segunda-feira, 28 de março de 2011

MÃOS QUE VOAM

Foto: Divulgação
Matéria: Diário do Nordeste on line
A performance dos cadeirantes contribuiu para que o time do Ceará brilhasse na abertura do circuito regional 2011
Eles competem como cadeirantes no atletismo paraolímpico -, nas provas dos 100 e 400 metros. E exatamente nos 400, ontem, os paratletas cearenses Franklin Cunha e Humberto Lima Henriques protagonizaram acirrado duelo na briga pela medalha de ouro da competição.
Humberto largou na frente. Franklin reagiu e passou o colega. Mas eles cruzaram praticamente juntos a linha de chegada dos 400m da etapa de abertura do Norte/Nordeste do Circuito Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação. E Henriques garantiu o terceiro ouro nesse evento.
O N/NE, que começou no sábado passado com a natação no Náutico e atletismo e halterofilismo no Estádio de Atletismo e no Ginásio Poliesportivo da Unifor, foi encerrado, ontem.
Surpresa
"Foi uma corrida boa. Para mim foi até uma surpresa, já que a minha especialidade são os 100 e 200m. Mas o Franklin sempre foi um incentivo para mim nos 400 e o objetivo é esse mesmo, a gente correr bem e chegar junto", disse Humberto Henriques após a prova. Humberto e Franklin estão garantidos na primeira etapa nacional do Circuito Paraolímpico de 2011, em agosto, também em Fortaleza.
Estreia
No primeiro dia do N/NE Paraolímpico, no sábado, os cadeirantes da Associação dos Deficientes Motores (ADM/CE), Humberto, Franklin e Maria de Fátima Fonseca Sales já tinham brilhado. O primeiro faturou ouro nos 100 e 200m. Franklin foi ouro nos 800m e Maria de Fátima Fonseca Sales, do projeto Mãos que voam, tocado por Franklin, foi ouro e bateu o recorde nos 200m, tempo de 38s.
E, ontem, a estrela do projeto Mãos que voam foi a cadeirante Marciana Teixeira, medalha de ouro nos 400m/T54, com 1m14s55, novo recorde brasileiro. Maria de Fátima foi prata e Dayane Clésio ganhou bronze.
Outro recordista
Outro recordista cearense no N/NE Paraolímpico foi Francisco Jefferson Lima. No sábado ele conquistou a medalha de ouro do lançamento do disco, com marca de 35m51, novo recorde da prova. Jefferson ainda foi prata no lançamento do dardo e no arremesso do peso.
NÁUTICO ATLÉTICO CEARENSE
Inclusão também na piscina
Além do atletismo, a natação paraolímpica também foi cenário para o brilho das estrelas cearenses. Nas provas de sábado e domingo no Norte/Nordeste do Circuito Caixa Brasil, realizadas nas piscinas do Náutico Atlético Cearense, destaque para o fera Edivaldo Prado, que faturou seis ouros e um bronze nos dois dias de competição. "Me sinto um exemplo para outras pessoas com deficiência, pois elas podem ver que o esporte é uma eficaz ferramenta de inclusão social. Agradeço a Deus pelos bons resultados".
Herbert de Souza, técnico do Centro Paradesportivo Edivaldo Prado, ressalta que há uma evolução durante as competições. "Tivemos treze atletas nesta etapa Norte/Nordeste, mais que o dobro do ano passado. E esta evolução também reflete nas medalhas". Ele lembra que a instituição, sediada em Maracanaú, tem 370 vagas para desenvolver trabalho com paratletas.
Além de merecer os méritos da medalha de bronze nos 150m medley, o nadador Henrique Gurgel também se destaca na organização da Associação Cearense de Esporte Adaptado (ACEA), que, com apenas três meses de existência já conta com núcleos em Sobral, Cascavel e Fortaleza. "Tivemos 26 atletas inscritos nesta competição. Classificamos para a etapa nacional do Circuito, que acontece em agosto, aqui em Fortaleza e valerá também como segunda seletiva do ParaPan".
MOACIR FÉLIX
REPÓRTER

Primeiro perde, segundona se revoluciona


O grande confronto de primeiros se deu este final de semana, o Trairiense recebeu o Maracanã e perdeu, não só o jogo como a liderança e ainda a invencibilidade, que agora só o Maracanã tem.

O jogo foi muito disputado e só depois dos da casa acharem que o empate estava de bom tamanho é que o Maracanã correu atrás da vitoria e saiu de Trairi com o primeiro lugar na tabela,tudo isto no meio do campeonato, falta uma rodada para o retorno.

Na outra ponta o Pacatuba continua a se afundar e agora está sozinho já a três pontos do seu imediato adversário de tabela, o Tauá que também perdeu neste final de semana em que a tabela geral ficou mais confusa ainda.

É que se os dois primeiros Maracanã e Trairiense estão relativamente seguros, todos os outros entre o terceiro, o Uniclinic, e o sétimo, o Maranguape, existe apenas um misero ponto de diferença, está portanto a ferro e fogo a competição pelos primeiros lugares e mesmo entre o décimo primeiro, o Tauá e o oitavo, o Caucaia, existem apenas dois pontos de diferença, o que deixa até a descida de divisão uma guerra sem quartel.

Só mesmo o Pacatuba parece ter baixado os braços.

Pesar de tudo ainda só chegamos a metade da disputa e tudo pode ainda acontecer.
Eis os resultados e a classificação na 10ª Rodada, bem como a próxima rodada.

10ª RODADA
São Benedito 1 x 0 Juazeiro
Trairiense 1 x 2 Maracanã
Maranguape 1 x 0 Uniclinic
Boa Viagem 1 x 0 Tauá
Crateús 4 x 3 Pacatuba
Arsenal 0 x 1 Caucaia


Pos. Clube P J V E D GP GC S
1º Maracanã 20 10 5 5 0 17 9 8
2º Trairiense 19 10 5 4 1 17 8 9
3º Uniclinic 16 10 5 1 4 12 11 1
4º Crateús 16 10 4 4 2 16 11 5
5º Boa Viagem 16 10 4 4 2 12 10 2
6º São Benedito 15 10 4 3 3 9 10 -1
7º Maranguape 15 10 4 3 3 9 11 -2
8º Caucaia 10 10 3 1 6 11 16 -5


11ª RODADA
02/04/2011 (16:00) - Pacatuba x Caucaia
02/04/2011 (16:00) - São Benedito x Arsenal
02/04/2011 (16:00) - Tauá x Trairiense
02/04/2011 (16:00) - Juazeiro x Crateús
03/04/2011 (16:00) - Boa Viagem x Maranguape
03/04/2011 (16:00) - Maracanã x Uniclinic




Ligue-ce com Tomé Gomes – texto e foto

FIFA avisa Brasil que está pior preparado do que a África do Sul


Joseph Blatter alertou para o «risco de nem o Rio de Janeiro, nem São Paulo poderem organizar jogos» caso os preparativos não sejam acelerados, para terem os estádios com as condições adequadas.
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, alertou hoje o Brasil para o fato de estar pior preparado do que a África do Sul a três anos de organizar o Campeonato do Mundo de futebol.
«O Brasil está atrasado em comparação com a África do Sul no mesmo período. Em 2007, a três anos do Mundial2010, os sul-africanos estavam mais avançados que os brasileiros estão hoje», avisou.
Blatter lembrou que «faltam só três anos» para o Mundial2014 e dois para a Taça das Confederações, «que deve ser um treino para o grande evento».
Por isso mesmo, o dirigente alertou para o «risco de nem o Rio de Janeiro, nem São Paulo poderem organizar jogos» caso os preparativos não sejam acelerados, para terem os estádios com as condições adequadas.
O Brasil apresentou 12 recintos para o mundial, mas Blatter desaconselha a redução desse número, considerando que as cidades sede não entenderiam por que lhes era retirado esse direito agora.
«O que há a fazer é despacharem-se e acelerar os preparativos. O campeonato do Mundo é amanhã e os brasileiros pensam que é depois de amanhã», ironizou.
Joseph Blatter revelou ainda que no congresso da FIFA em 2012 vai ser debatida a questão das novas tecnologias no apoio ao futebol, nomeadamente a que permite saber se uma bola entrou ou não na baliza.
«O sistema deve ser preciso, rápido e fácil de instalar e utilizar. atualmente, não há nenhum sistema que reúna todas estas condições, ainda que haja dois ou três que se aproximam. Vamos esperar pela primavera de 2012 e decidiremos se aceitamos ou não um sistema», informou.
O dirigente revelou que a federação inglesa já se manifestou disponível para testar um sistema desses na segunda ou terceira divisão, mas que o processo ainda não começou.
Blatter, que está na direção da FIFA há 36 anos (17 como vice-presidente e 17 como presidente), escusou-se a falar da possível recandidatura à liderança que dirige o futebol mundial.

Ligue-ce com Sapo Desporto