quinta-feira, 7 de julho de 2011

Reportagem revela que custos de estádios da Copa são 'chutes'

Fonte: D24am.com
O ‘Estadão’ destacou que após explicações do Governo do Amazonas, a CGU constatou que permanecia sobrepreço de R$ 76,4 milhões no orçamento.
Os cálculos de custos para os estádios da Copa do Mundo de 2014, entre eles o da Arena da Amazônia,  foram feitos na base do ‘chutômetro’ e resultaram no estouro do orçamento das obras, segundo matéria do jornal ‘O Estado de S. Paulo’. De acordo com o ‘Estadão’, mesmo incompletos, os projetos básicos, que devem detalhar a obra ou serviço, foram utilizados para justificar o rombo no orçamento.
O jornal aponta a superficialidade do projeto básico da Arena da Amazônia, o que levou a  Controladoria Geral da União (CGU) a detectar sobrepreço de R$ 85 milhões e observou que o plano da estrutura metálica da cobertura não estava detalhado o suficiente para determinar a quantidade de aço necessária.

O ‘Estadão’ destacou que após explicações do Governo do Amazonas, a CGU constatou que permanecia sobrepreço de R$ 76,4 milhões no orçamento. “A situação de Manaus e do Maracanã é de um despreparo, de uma deficiência que parece proposital. O Brasil não aprendeu com o Pan (Jogos Pan-Americanos de 2007, cujo orçamento estourou)”, criticou o  procurador do Ministério Público Federal (MPF) Athayde Ribeiro Costa, coordenador do grupo de trabalho do órgão para a Copa de 2014.

O coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa de Manaus,  Miguel Capobiango, disse ao jornal que o projeto básico foi suficiente. “Agora, no projeto executivo, há preocupação de detalhar o máximo uma obra dessa magnitude”, observa.

A reportagem cita, ainda, que o caso de Brasília é emblemático do ‘voo cego’. O governo do Distrito Federal alega que o novo Mané Garrincha vai custar R$ 671 milhões. Mas nesse orçamento não constam cobertura, assentos, catracas e, pasmem, gramado e trave. “O preço final desse estádio é uma grande interrogação, que ninguém sabe responder”, criticou o promotor Ivaldo Lemos Júnior, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

“Se fez licitação e excluiu o assento, iluminação e gramado, não pode atribuir à Fifa a responsabilidade, porque a Fifa estabeleceu que tem de ter iluminação, gramado, assento. Se alguém eventualmente fracionar a licitação por conveniência, que assuma a responsabilidade”, disse ao jornal o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Na comparação Maracanã x Mineirão, o projeto básico do estádio carioca era tão superficial que só apresentava 37 plantas, contra 1.309 do mineiro, que também passa por reforma. Além disso, as autoridades do Rio apresentaram cinco elementos no projeto básico, contra 30 de Belo Horizonte.

Começa a briga mais aguardada do Rio-2016

O COB iniciou o processo de licitação para o fornecedor de material esportivo do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016. Essa será uma das disputas mais aguardadas do meio esportivo com relação à Olimpíada no Brasil.
Adidas, Nike e Olympikus são as três marcas que mais têm interesse nessa licitação. Já reservaram alguns milhões para desembolsar caso adquiram o direito de vestir o time brasileiro no Rio-2016.
Por trás dessa licitação está também uma regra do COI, que obriga o país-sede dos Jogos a rever todos os seus contratos de patrocínio com seis anos de antecedência do evento.
Vale lembrar que muito da força da Olympikus no esporte brasileiro vem exatamente do contrato firmado com o COB em 1999, pouco antes dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg. Agora, porém, a história promete ser diferente. Nas duas últimas Olimpíadas, a Adidas conseguiu levar a melhor sobre os concorrentes, vestindo os atletas da Grécia e da China. E será assim também em Londres, com a Grã-Bretanha trajando as três listras. Em 2000, a Nike foi quem vestiu a equipe da Austrália, na primeira edição em que valeu a regra de um único fornecedor para os uniformes de pódio do país-sede.
O contrato é o mais importante dos Jogos exatamente por ser o fabricante de material esportivo o único a ter direito de expor a sua marca na arena do evento. A briga mais aguardada do Rio-2016 só deve terminar, porém, em outubro, após o Pan de Guadalajara.
por Erich Beting

Fortaleza chama torcida para compensar patrocínio

EDUARDO LOPES
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP
O Fortaleza esteve próximo de fechar um patrocínio máster por duas vezes nos últimos meses, mas não conseguiu assinar o contrato e já não conta mais com uma empresa que atinja as suas expectativas financeiras. Para seguir forte na Série C do Campeonato Brasileiro, o clube resolveu acionar seus torcedores para conseguir aumentar a receita.

A primeira vez que esteve próximo de fechar um contrato foi com a Foxlux, que afirmou não ter verba para este ano. Saiu da negociação com a promessa de fazer um acordo com o clube para 2012. Em seguida, foi a vez da Nacional Gás, que patrocinou a equipe no primeiro semestre, não aceitar os valores, após as negociações se alongarem.

O clube busca uma empresa que pague R$ 50 mil por mês. Ainda não a encontrou, mas viu nos seus torcedores uma solução. Para arcar com os gastos de junho, fez um amistoso com o Trairiense. Conseguiu colocar 13 mil pessoas no estádio e arrecadou R$ 180 mil.

Para a Série C, a idéia é aproveitar que o estádio Presidente Vargas já finalizou sua reforma e reabriu para mais de 20 mil pessoas. Com vídeos na internet e anúncios do presidente do clube, Francisco Baquit, chamando os torcedores para a arena, o Fortaleza almeja lotar a arena nos cinco jogos da primeira fase.

O clube também lançou algumas ações para arrecadar. Com a idéia de chamar o torcedor para “patrocinar” a equipe na Série C, a diretoria colocou à disposição um mural na sede do Fortaleza para os torcedores comprarem um azulejo com o seu nome. A expectativa é arrecadar R$ 800 mil com o projeto.

Outra fonte de renda esperada é em uma cartela que levará um torcedor para ver a estréia da Série C, contra o CRB, junto com a delegação do time. A pessoa compra uma cartela por R$ 50,00 e torce para ser sorteado e conseguir acompanhar a equipe até Maceió. Com a iniciativa, espera-se ganhar R$ 200 mil.

Quanto ao patrocínio, o cenário não é do mais otimista, mas, segundo o diretor de marketing do clube, Demétrius Coelho, há como converter a situação com pontuais. “Nós até preferimos vender por jogo nesse momento. Com televisão, podemos conseguir até R$ 10 mil por partida”, afirmou.

Problema solucionado, apenas no fornecimento de material esportivo. O clube perdeu a Lotto, mas já conseguiu fechar com um substituto. Trata-se de Stadium, linha popular do grupo Cambuci, dona da Penalty.

Jogos Pan-Americanos de 2011

Fonte: wikipedia

A cidade sede dos Jogos Pan-Americanos de 2011, Guadalajara, foi escolhida por votos unânimes em 2006, sendo Guadalajara a única cidade oficialmente candidata na disputa. Seguindo o rodízio informal da ODEPA (América do Sul, América do Norte, América Central), os jogos de 2011 acontecerão na América do Norte. Os jogos têm abertura oficial no dia 14 de outubro e encerra-se no dia 30 do mesmo mês.
Outras potenciais candidatas foram as cidades norte-americanas de San Antonio (que perdeu a disputa para os Jogos Pan-americanos de 2007 para o Rio de Janeiro) e Detroit, que não participaram da disputa para não influenciar a então candidatura de Nova Iorque aos Jogos Olímpicos de 2012.

Modalidades
Além dos 26 esportes disputados nos Jogos Olímpicos, foram incluídos no programa de 2011 o rugby, o raquetebol e a pelota basca. O futsal que havia estreado nos Jogos de 2007, foi excluído pela ODEPA. A Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) completa o programa dos Jogos de acordo com os pedidos da cidade-sede, e das Federações Internacionais Esportivas.
São 42 países das Américas afiliados ao COI, Comitê Olímpico Internacional, que estão aptos para participar dos Jogos Pan-Americanos de 2011.
O jornal O Esporte estará de olho e trará mais notícias, como também relatório final da participação brasileira nas competições.
Carlos Lopes

segunda-feira, 4 de julho de 2011

HUGEL SUB 20 RELEASE FINAL

Foto: Everardo
A Praia do Icaraí mais uma vez foi palco para o show da nova geração do surf cearense. Durante o final de semana, os principais nomes do surf amador disputaram entre si a boa premiação oferecida aos campeões do Circuito Hugel Sub 20. E quem subiu no lugar mais alto do pódio na categoria Sub 20, a principal do evento, foi o radical Thomas Demétrio.
Entretanto, quem comemorou a conquista do circuito foi o atleta da Abreulândia Adriano Santos que voltou pra casa na moto zero km, oferecida ao grande campeão.
“Estou muito feliz com essa conquista, pois, estava precisando de um resultado. Esta foi uma das melhores premiações que já recebi na carreira e vai me ajudar muito no meu projeto de virar profissional”, declarou Adriano.
Além de Adriano, outros atletas também comemoram a conquista dos títulos em suas categorias como Saulo Barros que faturou a Sub 16 e Rafael Tigrão na Sub 14 e Sub 12.
Entre as meninas, os destaques da competição ficaram por conta de Taís Almeida, vencedora desta etapa nas categorias Sub 14 e Sub 20, e da atual Campeã Brasileira, Larissa dos Santos, que foi a grande campeã do circuito nestas duas categorias faturando uma passagem para o paraíso do surf brasileiro, Fernando de Noronha.
Para o organizador do evento, Marcelo Bibita, o circuito foi um sucesso, pois, conseguiu reunir os principais nomes do surf amador cearense em torno e um evento concebido para valorizar as novas gerações:
“O Ceará sempre foi reconhecido como celeiro do surf nacional. Atletas como Silvana Lima, Tita Tavares, Messias Félix e muitos outros foram forjados dentro de campeonatos amadores e é por isso que temos de valorizar cada vez mais essa categoria. Esse é o principal objetivo da Associação de Surf de Caucaia em parceria com a Federação Cearense de Surf. Agora, é só esperar para conferir a próxima edição desse circuito que trará várias novidades”, declarou Bibita.
A 3ª Etapa do Circuito HUGEL Sub 20-Taça Esther Góis foi Apresentado por SURFBEAT e contou com os Patrocínios de HUGEL Surf Wear, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Caucaia. Apoio: Blocos TECCEL, DIAS Surf Boards, Sam Eventos, BALY GRIP, Reggae Clube, D’COFIBRAS, Pereira Imóveis, US1 Motos e Made Pratas. A Cobertura ficou por conta dos sites emfocosurf.com.br, conexaosurf.com.br e cearasurf.com.br , Blog Manobra Radical/Jornal Diário do Nordeste, Revistas Wave Wind, Feeling e Beach Show, Zona Radical e Fortal FM. Realização: ASC e FCS.
Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.