemplos: cupons de descontos, leve dois e pague um, sorteios de prêmios e amostras grátis. O marketing direto é a comunicação feita diretamente ao consumidor por meio do correio, do telefone, do computador e da TV a cabo.
RELAÇÕES PÚBLICAS. As relações públicas são comunicações não pagas para estabelecer relações de longo prazo e transmitir uma imagem favorável de empresa a todos os seus stakeholders. São freqüentes as divulgações de notícias sobre a empresa para a mídia e as conferências de imprensa.
Idéias e textos retirados de: Barros, Fischer & Associados. 2ª Ed. Novembro/2006.
Carlos Lopes

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sesporte doa 40 bicicletas à Federação de Triathlon do Ceará

Na semana do natal, atletas de alto rendimento da Federação de Trianthlon do Ceará (Fetriece) vão ser presenteados com 40 bicicletas doadas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). A entrega será feita nesta terça-feira, dia 21, às 14 horas no auditório Blanchard Girão, localizado no estádio Castelão, pelo secretário do Esporte Ferruccio Feitosa. Na ocasião, estarão presentes a presidente da Fetriece, Fátima Figueiredo, e cerca de 70 jovens esportistas. Do total, 30 bicicletas vão ser destinadas a atletas de Fortaleza e as outras 10 vão para o interior do Estado. De acordo com Fátima Figueiredo, os 30 melhores atletas, entre 14 e 18 anos, vão poder utilizá-las nos quatro dias de treino por semana, devolvendo-as ao final dos exercícios. As outras bicicletas vão ser utilizadas pelos triatletas do núcleo da Fetriece no município de Choró, a 180 km da Capital. No ano passado, a Sesporte já havia doado oito bicicletas para a Fetriece. “Elas são usadas por atletas que não tem condições de ter uma e é fundamental para o treinamento deles”, disse satisfeita a presidente Fátima Figueiredo.
Informações à imprensa:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da
Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / 8732.1976

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cearense estreia no Mundial de FMX mas quem faz a festa é o tcheco Libor Podmol

publicado em 17/12/2010 - 4:42 por George Noronha
O tcheco Libor Podmol venceu a última etapa deste ano do Night of The Jumps – Campeonato Mundial de Motocross Freestyle, em Fortaleza, neste domingo (12/12) e com esse resultado tornou-se campeão mundial da modalidade pela primeira vez.
“Estou muito feliz pelo campeonato. Ainda me divirto muito competindo e isso é importante. Dedico esse título à minha família, amigos e todos que trabalharam duro comigo durante o ano”, afirmou Libor. Após sua última volta, ainda sobre a rampa, Podmol disse que estava muito feliz por não ter cometido erros e agradeceu a força que o público passou durante a apresentação.
O segundo e o terceiro lugar da etapa de Fortaleza ficaram com os franceses Brice Izzo e Remi Bizouard, respectivamente. No ranking mundial, o segundo melhor do mundo de 2010 foi Izzo novamente seguido pelo espanhol “El Loco” Jose Miralles.
O Castelão presenciou uma noite espetacular repleta de manobras ousadas. As 20 mil pessoas puderam ver o que é adrenalina. A cada salto, o que se via era o público em pé e de boca aberta sem acreditar que aquilo é possível e o que se comentava era o frio na barriga quando as manobras eram realizadas.
A grande final foi disputada pelos seis mais bem colocados na Classificatória. Os pilotos tinham direito a 110 segundos ou 10 manobras, além do “Double Up”, um salto em que a pontuação conta em dobro. A maior e a menor nota foram descartadas e as outras três definiram o resultado.
Entre a fase classificatória e a grande final, houve ainda a disputa “Best Whip”, onde os pilotos competiam de dois em dois e ganhava quem conseguia “entortar mais a moto”, como explicou o piloto brasileiro Gilmar Flores, “Joaninha”. O chileno Javier Villegas conquistou o troféu dessa categoria.
Logo depois foi a vez do “Highest Air”, competição do salto mais alto, em que os pilotos tinham que passar por uma uma trave posicionada em cima da rampa sem derrubá-la. O italiano Massimo Bianconcini conseguiu seu trofeu saltando uma altura de 6 metros e 80 centímetros.
Entre os brasileiros o melhor colocado foi Gilmar Flores “Joaninha”, com a décima posição. Em seguida vieram Marcelo Simões, Fred Kyrillos, Octavio Melo (o Tatá) e o cearense Cláudio Rocha, que marcou sua estreia no mundial competindo em casa.
A etapa brasileira do Night of The Jumps aconteceu pela quarta vez consecutiva em Fortaleza. O evento contou com uma megaestrutura, que transformou o estádio em uma verdadeira arena de shows, com quatro rampas de ferro e três de areia que deram asas à elite mundial do Motocross Freestyle. Os atletas chegaram a fazer manobras a uma altura equivalente a um prédio de quatro andares. A avaliação levou em conta estilo dos saltos, nível de dificuldade da manobra, exploração do percurso e até mesmo a reação do público.
Resultado da Etapa de Fortaleza do Night of The Jumps – Campeonato Mundial de MotoCross Freestyle:
1º – Libor Podmol (CZE)
2º – Brice Izzo (FRA)
3º – Remi Bizouard (FRA)
4º – Javier Villegas (CHI)
5º – Jose Miralles (ESP)
6º – David Rinaldo (FRA)
7º – Massimo Bianconcini (ITA)
8º – Fabian Bauersachs (GER)
9º – Hannes Ackermann (GER)
10º – Gilmar Flores (BRA)
11º – Marcelo Simões (BRA)
12º – Fred Kyrillos (BRA)
13º – Octavio Melo (BRA)
14º – Cláudio Rocha (BRA)

Clube Ceará PQD coloca o estado na vanguarda do esporte

publicado em 20/12/2010 - 3:46 por George Noronha
O Diário do Nordeste deste domingo encartou uma reportagem especial sobre a nova era do PQD cearense. Confira a matéria na íntegra:
Na aventura radical dessa semana vamos conhecer uma tribo que “vive nas nuvens” e é viciada em adrenalina: a turma do paraquedismo, ou simplesmente, “PQD”, como eles preferem chamar o esporte. Para encarar as emoções dessa galera, fomos conferir o salto inaugural do Clube Ceará PQD.
Nossa aventura começou logo que chegamos à sede do clube. Enquanto éramos apresentados às instalações, a estrela maior da inauguração repousava incólume próximo ao hangar: a aeronave Cessna, modelo Grand Caravan. Nesse momento, os paraquedistas encerravam suas reuniões em pequenos grupos e começaram a entrar na aeronave. Entretanto, enquanto os skydivers se acomodavam dentro do avião, um deles ainda dobrava seu paraquedas, com a tranquilidade de quem aprontava uma mochila para viajar, com todos os seus amigos gritando para ele se apressar.
Confesso que assistir aquele processo de dobragem de paraquedas deixou-me, particularmente, tenso. Saber que aquela mochilinha iria garantir que aquele rapaz, que não tinha exatamente um perfil atlético, não iria se esborrachar. Foi um momento difícil para alguém que se propunha a fazer seu primeiro salto naquele mesmo dia. O mais interessante de todo o processo foi perceber que a dobragem envolve uma técnica muito apurada e que mais parece um punhado de delicados laços meticulosamente entrelaçados.
Terminado a dobragem, o atleta correu para a aeronave que já estava ligada, apenas a lhe esperar. Assim que o último atleta completou o grupo, a aeronave decolou para o seu voo inaugural.
Após 20 minutos, já era possível avistar o primeiro velame cortando as nuvens e colorindo o céu. Como uma ave de rapina e exibindo uma habilidade impressionante.
Após todos os saltos ocorrerem sem maiores problemas, chegou a hora de resgatar os que não conseguiram pousar nas proximidades da pista.
Só depois descobrimos que o piloto do salto duplo, Adilson Moreira Julião, era justamente o “atrasadinho”. Ele é o diretor técnico do clube, com mais de 3.000 saltos e que entrou por último para saltar primeiro e avaliar as condições de voo, autorizando o início dos saltos.
Mesmo com todas essas explicações e o vasto currículo do Adilson, preferi nesse primeiro momento curtir essa aventura sem precisar necessariamente me atirar de um avião que nem porta tem.
Contudo, certamente ainda iremos radicalizar com o pessoal do Clube Ceará PQD.
Saiba Mais
Segurança
Se o paraquedas principal não abrir, o reserva entra em ação. Neste caso, o atleta tem de comunicar os motivos que o levaram a usar o equipamento à Confederação Brasileira.
Automático
Se o atleta não acionar o paraquedas, um dispositivo automático o fará ao atingir uma determinada altitude.
Especialista
No Ceará, apenas uma pessoa está habilitada para dobrar e inspecionar o equipamento de paraquedas reservas.
Pioneiro
Em 1797, o francês Andre-Jacques Garnerin saltou de um balão a uma altura próxima de 2000 pés, em Paris.
No Brasil
Em 1931, o paraquedismo tem seu inicio no País com Charles Astor, em São Paulo.
CEARÁ PQD
Clube busca continuar na vanguarda do esporte
A inauguração do Clube Ceará PQD colocou o Estado na vanguarda do paraquedismo nacional. Seu maior diferencial é a aeronave Cessna Grand Caravan, que é a maior do Norte e Nordeste, além de ser um avião homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil para saltos em paraquedas.
O aparelho cedido pela TAF Linhas Aéreas, que confia no crescimento e na seriedade do Clube, comporta 18 passageiros além do piloto e atinge a altitude de 12.000 pés. A aeronave proporciona aos paraquedistas maior tempo em queda livre, permite que um maior número de atletas treine formações, reduz o tempo entre os pousos e as decolagens e proporciona maior segurança. Além disso, baixou o custo por vaga a bordo e aumentou exponencialmente a adrenalina da experiência, deixando todos os amantes do esporte ouriçados como crianças que acabaram de ganhar o presente de Natal.
O Clube fica localizado no município de Cascavel, a 55 km de Fortaleza. O centro conta com uma infraestrutura de primeira, composta por uma pista dupla de quase 1 km de extensão, instrutor para salto duplo, deck com churrasqueira, snack bar, área para dobragem de paraquedas, hangar e banheiros.
Agora, o Ceará entra definitivamente em uma nova era para esse esporte tão impressionante quanto pouco conhecido. Mas, fiquem tranquilos, pois iremos desvendar todos os segredos desta modalidade esportiva extremamente radical, ao mesmo tempo em que acompanharemos o enorme crescimento do PQD no Estado.
Fonte: BLOG MANOBRA RADICAL

Marketing Esportivo no Mundo

A origem do marketing esportivo no mundo é questionável, uns dizem que foi no Império Romano, outros no Estados Unidos no começo do século XX e até mesmo na Itália. O fato é que a partir do momento que alguém usou o esporte para divulgar sua empresa ou usufruiu do marketing para alguma modalidade esportiva, mesmo que de forma inconsciente, este estava fazendo marketing esportivo. Por isso a dificuldade de se precisar sua origem.
O marketing segundo o seu maior conhecedor, Philip Kotler: “é um processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. Já o marketing esportivo não tem um conceito pré-definido nem um papa na área como Kotler, pois seus estudos são muito recentes. Todavia pode-se colocar o conceito de marketing esportivo como o marketing ligado ao esporte.
O marketing esportivo possui duas vertentes:
:: O marketing através do esporte: quando uma empresa utiliza o esporte como veículo de marketing.
:: O marketing do esporte: quando uma entidade esportiva utiliza o marketing para atingir seus clientes, no caso os torcedores, fãs, etc.
A indústria esportiva é o setor que mais cresce no mundo, segundo dados do site Arena Sports, em 1982 a indústria americana de esporte era composta de apenas 10 investidores, hoje essa realidade é de 3,4 mil empresas. No mundo todo o setor movimenta algo em torno de 1 trilhão de dólares.
Ainda de acordo com o site Arena Sports, nos EUA, a indústria do esporte gera US$ 613 bilhões por ano, representando 6,7 do PIB (É a primeira indústria do país, à frente da indústria automobilística).
IBM – Instituto Brasileiro de
Marketing Esportivo

Sobralense Halisson Pardal é o novo Campeão Cearense de Skate

Amontada-Ce
A leve chuva serviu apenas para aumentar a adrenalina dos competidores que compareceram ao município de Amontada para a 5ª e última etapa do Circuito Cearense de Skate 2010.
E quem festejou a conquista do Título Cearense da principal categoria foi o sobralense Halisson Pardal. O atleta já chegou em Amontada na liderança do circuito na Amador I e tirar o título de suas mãos seria uma missão quase impossível, pois, para confirmar o título Pardal precisaria ficar apenas entre os cinco primeiros colocados da etapa. E não deu outra. Halisson consolidou sua boa fase e volta para a Princesinha do Norte com o troféu de campeão para o seu município.
O grande vencedor da etapa foi o carismático atleta Suênio Campos. Muito feliz com o resultado, Suênio agradeceu a força dada pela torcida e o calor humano recebido pela população durante toda a competição. Ele também fez questão de parabenizar a organização do evento e a iniciativa do poder público em investir na construção de Pistas Públicas em cidades do interior do estado, como Amontada.
“Espero que em 2011 toda cidade que tiver pista de skate se interesse em realizar ao menos uma etapa do circuito, criando condições para que nosso esporte cresça cada vez mais trazendo entretenimento e diversão para os jovens e suas famílias”, declarou Suênio com um largo sorriso no rosto.
Na Amador II o Campeão Cearense 2010 foi Esteferson Rodrigues. Na categoria Mirim o campeão foi Yago Juan. Legítimo representante da novíssima geração do skate cearense, Yago mais uma vez mostrou que toda a sua disciplina e dedicação ao esporte valem à pena. Na Feminino mais uma vez deu Sobral com Edilândia Pepeta que  ficou com o título de Campeã Cearense. Na Iniciante quem comemorou foi o jovem Pedro Henrique.
A FESK-Federação Cearense de Skate anuncia que será realizada uma grande festa com todos os campeões de 2010 em data a confirmar e que, para 2011, seu grande desafio será a profissionalização do esporte e a criação de um Circuito Profissional de Skate Cearense.
“A chancela da Confederação Brasileira nós já temos, pois, segundo seu presidente, Marcelo Santos, o Ceará realiza o melhor e maior circuito amador de skate do Brasil. Agora é arregaçar as mangas e correr atrás de apoio para que o skate cearense dê o seu maior salto em toda a sua história”, declarou Elizeu Barros, Presidente da FESK.
A 5ª e última etapa do Circuito Cearense de Skate 2010 foi apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte do Estado e contou com os patrocínios de TENT BEACH, CILINDRO, CAGECE, Banco do Nordeste, Prefeitura de Amontada e Governo do Estado do Ceará - SESPORTE. Apoio: ONDA LONGA, SEED e ATRITO. Realização: FESK - Federação Estadual de Skate.
Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.
Assessoria de Comunicação

O cearense Artur Silva consagra-se Campeão Brasileiro de Surf Universitário 2010.

Praia do Futuro-Ce
CEARENSES FAZEM A FESTA
Em ótimas condições de surf o atleta Artur Silva(CE) venceu, neste domingo, a última etapa do Circuito Mundo Universitário, conquistando o título de Campeão Brasileiro de Surf Universitário 2010 e faturando um carro 0km oferecido como premiação ao grande campeão do circuito.
A bateria mais tensa e eletrizante foi marcada pelo jogo de marcação protagonizado pelos únicos que poderiam conquistar o título e o carro: Artur Silva e Glauciano Rodrigues. Para Glauciano um segundo lugar bastava para conquistar o título. Contudo, ele teve computada uma interferência que selou seu destino. Mesmo conseguindo cravar a melhor nota da bateria, acima dos 8.0 pontos, ele terminou na terceira colocação entregando de bandeja o título nas mãos de Artur Silva. Por sua vez, Artur conseguiu manter a concentração para vencer a etapa e o circuito.
“Eu ainda não estou acreditando que venci e ganhei um carro novo. Eu cheguei para essa etapa na quarta colocação do ranking, mas mantive as esperanças o tempo todo... Não gosto de fazer jogo de marcação, mas tive de usar este expediente, pois, Glauciano é um atleta muito competitivo e a qualquer momento ele poderia virar o jogo, mesmo com uma interferência. Só tenho a agradecer à Deus, meus patrocinadores e à organização deste evento tão importante para o nosso esporte”, declarou emocionado Artur Silva.
Na segunda colocação ficou o atleta Gutembergue Silva, com Glauciano Rodrigues em terceiro e o paulista Dácio Dias em quarto.
 A categoria Feminino também foi marcada por fortes emoções. Quem começou dando as cartas foi a potiguar Gabriela Silveira que liderou boa parte da bateria. Contudo, nos minutos finais a cearense Rafaela Bahia conseguiu achar duas ondas que a levaram à vitória da etapa e do Circuito.
“Estou muito feliz. Treinei como nunca e mesmo não tendo conseguido encontrar as ondas no início da bateria, mantive a calma. Quando as ondas vieram pude colocar em prática tudo que venho treinado. Este é o título mais importante de minha carreira, sem falar na premiação. Faz muito bem para qualquer atleta ganhar e quando envolve um bom prêmio fica muito melhor“, desabafou Rafaela no momento em que estava recebendo sua moto 0km.
Na segunda colocação ficou a potiguar Gabriela Silveira, em terceiro ficou a paranaense Ana Ceccareli e em quarto Thalita Pinheiro.
Na Master Degree, categoria destinada a atletas que já concluíram suas graduações, quem se deu melhor foi o Eng. Civil potiguar André Fagundes. André dominou a bateria do início ao fim e saiu do mar como vencedor da etapa e do Circuito.
“Estou feliz com esta vitória. Fiquei um pouco abalado com a derrota na Open, pois, eu estava na liderança do circuito e tinha chances reais de conquistar o título e ganhar o carro. Mas, estou feliz com a vitória na Master, afinal de contas, não é todo dia que se ganha uma passagem para o Havaí”, comentou André Fagundes, se referindo à sua eliminação da categoria Open e sobre o prêmio que conquistou.
Na segunda colocação ficou o pernambucano Marquito Santos, com Phelipe Maia em terceiro e Leonardo Salmito em quarto.
Na categoria Iniciante a festa foi mais uma vez potiguar com Alex Trigueiro conquistando a vitória na etapa e o Título da Categoria, sem falar no prêmio que é uma passagem para o Havaí. Na segunda colocação ficou o cearense Eliandro Santana, com Raphael Cabral em terceiro e o cearense Leuder Angelim em quarto.
Na Open Estudantil, categoria destinada a competidores que cursam o Ensino Médio, quem venceu a etapa foi o fenômeno Michael Rodrigues. Local da Praia do Futuro, ele não teve maiores dificuldades para vencer seus adversários com larga vantagem. Em segundo ficou o carioca Arthur Sousa, em terceiro e quarto tivemos os cearenses Patrick de Souza e Sávio Carvalho respectivamente. Esta foi a única categoria em que o campeão da etapa não foi o campeão do circuito, que foi para o Rio de Janeiro nas mãos de João Paulo Zampier. Como premiação Zampier faturou uma Passagem para Fernando de Noronha.
“Eu estava na dúvida se ia competir ou estudar. Agora, sei que posso fazer as duas coisas e devo isso ao Circuito Mundo Universitário. Ano que vem eu vou competir na Iniciante, pois, acabo de ser aprovado no vestibular para direito”, declarou Zampier.
O último dia do Circuito Brasileiro de Surf Universitário foi uma festa para o esporte. O domingo amanheceu parcialmente nublado, mas foi só as baterias semifinais entrarem na água para o clima esquentar e o sol dar o ar de sua graça. E em Fortaleza é assim, domingo ensolarado é sinônimo de praia e diversão. Muita gente bonita compareceu à Praia do Futuro para prestigiar o show do surf universitário brasileiro e se divertiu ao som de muita surf music e ativações com distribuição de brindes.
A estrutura do evento ajudou a consolidar o clima de um grande evento nacional. Composta por Palanque Principal, Arena Digital, Ambulatório Hapvida, Arena Lounge, Área de Atletas, Pódio, Passarela e uma bateria de banheiros químicos, a estrutura ficou conhecida como Cidade Universitária e impressionou a todos que puderam conferir as emoções da última etapa do Circuito Brasileiro de Surf Universitário 2010.
Para finalizar, a eliminatória cearense e a escolha da Musa do Brasileirão do Surf encerrou o Circuito Mundo Universitário com chave de ouro. A eleita para representar o Ceará foi a universitária Geórgia Simão, mas, quem levou os R$ 4.000 oferecidos à Campeão do Concurso Universitária Brasil foi a potiguar Ana Luíza, escolhida para ser a musa do Surfistas Universitários Brasileiros.
Assim encerrou-se o Circuito Brasileiro de Surf Universitário 2010. Nesses três dias os amantes do surf puderam interagir com os astros do Mundo Universitário em palestras, festas, disputas eletrizantes com distribuição de premiação recorde e na escolha da Garota Universitária Brasil.
A etapa de encerramento foi uma verdadeira festa nacional de confraternização. A participação de 88 atletas de dez estados brasileiros confirmou o sucesso deste evento que anuncia mais uma etapa para 2011 que será realizada na região sudeste, já que o circuito em 2010 só passeou pelas regiões Sul e Nordeste.
O Circuito Mundo Universitário vem redesenhando o panorama do surf e da educação. Responsável pelo retorno aos bancos das universidades de dezenas de surfistas em todo o Brasil, o circuito promete muitas novidades para 2011 e ainda muito mais sucesso e já começa a servir de exemplo para outras modalidades esportivas.
O Mundo Universitário teve o patrocínio da Pena, Coca-cola e Hapvida e contou com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Esporte, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Segundo Tempo, Ministério do Esporte, Pranchas Dias, Federação Cearense de Surf, Associação Cearense de Surf Universitário, Revista Fluir, site Waves, Confederação Brasileira de Surf, Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Federação Universitária Cearense de Esportes, Federação Cearense de Surf. Promoção: Rádio Mix e Jornal O Povo. Realização: ABRASU e Classic Promoções.
Acesse o site Abrasu (www.abrasu.com.br) para conferir tudo o que de melhor aconteceu no Circuito Mundo Universitário 2010.
Maiores Informações:
Ailton Júnior
Presidente ABRASU
85 91810229
www.abrasu.com.br

Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.
Assessoria de Comunicação