quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ciclismo, Volta ao Algarve Murilo Fisher de fora

Murilo Fisher voltou a ficar longe dos lugares da frente e acabou por desistir,a chuva o vento forte foram obstáculos fortes de mais para o brasileiro que preferiu se resguardar,até porque o seu momento de forma não era já igual ao de quando venceu em Espanha na semana passada.

O alemão John Degenkolb (HTC-Highroad) surpreendeu todos os prognósticos e triunfou hoje ao sprint na segunda etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 186,5 quilómetros entre Lagoa e Lagos. Na mesma chegada em que Andre Greipel venceu em 2010, o compatriota Degenkolb bateu ao sprint o favorito Tyler Farrar (Garmin-Cervélo) e o australiano Michael Matthews (Rabobank).

O belga Philippe Gilbert (Omega Pharma) cortou o risco na sexta posição mantendo a liderança da classificação geral que tentará salvaguardar na terceira etapa da competição, com final no alto do Malhão,uma contagem de 2ª categoria.

Entre as notas do dia destacam-se a perda de tempo de alguns favoritos na chegada entre os quais o português Tiago Machado (Radioshack), que voltou a perder tempo – oito segundos – para alguns dos candidatos, entre os quais Alberto Contador. Entre os candidatos que salvaguardam as suas opções na luta à geral contam-se Ryder Hesjdal (Garmin-Cervélo), Simon Gerrans (SKY), Andreas Kloden (Radioshack), Tony Martin e Peter Velits (HTC) ou ainda Michael Rogers (SKY).

Numa etapa clássica para fugas prolongadas um quarteto esteve em destaque – Remy Di gregório (Astana), Steven Kruijwik (Rabobank), Johan Coenen (Topsport) e Thomas de Gendt (Vacansoleil) – rodaram na dianteira até ao quilómetro 128. O ucraniano Oleg Chuzda (Caja Rural) foi o protagonista que se seguiu mas a aventura de um rolador com pergaminhos em Portugal teve o mesmo desfecho e, Chuzda acabou alcançado pelo pelotão quando restava uma dezena de quilômetros para percorrer. Entre os outros vencedores do dia, Ricardo Mestre (Tavira-Prio) manteve a liderança da classificação da montanha e Thomas De Ghent (Vacansoleil) passou a comandar as metas-volantes.

Ligue-ce com Luanna Lopes e jornal ciclismo

Philippe Gilbert de amarelo na Volta ao Algarve,Murilo muito abaixo do esperado

O belga Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) surpreendeu hoje os sprinters, atacando para o triunfo no último quilómetro da primeira etapa da Volta ao Algarve, que ligou o Estádio do Algarve a Albufeira.
O especialista em clássicas que fez questão de estar na prova portuguesa embora esses não fossem os planos da direção da equipa, entrou com o pedal direito na Volta ao Algarve, sendo o primeiro líder depois de cortar a meta 5 segundos adiantado em relação ao pelotão.
Murilo Fisher passou a na linha de meta 5,17 minutos depois do primeiro integrado num grupo que se atrasou a meio da etapa. O principal protagonismo foi conquistado por Ricardo Mestre (Tavira-Prio) e César Fonte (Barbot-Efapel).líderes da montanha e das metas volantes. A Omega Pharma-Lotto lidera por equipas e Gilbert acumula os pontos com a geral individual.
Hoje corre-se a segunda etapa, 186,5 quilômetros entre Lagoa e Lagos.

CLASSIFICAÇÕES
1º 52 GILBERT, Philippe BEL OMEGA PHARMA-LOTTO 4:36:36 10″
2º 82 CIOLEK, Gerald GER QUICKSTEP C. TEAM a 05 6″
3º 51 GREIPEL, André GER OMEGA PHARMA-LOTTO a 05 4″
4º 42 FARRAR, Tyler USA TEAM GARMIN-CERVELO a 05
5º 25 MATTHEWS, Michael AUS RABOBANK C. TEAM a 05
6º 6 COOKE, Baden AUS SAXO BANK SUNGARD a 05
7º 32 DEGENKOLB, John GER HTC-HIGHROAD a 05
8º 61 KLÖDEN, Andreas GER TEAM RADIOSHACK a 05
9º 122 GALLOPIN, Tony FRA COFIDIS, CREDIT EN L a 05
10º 108 POELS, Wouter NED VACANSOLEIL-DCM P.C a 05
163º 43 FISCHER, Murilo A. BRA TEAM GARMIN-CERVELO a 05:17

Ligue-ce com Luanna Lopes e jornal ciclismo

Pablo Paulino vence em Noronha



Pablo Paulino é Campeão em Fernando de Noronha

O cearense Pablo Paulino venceu neste domingo a segunda etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional 2011, realizada no Arquipélago de Fernando de Noronha.

As fortes ondas da Praia da Cacimba do Padre serviram de arena para o show dos cearenses Pablo Paulino e Antônio Eudes que fizeram dobradinha conquistando respectivamente o primeiro e o segundo lugares da competição.

A última e mais importante bateria do evento foi um verdadeiro show de surf do mais alto nível. O cearense Bicampeão Mundial Pablo Paulino, abriu a bateria de maneira eletrizante colocando pressão em todos os seus adversários nos primeiros minutos da disputa com uma onda no critério de excelente. Com um demorado tubo que levantou todos que estavam na praia, Pablo garantiu uma nota 8,0 assumindo a liderança isolada da bateria até o seu término. Ele ainda pegou outro tubo que sacramentou sua vitória selando o destino de seus adversários. Com a vitória, Pablo assumiu a terceira colocação no ranking do Nordestino Pro e ainda engordou em R$ 8.000,00 sua conta bancária.

Segundo o atleta, o momento mais difícil de toda competição foi na bateria contra o Thiago de Sousa-CE. Visivelmente foram minutos tensos. Após essa bateria, Pablo adquiriu confiança e partiu com tudo para uma final implacável contra seus adversários.

“Dedico essa vitória a minha mulher e meu filho. Foi um sonho realizado. Estou bem focado e espero fazer um bom WQS, pois, é o meu objetivo principal neste ano é garantir mais uma vaga para o Brasil no Circuito Mundial de Surf Profissional em 1012”, declarou em entrevista Pablo Paulino, que é Bicampeão Mundial da categoria Pro-Junior.

Seu conterrâneo e vizinho Antônio Eudes passou quase a bateria final inteira na última colocação conseguindo garantir a segunda colocação no minuto final, pegando um incrível tubo que o tirou da quarta colocação para levá-lo direto para a vice-liderança. Com o resultado, Antônio Eudes, mais conhecido como Deda, comemorou sua segunda final consecutiva no Circuito Profissional promovido pela Associação Nordestina de Surf e passa a dividir a terceira colocação no ranking com seu amigo Pablo Paulino.

Na terceira colocação ficou o pernambucano Júnior Lagosta, que mesmo tendo conseguido fazer boas apresentações nas baterias anteriores, não se encontrou na final tendo de se contentar com o terceiro lugar. Completando o pódio tivemos o baiano Bino Lopes na quarta colocação. Bino buscava defender o título da etapa, já que ele foi vencedor da etapa de Fernando de Noronha do ao passado, como vimos, não obteve êxito.
Esquadrão cearense

O time cearense nesta competição contou com nada menos que 22 dos 112 atletas inscritos, algo em torno de 20% dos participantes. No geral os nossos cavaleiros das ondas representaram bem o Ceará. Atletas como Márcio Farney, Michel Roque, Thiago de Sousa, Messias Félix, dentre outros, fizeram apresentações brilhantes e os vencedores mostraram mais uma vez que os filhos do Titanzinho continuam a ser reconhecidos pelo talento e alto nível técnico.

Durante os primeiros cinco anos do Circuito Nordestino de Surf Profissional o Ceará foi campeão absoluto. Apenas nos últimos dois anos é que os campeões não saíram de praias cearenses: 2009 com o potiguar Alan Jones e 2010 com o baiano Bruno Galini.

Com essa vitória de Pablo Paulino pode estar marcando a volta do reinado cearense no Circuito da ANS.

De olho na vaga para o mundial

O bom desempenho de Pablo Paulino na etapa do Nordestino Profissional de Noronha coloca-o na mira de todos os observadores internacionais que se encontram no Arquipélago para a realização do Hang Loose WQS Prime, etapa de divisão de acesso ao Circuito Mundial. Uma das etapas mais valorizadas do circuito por ter status Prime e oferecer as premiações e pontuações mais elevadas, o evento atrairá alguns dos melhores surfistas do mundo e certamente representará a largada na corrida pela vaga no WTl para o vencedor. Levando em conta que na etapa do Nordestino Pro estavam alguns dos melhores surfistas brasileiros, o resultado coloca Pablo Paulino como um dos favoritos dentre os brasileiros na seletiva que acontece hoje, 14/02, e oferecerá 4 vagas para o evento principa

PROJETO SKATE JUVENTUDE

Foto: Divulgação
A FESK - Federação de Skate do Estado do Ceará comunica a todos os interessados que entre os dias 21 e 23 de fevereiro será realizado no auditório da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará o Projeto SKATE JUVENTUDE.
O Projeto tem como objetivos criar as condições necessárias para que o skate se desenvolva de maneira ordenada no estado do Ceará.
Segundo o Presidente da FESK, Elizeu Barros, o esporte tem crescido muito rápido nos últimos 2 anos devido aos investimentos públicos na construção de pistas em todas as regiões do Ceará. Mas, para que este crescimento seja revertido em uma transformação positiva para quem o pratique, seja ele atleta ou simplesmente um praticante de final de semana, é preciso que sejam criadas as condições necessárias para esse crescimento e que pessoas envolvidas e integradas ao skate estejam capacitadas para atender às demandas que irão surgir.
“A FESK não mede esforços para contribuir de forma a tornar realidade o sonho de colocar o Ceará no topo do skate nacional. O Projeto SKATE JUVENTUDE é um importante passo para a construção de condições para que isso aconteça. Ainda falta muito, mas temos de começar de algum lugar e esse projeto será um marco para o futuro do skate cearense e brasileiro”, declarou Elizeu Barros, Presidente da FESK.


PROJETO “SKATE JUVENTUDE”

PROGRAMAÇÃO e FICHA TÉCNICA

Temas Principais: Curso de iniciação à prática de Skate e arbitragem de Skate:
Objetivo: Capacitar profissionais para a difusão e o crescimento do Skate Cearense.
Realização: FEDERAÇÃO ESTADUAL DE SKATE (CEARÁ)-FESK e CODESP/SESPORTE
Informações: Elizeu Barros: (8746-0350), Fábio Galvão: (8829-0202) e Codesp: 3101-4394.
Patrocínio: Secretaria do esporte do estado do Ceará-SESPORTE.
Apoio: TENT BEACH BOARDSHOP.

Vagas disponíveis:
100 vagas (prioritariamente selecionadas por ordem de inscrição pelo site: esporte.ce.gov.br), se pelo site não fechar as 100 inscrições as completaremos no local do curso.
“As Inscrições e todos os materiais e serviços dos cursos são gratuitos”.

Professores e palestrantes do curso:

Atleta Profissional de Skate: Rodil Araújo Júnior-FERRUGEM

32 anos de idade, natural de Curitiba/PR
Bi Campeão Mundial de Skate
11 Vezes Campeão Brasileiro Profissional de Skate
Bi Campeão Americano de Skate
07 Vezes medalha de ouro nas Olimpíadas radicais X-GAMES
Skatista Profissional e proprietário da renomada marca FERRUGEM.

Professor: André Viana Figueiredo

20 anos de skate
Professor de Educação Física no Rio de Janeiro- CREF 015314–G/RJ
Presidente da Federação de Skateboard do estado do Rio de Janeiro
Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes
Fundador e responsável pelo Projeto Curso de Skate
Realizou a Supervisão Pedagógica do Teste de Aptidão de Árbitros da CBSK
Atuou como Coordenador de Skate do Projeto Segundo Tempo em Nova Iguaçu
Atuou como Consultor de Skate da TV Globo para Telenovela Malhação em 2006.

Professora: Deborah Letícia Godinho Ciarla

08 anos de skate
Professora de Educação Física no Rio de Janeiro
Colaboradora da Federação de Skateboard do estado do Rio de Janeiro
Atleta de Skate.

Professor: Guido Colares Filho
40 anos de idade
Servidor público do estado do Ceará-SDA, Técnico e gerente de Projetos
Formado em Administração de Empresas pela Unifor, com especialização em Finanças
Pai de Skatista e amante do esporte é Team Manager da Equipe DE FRONT Skateboard, onde realiza ações de formação e promoção de jovens skatistas, principalmente da categoria Mirim.  

Público Alvo: Skatistas profissionais e amadores federados, professores e estudantes de Educação Física, coordenadores, gestores e monitores de projetos relacionados ao skate.

Locais de inscrições:
* Prioritariamente pelo Site: esporte.ce.gov.br
* Se não completar as 100 vagas pelo site inscreveremos no local do curso.

Local do curso de iniciação à prática de Skate e arbitragem de Skate:

Em Fortaleza/CE: de 21 a 23 de fevereiro de 2011 no auditório da Secretaria do esporte do estado-SESPORTE, situada no estádio castelão e pista pública de skate da Aerolândia.
Parte teórica: de 21 a 23/02, das 8h às 18:00h-Auditório da SESPORTE no estádio Castelão;
Parte prática: quarta feira dia 23/02 na Pista pública de skate da aerolândia: das 16:30h às 21:30h.
Traje: Calça comprida e tênis.

Ministro do Esporte vem à Fortaleza para acompanhar obras da Copa de 2014

Ao lado do Governador Cid Gomes e do Secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, Orlando Silva irá falar com a imprensa em Coletiva às 11h30, no auditório da Sesporte
Nesta quinta-feira, dia 17, o Ministro do Esporte, Orlando Silva, chega a Fortaleza para acompanhar o andamento das obras para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A agenda do ministro começa às 9h30 com uma reunião de avaliação com o Governador Cid Gomes. Em seguida será realizado um sobrevôo da Beira Mar ao estádio Castelão onde ele poderá observar o intinerário da linha que será implantado o Veículo Leve sob Trilhos (VLT) e o local onde será construído o Terminal Marítimo de Passageiros.
Ao lado do governador Cid Gomes e do Secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, o ministro irá finalizar sua agenda de visitas nas obras do Castelão às 11h15. Em seguida, Orlando Silva fala com a imprensa em Coletiva a ser realizada no auditório Blanchard Girão, localizado na Secretaria do Esporte do Estado.
Programação
9h30 - Reunião de avaliação entre Ministro e Governador
11h - Sobrevôo Beira Mar - Estádio Castelão
11h15 - Visita as obras do Estádio Castelão
11h30 – Coletiva de Imprensa
12h - Almoço oferecido pelo o Governador Cid Gomes ao Ministro e comitiva

Serviço
Coletiva de Imprensa com o Ministro Orlando Silva
Data: 17/02/2011
Hora: 11h30
Local: Auditório Blanchard Girão – Sesporte (Av. Alberto Craveiro 2901 - Estádio Castelão)

Assessoria de Comunicação
da Secretaria Especial da Copa

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Murilo Fisher na Volta ao Algarve

Foto: pedal digital

21 equipes entre as quais 12 de primeira divisão começam hoje a disputar a 37ª Volta ao Algarve em bicicleta, cinco etapas e mais de 700 quilômetros, esta competição disputada no sul de Portugal terá mais de 200 ciclistas na partida ,entre os quais Murilo Fisher, a quantidade de ciclistas de primeira categoria impressiona,somente nas grandes voltas como a da França, Italia ou Espanha se encontram tantos ciclistas de top na largada.
Muito propicia a chegadas ao sprint veremos se o nosso atleta consegue repetir o recente êxito na corrida disputada em Espanha.
Mas com uma tal parada de estrelas de tal dimensão vai ser complicado para Fisher vencer,no entanto o seu time vem preparado especialmente para as chegadas rápidas e ele parece estar em excelente forma.

De regresso está Alberto Contador, vencedor da ultima volta a França e que está envolvido numa polemica mal esclarecida de doping, ele será a estrela mais brilhante pela certa.
Meramente no plano desportivo, há que contar com o que possam fazer homens como Roman Kreuziger (Astana), Luis León Sánchez (Rabobank), Tony Martin e Peter Velits (HTC-Highroad), Christian Vande Velde (Garmin-Cervélo), Tiago Machado e Andreas Klöden (RadioShack), tudo ciclistas a ter em conta na luta pela geral.
As chegadas ao sprint deverão ter protagonistas distintos: André Greipel (Omega Pharma-Lotto), Tyler Farrar,o nosso Fisher (Garmin-Cervélo), Robert Förster (United Healthcare), Borut Bozic (Vacansoleil), Gerald Ciolek (Quick Step), Greg Henderson (Sky), Juan José Haedo (Saxo Bank-Sungard), Allan Davis (Astana) ou Manuel Cardoso (RadioShack).
Só para se ter uma ideia do alto nível da prova, há cinco anos que nenhum corredor de uma equipe portuguesa sabe o que é vencer a Volta ao Algarve ou uma simples etapa.
O Esporte vai acompanhar esta prova esperando poder trazer boas noticias para todos os aficionados deste esporte altamente profissional.

Ligue-ce

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Futebol 2011 o futuro agora.


O campeonato cearense de futebol tem tudo para ser um dos melhores de sempre,se não vejamos com o que poderemos contar nesta disputa, Fortaleza campeão de 2010, Ceará forte na serie A, Guarani campeão da serie D, Icasa seguro na serie B, Horizonte vencedor da copa Unimed e Ferroviário sempre candidato, seis times com condições para serem campeões do cearense de 2011.

Porém e passado o primeiro turno só o Ceará mostrou ser de fato um time acima da media, de todos os outros e ainda a juntar a tudo isso,desde de 1995, ultimo titulo do Ferrão, que só dá Ceará ou Fortaleza.

Na realidade todos os outros têm de uma forma ou de outra falhado nos seus propósitos de manter um nível competitivo para poder pensar numa vitoria final.
O Fortaleza começou bem, mas vacilou e apesar de manter o segundo posto, tem no seu pescoço vários adversários temidos, como o Guarani de Sobral, que apesar de um mau começo tem vindo a recuperar jogo a jogo e agora está perto de repetir o feito do ano passado.
Mas se de uma forma ou de outra Fortaleza e Guarani lutam por manter uma posição de acesso aos jogos finais, já os outros favoritos a essa disputa tem vacilado fortemente.
O Icasa começou pessimamente e só agora começou a recuperar, o Horizonte foi ao contrario, iniciou bem, mas agora está em queda, já para não falar do Ferroviário que de derrota em derrota não sai do último lugare da classificação, ficando muito longe das suas aspirações iniciais.

A surpresa deste campeonato tem vindo de onde menos se esperava o Guarani de Juazeiro que no ano passado esteve perto do rebaixamento e o Tira Dentes, time da PM, tem vindo a ser dor de cabeça para todos que contra eles se confrontam.

A qualidade do futebol praticado também tem sido constrangedora, de tal forma que tem tido jogos em que simplesmente nem valia apena abrir as arquibancadas, já que o publico se tem afastado de tão triste espetáculo.

Seja pelos planteis reduzidos, seja pela falta de qualidade dos mesmos,ou mesmo pelo péssimo estado de alguns campos, o fato é que a qualidade do espetáculo tem sido demasiado baixa e apenas o Ceará, pela riqueza e quantidade do seu plantel tem podido manter um nível sempre elevado e se juntarmos a isso um tipo de futebol baseado na cobertura de espaços podemos encontrar o líder absoluto deste campeonato cearense da primeira divisão que de primeira só tem mesmo o nome.

Individualmente de ressalvar o jovem Kaká do Tira Dentes, 17 anos, tem mostrado muito futebol este jovem do time da PM, talvez uma das raras descobertas de futuro do futebol cearense,veremos se aguenta a pressão.

Os Estádios que não temos

Com a Copa do Mundo o Castelão vai para obras e assim o campeonato cearense fica “quase” sem lugares para disputar condignamente jogos de futebol, a péssima condição da maioria dos estádios tem deixado bem a vista o estado em que o futebol cearense se encontra.
Tirando o estádio Elzir Cabral e o Romeirão, todos os outros ficam bastante longe do que é desejado para que os torcedores se sintam bem nas arquibancadas, já para não falar dos vestiários dos atletas, que muitas vezes nem usados são, tanta é a falta de qualidade e mesmo a própria imprensa tem sentido na pele a falta de condições de trabalho.
As obras nos estádios da capital ainda vão durar muito tempo, talvez de mais para poderem ser utilizados neste campeonato, no interior nada está previsto de melhoramentos, o que deixa em definitivo uma nuvem bem negra sobre este campeonato e os ingressos não são nada baratos.
Com o fecho do Castelão e o atraso previsto na reabertura do PV, o Ceará poderá ficar sem campo onde jogar, tudo isto para um time que joga a Serie A nacional.

Veremos o que nos reservam as finais do primeiro turno deste campeonato que começou a pouco mais de um mês e já chegou a meio.


Ligue-ce

Segunda divisão a ferro e fogo


Começou no inicio de Fevereiro o campeonato cearense da segunda divisão, doze times a jogarem todos contra todos e no final de vinte e duas rodadas quem tiver mais pontos ganha, este sim é o verdadeiro campeonato em que quem for mais regular, mais forte e mais tranquilo se sagra campeão.

Nas duas primeiras rodadas se pode verificar um enorme equilíbrio entre todos os times, mesmo o Pacatuba e o Caucaia que seguem sem pontos não ficaram muito longe das exibições dos seus adversários.
Na frente segue o 100% vitorioso o Boa Viagem que apesar de ter sofrido para vencer o Crateús, outro forte candidato,acabou por se manter na frente só com vitorias.
Seguindo de perto estão o Arsenal, que empatou com o crônico favorito a subida Maracanã e o Maranguape que na disputa entre o rebaixado da primeira e o vice da terceira, o Pacatuba, levou a melhor,apesar da igualdade do futebol apresentado, logo colado vem o Trairense que ganhou o seu primeiro jogo fora, mas logo de seguida empatou em casa.
Colados a estes quatro que ainda não perderam vem outros fortes candidatos, o Crateús, o Taua, o Uniclinic e o Maracanã, este também ainda não perdeu nenhum jogo, mais curiosa é a situação do São Benedito, não perdeu, não ganhou, não sofreu gols, não marcou gols, enfim um nulo absoluto.
Só com um ponto segue o Juazeiro e por final o Caucaia e o Pacatuba com zero pontos, mas basta uma vitoria e tudo muda na classificação geral.

Esperemos para ver o que os times recheados de jovens jogadores, bem jovens mesmo,alguns em primeiro ano como profissionais, conseguem fazer nas vinte rodadas que ainda faltam, o campeão será concerteza aquele que conseguir ter mais maturidade no final do torneio.
O jornal O Esporte irá acompanhar de perto esta competição, já que a primeira divisão tem muito mais visibilidade que as restantes nos jornais e televisão, segunda e terceira vão ser acompanhadas muito mais de perto pela nossa publicação, criando assim mais uma vez uma diferença em relação aos demais órgãos de comunicação, sem no entanto deixarmos de trazer o que de melhor os times cearenses realizarem em campo.


Classificação até a segunda rodada em 13 de Fevereiro.


Pos Clube P J V E D GP GC S
1º Boa Viagem 6 2 2 0 0 4 2 2
2º Arsenal 4 2 1 1 0 3 2 1
3º Maranguape 4 2 1 1 0 3 2 1
4º Trairiense 4 2 1 1 0 2 1 1
5º Crateús 3 2 1 0 1 4 3 1
6º Tauá 3 2 1 0 1 2 2 0
7º Uniclinic 3 2 1 0 1 1 2 -1
8º Maracanã 2 2 0 2 0 1 1 0
9º S.Benedito 2 2 0 2 0 0 0 0
10º Juazeiro 1 2 0 1 1 1 2 -1
11º Caucaia 0 2 0 0 2 1 3 -2
12º Pacatuba 0 2 0 0 2 1 3 -2


Ligue-ce

Fenômeno diz adeus...até já


Ronaldo o fenômeno deixou os campos de futebol,cansado,lesionado,e até mesmo abatido,mas tranquilo por ter feito o possível para não deixar os seus torcedores mais tristes que ele,ao longo de 18 anos de futebol profissional ao mais alto nível,Ronaldo conquistou fama de fenômeno pelas suas jogadas fantásticas.

As intermináveis lesões e problemas de saúde acabaram por encurtar a carreira que terminaria no final do ano,porém desde o final do ano passado que se sentia que Ronaldo dificilmente aguentaria mais um ano de competição intensa como a que decorre dos vários campeonatos do futebol brasileiro.

Ronaldo agradeceu a todos os que com ele vibraram ao longo da sua carreira,depois de muitas conquistas esportivas e não só,onde se destacam os títulos mundiais com a seleção e europeus de clubes,deixa o futebol como sendo o melhor marcador em copas do mundo com 15 gols,o topo da sua carreira foi atingido em 2002 quando recebeu pela terceira vez o FIFA World Player.

Mas Ronaldo apesar de deixar os campos não vai deixar o futebol e ainda no Corinthians vai trabalhar para descobrir outros “fenômenos” em um projeto social,se for tão bom professor como foi jogador estaremos garantidos.

Ligue-ce

Quo Vadis Ferroviário ?


Para onde vais Ferroviário,a pergunta é feita não só pelos seus torcedores como por todos os que gostam de futebol.
Um dos times mais tradicionais do futebol cearense,o ultimo a se interpor entre Ceará e Fortaleza,o Ferroviário está numa situação nunca imaginada no inicio da temporada,apenas com quatro pontos conquistados,derrotas sobre derrotas,péssimo futebol praticado,treinador que diz que sai,mas fica e que ainda é dirigente,bons jogadores,mas que parecem ter começado agora a jogar tal é a falta de concentração em campo.
Perante tudo isto as derrotas tem sido copiosas,vergonhosas mesmo,é difícil mesmo quantificar o tão baixo que o time caiu,o Tubarão da Barra está doente e se não houver um tratamento urgente logo se tornará cadáver e a queda para a segunda divisão será uma realidade.
Os jogos que faltam para o final do primeiro turno não são nada favoráveis ao time,Icasa,ainda pensando no tope quatro e Horizonte ainda com as mesmas esperanças,são os adversários que se seguem e que por certo não farão a vida fácil a um time que vive sobre brasas.

A historia do futebol está cheia de times assim,são grandes,caem e desaparecem deixando um rastro de saudade aos seus torcedores e com o tempo até mesmo esses são esquecidos,mesmo no futebol cearense se pode encontrar muitos desses exemplos,basta recordar alguns dos campeões que nunca mais voltaram a pisar os gramados,como o Maguari ou o Orion times que foram campeões em 1929 e 1930 e que nunca mais se ouviu falar deles,o Maguari ainda foi campeão em 1944,mas depois desapareceu,ainda tivemos Tramways em 1940 e os calouros do Ar em 1955,em 1956 foi a vez do Gentilandia,em 1966 foi a ultima vez que um dos três grandes ganhou,o America de Fortaleza levou e todos os times eram de Fortaleza e todos já desapareceram.
Queremos crer que essa não será a historia do Ferroviário,mas medidas urgentes são necessárias para que o Tubarão se mantenha vivo.

Ligue-ce

Onde está o Estádio?

Foto: Arquivo Tome Gomes

Projeto de sempre em Maranguape, iniciado no inicio dos anos noventa sob a gerencia de Pedro Câmara, o estádio Moraisão, atravessou toda a historia política do município recente. Nos últimos anos uma nova polemica sobre esse espaço esportivo inacabado, voltou a inquietar os torcedores maranguapenses que vêem mais uma vez o espaço onde poderiam vibrar com o seu time ser esquecido e passado para trás por quem tem responsabilidade de acabar sua construção.

Um pouco de historia sobre o Moraisão
No segundo mandato de Pedro Câmara, a rampa de lixo que existia na zona onde está hoje o estádio foi adquirida pela prefeitura da imobiliária Jereissati. Depois de murar todo o entorno do espaço se seguiram as terraplanagens e os projetos de engenharia, elétrico, drenagem e arquitetura, já no mandato de Raimundo Matos. Posteriormente no mandato de Marcelo Silva foi edificado o lance da arquibancada existente e se completaram as obras de iluminação com verbas vindas de Brasília através Raimundo Matos, agora como deputado federal e sempre com a contrapartida por parte da prefeitura de Maranguape de 10% do valor da obra.

Já no mandato de Eduardo Gurgel foi proposta a conclusão do projeto iniciado á praticamente vinte anos antes, estávamos no segundo mandato de Eduardo Gurgel. Aqui começam as divergências sobre o que aconteceu verdadeiramente para que o estádio Moraisão se esteja a tornar uma obra inacabada á tanto tempo. Foi proposta à prefeitura uma verba através de emenda parlamentar por Raimundo Matos, cerca de 600 mil reais, para a conclusão do estádio que passaria a ter perto de vinte mil lugares sentados.

A Polêmica
Segundo Raimundo Matos em Novembro de 2008 a cerca de 2 meses do final do mandato de Eduardo Gurgel e como este não depositava o valor correspondente a contrapartida da prefeitura, foi avisado pelo ministério do planejamento que a verba se iria perder se não fosse remanejada para outro município, como Maranguape não se mostrava disponível, a transferência para outro município no caso Horizonte, foi a solução encontrada para que essas verbas não fossem perdidas.

Ainda segundo Raimundo Matos o município nem no seu orçamento tinha essa verba de contrapartida prevista o que, ainda segundo o deputado demonstrava o completo desinteresse na persecução da obra.

Ainda questionado sobre se depois da eleição de George Valentim não poderia ter procurado solucionar a situação com o novo prefeito, Raimundo Matos afirma que, como o senador Inácio Arruda e o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, prometeram a vinda do estádio para Maranguape, com a maior brevidade, durante as eleições para a prefeitura, ele não se tinha mais metido nesse assunto, preferindo esperar para ver quando virá a obra.

Impunha-se então falar com o outro ator desta polemica e inacabada obra, Eduardo Gurgel, hoje chefe de gabinete de George Valentim e na época prefeito do município.

Segundo o ex-prefeito a historia é um pouco diferente da contada por Raimundo Matos.

Quando foi enviado para a Caixa Economica o valor da contrapartida para a vinda da emenda parlamentar se deparou com a mudança da emenda de Maranguape para Horizonte, sem nenhum aviso prévio ou qualquer outra explicação.

Outra conclusão é a que advém da votação de Raimundo Matos em Horizonte, na eleição de 2002 apenas teve 50 votos, já na eleição de 2006 atingiu quase os 5000, e há aqui um conflito de datas com informações por parte dos entrevistados.

Mas afinal, quando vem o Estádio?
Quanto á promessa feita pelo ministro do esporte Orlando Silva a George Valentim, “que o estádio viria até ao final do ano,” a explicação foi dada pelo secretario responsável pela área do esporte, Adriano Teixeira da FITEC, segundo este responsável devido a Copa os pedidos de estádios para varias cidades eram tantos que todos foram suspensos, já o chefe de gabinete e um dos intervenientes principais desta historia, nada disse sobre a vinda da conclusão do estádio.

Também o Deputado Chico Lopes deu alguma luz sobre o assunto numa reunião em que apresentou as suas propostas de candidatura para o esporte, ao afirmar que o estádio viria, mas que primeiro a burocracia da federação tinha de ser vencida.

Quando vem não se sabe e mesmo essa explicação envia para um futuro muito obscuro a conclusão do Moraisão que vai continuar no estado em que se encontra, numa degradação rápida e que em breve será irrecuperável.

Outras questões sobre o futuro
Ainda sobre o loteamento dos terrenos que teoricamente seriam para estacionamento, nada conseguimos concluir, já que todos os atuais responsáveis remetem para a imobiliária proprietária dos terrenos, no entanto as licenças de construção são passadas pela prefeitura.

Assim o Moraisão se um dia for construído naquele espaço terá graves problemas de estacionamento a menos que este seja construído debaixo das arquibancadas como se faz nos modernos estádios, mas esse tipo de obra encarece fortemente todo o projeto, veremos como fica no final.

Ainda sobre se o projeto contempla uma pista olímpica de atletismo, como no projeto de arquitetura inicial, sem conseguirmos certezas, até porque nos parece que ninguém as tem, a informação é que não haverá essa pista dentro do estádio, mas que será construído um parque de esportes junto ao Fórum da cidade. Falta saber se as medidas dessa pista podem permitir competições oficiais, é que apesar de haverem novas quadras no município, construídas pelo governo do estado, nenhuma tem medidas corretas e, portanto não podem ser usadas em competições oficiais. Sobre para que serve ter medidas oficiais, é claro que se as autoridades maranguapenses responsáveis pelo esporte querem realmente desenvolver o esporte, será inevitável que se o esporte for realmente trabalhado como deve, realizar competições oficiais será inevitável. Do contrário, a FITEC estará apenas construindo uma pista de atletismo para “encher lingüiça” e dar uma satisfação à população.

Teremos uma das sedes da Copa do Mundo em Fortaleza, Maranguape é um local privilegiado com condições atmosféricas únicas na região, porém não tem nenhum parque esportivo que possa albergar um time na sua estadia no Ceará, nem centro de estagio, nem hotelaria, nem nada que possa oferecer para cativar uma seleção ou criar condições para chamar torcedores a virem gastar o dinheiro que trazem para a Copa, a pergunta fica, se vai perder esta oportunidade única?

A terminar, você sabe por que o Moraisão tem esse nome? Chama-se assim porque Gilvan Morais cedeu graciosamente toda a maquinaria para a terraplanagem no inicio das obras do estádio, mal ele sabia que essa obra que carrega o seu nome se tornaria numa disputa política, passados todos estes anos.
Jornal O Esporte

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Maranguapense José Lito foi campeão do Piocerá

O maranguapense José Lito, funcionário da Micrel Benfio, indústria têxtil de cidade sagrou-se campeão do Piocerá 2011, na modalidade Bike, categoria Over 50.
O atleta foi noticia no caderno de Esporte do Jornal O Povo. Veja a reportagem abaixo:

Fôlego de garoto
Ele já jogou futebol, mas foi no ciclismo onde se realizou no esporte. Campeão do Piocerá 2011 na modalidade Bike, categoria Over 50, o cearense José Lito, de 53 anos, dá um exemplo quando o assunto é disposição. Funcionário de indústria têxtil em Maranguape, a terra natal, ele ainda encontra energia para treinar.
Atleta da categoria mountain bike, José Lito exibe títulos expressivos, como o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike na categoria Master, no ano passado. “Jogava futebol. Sempre gostei de praticar esporte. Estou no ciclismo desde 1992 e participo de competições sempre que posso”, afirmou.
O cearense de Maranguape acrescenta que o trabalho dificulta os treinos diários. Por isso, no fim de semana, a carga de treinos é mais pesada. “Quando vou treinar, tento recuperar o tempo perdido. Cheguei a pedalar duas horas seguidas subindo a serra”, ressaltou José Lito.

Viagens
Mas as dificuldades não se tornam empecilho para a carreira como atleta. A questão financeira para viabilizar as viagens nas competições fora do Ceará sempre é encarada com determinação. Na disputa do Campeonato Brasileiro do ano passado, no Paraná, José Lito recebeu as passagens aéreas da Secretaria de Esporte do Estado. “Não tenho patrocínio fixo”, reforçou.
Quando as disputas são em estados vizinhos, o apoio vem até de amigos. José Lito competiu no Paraná com uma bicicleta emprestada. A dele estava quebrada e precisava de reparos.
Os bons resultados, como o título conquistado no Piocerá na semana passada, são uma prova que o atleta de Maranguape ainda tem fôlego para novos desafios. “Gosto do que faço”. (Rogério Gomes)

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Esportes

Pedaladas Noturnas pelas ruas de Maranguape

Foto: Arquivo FITEC

Com saida de frente ao Teatro Municipal de Maranguape, no centro da cidade, a Prefeitura de Maranguape por meio da FITEC realizou mais um passeio ciclístico noturno pelas ruas do centro da cidade e de bairros adjacentes, iniciando as 19h, nesta quinta, dia 03/02.

O primeiro passeio ciclístico aconteceu em 19/11, com saída de frente a Casa de Cultura Capistrano de Abreu e, diferente do primeiro, este passeio contou com aproximadamente 50 ciclistas que fizeram um percurso um pouco mais longo. Iniciou na Rua Major Agostinho, sentido Praça da Guabiraba, seguindo pela Rua Napoleão Lima sentido Centro, passando ainda pelas ruas Walter Lopes, Dr, João Bezerra, Rua Cel. Antonio Botelho, Cel. Afro Campo, sentido Fórum Municipal, Rua Capitão Jeová Colares até a Escola Paulo Sarasate, retornando pela rua João Travasso com parada na Praça José Nildo, no bairro Outra Banda, seguindo pela rua Ten. Valdemar Pereira, retomando o acesso ao Teatro Municipal.

O maranguapense José Lito, Campeão do Piocerá 2011, na modalidade Bike, categoria Over 50, fez questão de participar do evento, incentivando a população a aderir a esta atividade que é tão saudável. Segundo o Presidente da FITEC, Adriano Teixeira, que também deu suas pedaladas, “a proposta da atividade é ser uma opção de lazer ciclística, saudável e gratuita para toda a população, sendo voltada para ciclistas de todas as idades e tipos de condicionamento físico.”

O passeio contou com o acompanhamento de um carro de apoio, de um carro de som, de batedores (ciclistas experientes que acompanham o grupo), de dois motociclistas e da viatura da Guarda Municipal de Trânsito de Maranguape, tendo a duração de 1h, em média, 10 km de extensão. Ao final do percurso foi feito um sorteio de uma bicicleta e o vencedor foi o ciclista Aliss Barbosa Saraiva, que recebeu o prêmio das mãos do campeão José Lito.

O Passeio Ciclístico Noturno é uma atividade organizada e monitorada pela Prefeitura Municipal de Maranguape por meio da FITEC - Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura, com a parceria da Guarda Municipal de Maranguape – Núcleo – NUTRANS.

Informações: 85 3369-9188

Cacimba do Padre rende bom treino na véspera do Nordestino Pro

Foto: Natinho Rodrigues

Nesta quinta-feira (10/02) a Cacimba do Padre mostrou por que é uma das praias mais desejadas por surfistas do Brasil inteiro. Durante todo o dia a “máquina de ondas” não parou de funcionar bombando muitos tubos para os cacimbeiros de plantão.

Mas, nem tudo foi festa. Muitos atletas foram forçados a oferecer suas pranchas à em sacrifício a Netuno e como meu amigo Sérgio Cavalcante diria, a ‘Promoção Cacimba do Padre: entre com uma e saia com duas’ durou o dia inteiro sendo contabilizadas mais de 15 pranchas quebradas somente hoje.
A equipe cearense está completa e todos que irão competir na 2ª Etapa do Nordestino Pro 2011 já estão na ilha.
Amanhã começam as emoções do evento e você poderá conferir tudo pelo Manobra Radical (http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/), que inclusive estará disponibilizando para seus internautas o link da transmissão ao vivo pela rede mundial de computadores.
George Noronha

Potiguar nota dez vence 1ª Etapa do Nordestino Pro em Paracuru

Foto: Natinho Rodrigues
Com uma atuação irretocável o potiguar Jhon Max faturou a primeira etapa do Nordestino Profissional de Surf, encerrado ontem nas ondas da Praia do Ronco do Mar, município de Paracuru e de quebra, engordou em R$ 8.000,00 sua conta bancária.
O jovem talento não tomou conhecimento dos adversários durante toda a competição, tendo inclusive arrancado uma nota 10.00 unânime dos árbitros no sábado. Contudo, foi na final que Jhon Max mostrou todo o seu talento e competitividade. Somando incríveis 18.03 de vinte pontos possíveis, ele simplesmente atropelou seus oponentes saindo na frente na corrida pelo título de Campeão Nordestino 2011.
O melhor cearense na etapa inaugural do certame nordestino foi Artur Silva. Ele, que até o ano passado competia na categoria Amador, comemorou bastante o vice-campeonato na sua primeira competição como profissional:
“Estou muito feliz, mesmo tendo ficado em segundo lugar. O Circuito Nordestino de Surf Profissional tem um nível altíssimo por isso, esse segundo lugar tem gostinho de vitória”, declarou Artur.
Em terceiro ficou o baiano Bino Lopes que mesmo tendo mostrado durante toda a competição um surf maduro e de alto nível não conseguiu encontrar seu melhor rendimento tendo de se contentar com um respeitável terceiro lugar. A maior surpresa da principal bateria do evento foi o fraco rendimento do surfista revelação do circuito brasileiro 2010, Alan Jhones (RN). Jhones, atual Vice-Campeão Brasileiro de Surf, não conseguiu se encontrar na bateria e completou o pódio na quarta colocação, que no final das contas não foi um resultado tão ruim assim.
Durante três dias a Praia do Ronco do Mar foi o palco para o show dos maiores surfistas do Nordeste e do Brasil. O grande público, a festa do sábado e as excelentes ondas que rolaram durante todo o evento, principalmente no domingo, abriram com o pé direito o Circuito.
Agora, o Nordestino de Surf Profissional segue para o Arquipélago de Fernando de Noronha, local onde será realizada a segunda etapa entre os dias 10, 11 e 12 de fevereiro. A Esmeralda do Atlântico, mais conhecida pelos surfistas como o Havaí Brasileiro, é a etapa mais charmosa e sofisticada do Tour Nordestino e o Diário do Nordeste já está de malas prontas para trazer para os leitores todas as emoções do Circuito Regional de surf mais rico do mundo.
George Noronha

Treino do Campeão Cearense de Quadriciclo-Agora, os amigos, as dunas, o freestyle e a adrenalina…

O Porto das Dunas e a Sabiaguaba escondem um tesouro de rara beleza. A trilha por sobre suas areias é uma experiência inigualável.
E ainda, na garupa de um quadricross freestyler, é emoção garantida.
Que o diga o fotógrafo Kid. Jr., que relatou já ter feito muita coisa radical, mas que nunca tinha sentido tanta adrenalina em toda sua vida.
Então vamos conferir mais alguns cliks do Kid Jr.
George Noronha

Fesk divulga Calendário 2011 do Circuito Cearense de Skate

A FESK, Federação de Skate de Estado do Ceará divulgou o calendário do Circuito Cearense de Skate 2011.  As novidades estão por conta de novas etapas que serão realizadas em locações que receberam pistas públicas e ainda não sediaram nenhum evento como Crato, Aracati e Caucaia.
“Nossa luta em 2011 será para fazer o Circuito com maior número de etapas na história do skate cearense. Várias cidades estão demonstrando interesse e acreditamos que todos que ascenaram disposição para sediar etapas continuem empolgados com o projeto”. Declarou Elizeu Barros, Presidente da FESK.
Agora, só nos resta esperar e torcer para que em 2011 o skate cearense continue sua escalada ascendente rumo ao topo do esporte no cenário nacional e internacional.
Etapa
LOCAL DA ETAPA E DATA
PISTA PÚBLICA DO COCÓ-FORTALEZA
26 E 27 DE MARÇO
PISTA PÚBLICA DE MARACANAÚ
23 E 24 DE ABRIL
PISTA PÚBLICA DE CANINDÉ
28 E 29 DE MAIO
PISTA PÚBLICA DE AMONTADA
25 E 26 DE JUNHO
PISTA PÚBLICA DE CAUCAIA
30 E 31 DE JULHO
PISTA PÚBLICA DE ARACATI
27 E 28 DE AGOSTO
PISTA PÚBLICA DE SOBRAL
24 E 25 DE SETEMBRO
PISTA PÚBLICA DO CRATO
29 E 30 DE OUTUBRO
 Obs: calendário sujeito à alterações, de acordo os patrocínios e apoios locais.
 Francisco Elizeu Barros dos Santos
Presidente da FESK.
Fone: (85) 8746-0350.