sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Público aumenta percepção dos esportes

Fonte: Portal Máquina do Esporte, São Paulo-SP
Golfe, vela e hipismo são esportes de elite. Já o futebol é para a massa. O que antes sempre foi uma interferência do mercado agora ganha embasamento teórico. A pesquisa Sport Track, feita com 4 mil pessoas no Rio de Janeiro e São Paulo em dezembro do ano passado e cujos resultados a Máquina do Esporte obteve acesso exclusivo, aponta que cada vez mais o consumidor está atento para os atributos relacionados aos esportes.
O levantamento feito pela empresa Enter Track mostra que o torcedor tem feito cada vez mais distinções entre as características das modalidades. A Fórmula 1, por exemplo, foi o esporte líder em associação com o atributo "tecnologia", desbancando o futebol. No quesito "saúde", a liderança ficou, pelo segundo ano consecutivo, com a natação, à frente também do esporte mais popular do país.
"Essa vitória da F1 é uma prova que o cidadão não conhece apenas o futebol e sabe reconhecer o significado dos atributos", diz Rafael Plastina, executivo idealizador da Sport Track.
Entre os 14 atributos mensurados pela pesquisa, outro destaque é o relacionamento das modalidades com a palavra "riqueza". Futebol, golfe, Fórmula 1 e hipismo foram esportes citados como merecedores de tal caracterização.
"Os resultados refletem essa nova tendência de amadurecimento e discernimento do consumidor brasileiro. Várias são as razões, mas seguramente a fragmentação das mídias, o maior acesso à informação e também à escola contribuem para isso", afirma Plastina.
Segundo o executivo, os resultados mostram que é necessário um maior aprofundamento por parte das empresas na hora de escolherem a modalidade a ser investida. Só assim será possível obter um maior retorno sobre o investimento.
"Com a confirmação da "sofisticação" dos consumidores é necessário que patrocinadores, donos de eventos, executivos planejem muito bem suas estratégias para que possam ter êxito em suas pretensões junto ao esporte", afirma o executivo.
Para complementar o estudo e poder fazer o cruzamento dos resultados, a Sport Track também perguntou aos entrevistados quais marcas eles associavam a cada atributo. Os resultados serão apresentados nos próximos dias pela Máquina do Esporte.
A Sport Track é uma pesquisa realizada todo ano com o objetivo de mapear as relações dentro da indústria do esporte no Brasil, gerando informações técnicas e estatísticas para auxiliar a tomada de decisões do investimento no esporte. Com 2 mil entrevistas no Rio e 2 mil em São Paulo, o levantamento tem margem de erro de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
IBM – Instituto Brasileiro de
Marketing Esportivo

Corrida Internacional de São Silvestre

O poster é de Marilson dos Santos, um dos maiores exemplos positivos do atletismo brasileiro, e esperanca de vitoria entre os homens nete ano. O Ceará estara representado pelos 102 cearenses que partiram em dois onibus patrocinados pela SESPORTE.
A Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua no Brasil, realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, dia de São Silvestre (data de morte do papa da Igreja Católica, canonizado também neste dia, anos depois, no quarto século da Era Cristã) e de onde vem o seu nome.
A corrida tem um percurso de 15 km, menos da metade de uma maratona, mas com quase todas dificuldades de uma devido a fatores como o intenso calor do verão brasileiro e os obstáculos geográficos a serem superados pelos participantes. Desidratação e insolação, entre outros, não são fatos raros tanto entre os profissionais como entre amadores, a grande maioria dos participantes.
Jornal O Esporte

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Quem sucede a Carlos Sainz e Cyril Desprès?

Dakar 2011 começa sábado

Está à porta mais uma edição do Dakar, numa aventura que começou em 1977, quando Thierry Sabine se perdeu no deserto líbio, durante um rali entre Abidjan e Nice. Salvo das areias do deserto 'in extremis', regressou a França com um fascínio enorme pelo deserto, que transformou na prova que todos hoje admiramos, o Dakar: "Um desafio para os que vão, um sonho para os que ficam para trás.".

Pelo terceiro ano consecutivo na América do Sul, pela frente estão cerca de nove mil quilómetros de dunas, pó, calor e frio. Nos autos, a VW e BMW são claramente favoritas, e nas motos o duo Marc Coma/Cyril Després têm a primazia. Mas será que não acontece uma surpresa.
O Brasil este ano leva dez pilotos,mas as condiçoes de brilhar nos lugares top são poucas,a esperança é que a resistencia das maquinas seja maior que a dos seus adversarios, Spinelli é o grande favorito a um lugar nos dez mais ou mesmo nos cinco primeiros,o que seria um sonho tornado realidade.

VW/BMW nos autos

Poucos duvidam que a luta pela vitória nos autos se vai cingir às duas equipas oficiais da VW, que é claramente a favorita e a BMW, através da semi-oficial X-Raid. Na Volkswagen, a mesma equipa do ano passado, com Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah, Mark Miller e Giniel de Villiers. O VW Race Touareg foi alvo de várias evoluções, como o motor, que cujo bloco 2.5 TDi debita agora 310 cavalos de potência para um binário melhorado.

Na BMW Stéphane Peterhansel parece ser o único piloto capaz de lutar pela vitória. Krzysztof Holowczyc, Leonid Novitskiy, Orlando Terranova , Ricardo Leal dos Santos e Stephan Schott integram a X-Raid, num conjunto em que constam os vencedores da Taça do Mundo de TT e Taça FIA de Bajas esta temporada. Guerlain Chichérit corre com o novo Mini All4 Racing. Ao contrário do que sucede com a VW, onde Sainz, Al-Attiyah e de Villiers têm condições de vencer, já na BMW não parece que Holowczyc ou Novitskiy ou mesmo Ricardo Leal dos Santos possam substituir Peterhansel nesse papel. Bons resultados, sim, dependendo do desenrolar da prova, mas vitória...

A ausência da JMB Stradale é minorada pela presença da Hummer e da Nissan, ambas a nível semi-oficial, com Robby Gordon ainda e sempre apostado em ser o primeiro norte-americano a vencer o Dakar e Nani Roma a 'sacar um coelho da cartola' nos descontos ao herdar o carro preparado para Freddy Loix.
Os nossos pilotos nos carros tem uma tarefa muito dificil pela frente, destaque para a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi Brasil, campeões do Rali dos Sertões de 2010 e que treinaram no Marrocos visando a edição do Dakar. Spinelli faturou o melhor resultado de um brasileiro na história da competição, décimo colocado na classificação geral de 2010.

Klever Kolberg não teve o nome do navegador divulgado. O pioneiro do Dacar no Brasil, ao lado de André Azevedo, vai correr com um Mitsubishi de equipe privada. Marlon Koerich e Emerson Cavassin, também vão de Mitsubishi, só que pela equipe Petrobrás Lubrax. Também sem ter o nome do navegador divulgado na lista de inscritos, Rodrigo König vai correr com um protótipo de fabricação própria.

Coma quer vingança, Desprès repetir vitória

Nas duas rodas há equilíbrio que baste. Marc Coma procura quer esquecer a edição de 2010 enquanto Cyril Desprès volta a apostar em Ruben Faria para o amparar caso seja necessário. Franciso Lopez e Hélder Rodrigues partem em relativa igualdade, mas ambos uns furos abaixo do duo Coma/Desprès, mas a novidade a nível técnico que passou a equilibrar os andamentos e prestações das motos no Dakar pode ser um trunfo para Rodrigues.

Além destes, nomes como David Casteu, Päl Anders Ullevalseter, Jordi Viladoms, Olivier Pain, Jonah Street, David Frétigné e Alain Duclos vão, por certo, estar entre os mais rápidos.
Os brasileiros são dois Jean Azevedo e Vicente de Benedictis,quais as suas chances de brilhar,dificil de dizer,Azevedo é um dos mais experientes pilotos do mundo,mas será suficiente para chegar aos lugares de topo,é o que saberemos já no sábado dia 1 de Janeiro.

Domínio russo nos camiões

Iveco, MAN, Tatra, Dinaf e DAF partem com a certeza que a Kamaz é a VW dos camiões! Para além disto, os seus pilotos partem também com a certeza que Vladimir Chagin é o Peterhansel na categoria! Tudo o que suceda para além disto, será uma surpresa. Firdaus Kabirov, delfim de Chagin, e Gerard De Rooy são as figuras secundárias de uma prova em que o vencedor do ano passado irá procurar estabelecer novos recordes.
André Azevedo vai disputar em 2011 sua 24ª participação no Dacar. Desde 1999 competindo com caminhões, o piloto da Petrobrás Lubrax vai compor dupla com o tcheco Jaromir Martinec a bordo de um veículo da Tatra,quais as suas possibilidades de brilhar frente da armada da Kamaz,difícil de dizer,mas esperemos que o resultado não seja igual ao do ano passado em que desistiu.

Curiosidades

Inscritos 430
Carros 146
Motos 183
Quads 33
Camiões 68
Nacionalidades 51
Estreias 64 motos, 21 quads, 50 carros e 1 camião
Mais novo Rodrigo Alcayaga, 20 anos
Mais velho Yoshimasa Sugawara, 69 anos
Média 70 canais de TV, 156 jornalistas e 57 fotógrafos

Ligue-ce com autosport e agencias

Feliz ano novo a todos!

Marketing – Parte 3

O que define marketing? Qual o significado da palavra Marketing? Quais os conceitos de marketing? Como funciona, para que serve e qual a sua importância no mundo globalizado atualmente?
Dando prosseguimento à estrutura do marketing partimos agora para os canais de distribuição e a logística. Um canal de distribuição é o caminho empregado para a transferência de posse de um produto, desde o produtor até o consumidor final. Os agentes que assumem posse temporária são chamados de atacadistas. Há também agentes que participam da distribuição, mas não assumem riscos. São os representantes. Os três fluxos de um canal são: 1. Posse; 2. Fluxo físico de bens; 3. Dinheiro.
Um canal de distribuição pode ser curto, como produtor > consumidor, ou longo, como produtor > agente/corretor > atacadista > varejista > consumidor; Ou podemos ter múltiplos canais em paralelo que podem incluir: produtor > grandes lojas comerciais > lojas de varejo ou especializadas > consumidores; produtor > grandes cadeias comerciais > consumidor; produtor > lojas de departamentos > venda em massa, convencional, descontos > consumidor; produtor > showrooms > consumidor; produtor > lojas com marcas próprias > consumidor; produtor > distribuidores atacadistas > varejistas > consumidor; produtor > encomenda pelo correio, telefone, TV, internet > consumidor.
Os canais de marketing desenvolvem funções importantes, tais como: comunicação de marketing – propaganda e promoção de vendas; distribuição física – entrega e/ou devolução de mercadoria; controle de estoque – manter variedades de mercadorias adequada, armazenar estoque a custo baixo e evitar falta de produto; e ainda, assumir riscos financeiros como obsolescência e variações cambiais, e fornecer informações sobre o mercado.
As estratégias de distribuição podem ser intensiva – vender seus produtos em todos os pontos de venda que os comprem, ou seja, em massa; seletiva – limitar a distribuição a certa área geográfica; e exclusiva – permitir intermediários apenas em certo mercado ou em território exclusivo.
Os canais de distribuição podem passar por conflitos, e entre eles podemos citar: conflito horizontal – conflito entre a empresa e seu distribuidor, como, por exemplo, quando o produtor vende suas mercadorias em diversas lojas no canal seguinte, que deveria ser atendido pelo distribuidor; conflito vertical – entre distribuidores de diferentes níveis, como, por exemplo, entre o distribuidor e o atacadista ou entre o atacadista e o varejista; cobrança de taxas devidas ou indevidas – o atacadista cobra pra colocar um produto de uma empresa na prateleira, por retirar um produto com problemas, por renovar espaço todos os anos ou para abrir espaço em novas lojas; falta de transparência – compra e venda não autorizadas entre as associadas do canal, oferecendo produtos mais baratos ou com “descontos”; falta de apoio promocional; canal de liderança ou canal de poder – quando um único parceiro domina o canal, para evitar conflitos; e, sistemas de marketing vertical corporativos – quando todos os membros do canal pertencem a uma empresa ou são contratados por uma companhia, isso também evita conflitos.
O varejo envolve atividades voltadas diretamente ao consumidor final, para a venda de produtos para seu uso pessoal. O varejo é feito por varejistas, também chamados às vezes de revendedores. Os varejistas criam condições favoráveis de Ponto, tempo, possessão, forma de Produto, Preço, Promoção (comunicação) e serviço para satisfazer os consumidores. Os Ps em negrito recebem o nome de “os quatro Os” e representam o composto de marketing ou marketing mix. O fator mais importante para a estratégia do varejo é a localização da loja. Os critérios a serem considerados para selecionar o local são: fatores estratégicos (competitivos), aparência e acessibilidade, restrições e exigências legais e fatores econômicos (custos).
O atacado ou comércio atacadista consiste de todas as atividades relacionadas às vendas de produtos ou serviços para compradores cujo propósito é a revenda. Entre eles temos os produtores – são donos dos produtos que revendem; vendedores atacadistas – são distribuidores, importadores e exportadores; e, agentes, corretores, representantes comissionados – não compram fisicamente os produtos que revendem. As funções desempenhadas pelos atacadistas são na comunicação de marketing, controle de estoque, distribuição física, informações sobre o mercado e risco financeiro (crédito).
A logística de entrada consiste da localização de material e mão-de-obra, armazenagem e movimentação de matéria-prima e peças, desde a produção até o produto final. A logística de saída é a de marketing, ou distribuição física; consiste de estocagem, administração dos pedidos, movimentação das mercadorias acabadas e transferência de informações para o consumidor. Já que a distribuição se estende por todo o canal de marketing e tem objetivos comuns de minimizar os custos, aumentar a rapidez da entrega e maximizar o serviço ao cliente, ela deve ser vista como um sistema no qual todos os membros do canal são participantes. Isso significa que deve haver negociação envolvendo objetivos e custos. Incluem as tarefas mais importantes na administração da distribuição física: a armazenagem de mercadoria é um termo mais amplo do que estocar, embalar, cuidar de mercadorias devolvidas; estabelecer centros de distribuição; escolher tipos de depósitos – próprio ou alugado; enviar rapidamente, de acordo com os pedidos, para minimizar custos de estoque; selecionar os meios de transporte adequando a necessidade e atendendo a características, tais como: velocidade, segurança, capacidade, acessibilidade, custo e disponibilidade.
O mercado comercial envolve os serviços (por exemplo, instituições financeiras) e os intermediários (por exemplo, atacadistas). Como o processo de utilização dos serviços ou dos produtos tende a ser contínuo, o comprador, por sua vez, também tende a permanecer com um fornecedor.
O processo de decisão de compra no mercado industrial é, em geral, diferente do dos mercados de consumidores. O comprador é que estabelece critérios para os produtos de que necessita para o processo de fabricação, baseados em qualidade, preço e entrega. O comprador, portanto, tenta selecionar o fornecedor numa base racional de negociações. Um comprador abre uma concorrência e os vendedores apresentam propostas. O comprador tende a estabelecer uma lista de participantes qualificados e de possíveis fornecedores alternativos. Isso significa que são formadas relações de longo prazo, tornando difícil a entrada de fornecedores. Os compradores podem estar concentrados geograficamente, por exemplo, na indústria automobilística. Os mercados para os produtos industriais podem estar integrados verticalmente, ou seja, no mesmo tipo de indústria, ou podem estar integrados horizontalmente com as indústrias muito diferentes. A medida que as grandes empresas fazem negócios entre elas, surgem cada vez mais canais diretos de distribuição. Atualmente, o leasing vem sendo usado na indústria, como forma de substituir a compra.
Para o consumidor, o processo de decisão de compra é a resolução de um problema. O processo de marketing consiste em um relacionamento anteriormente estruturado mais propaganda, promoção de venda e venda pessoal. Os fatores de influência por envolvimento ocorrem quando o consumidor busca informações sobre o produto e suas opções por meio de conversas com amigos, leitura de material promocional, e resultado de pesquisa pessoal. As influências pessoais são motivação (necessidades e tensões), atitude, percepção, conhecimento, personalidade e estilo de vida. As influências externas consistem em classe social, cultura, grupos de referência, líderes de opinião, família e amigos. As influências situacionais são as que se relacionam com a finalidade da compra, as limitações de tempo, o ambiente social e físico.  E o comportamento do consumidor pós-compra pode ser:
a)      O comprador realizado manifesta seu sentimento de satisfação aos amigos e o associa a produtos da empresa;
b)      O comprador insatisfeito pode querer uma restituição de seu dinheiro, não comprar mais o produto e alertar os amigos;
c)       Ele toma providências legais;
d)      Satisfeito ou não, é provável que o comprador tenha dúvidas após a compra, situação chamada por Leon Festinger de “dissonância cognitiva”, o comprador busca reduzir esses sentimentos.
Idéias e textos retirados de: Barros, Fischer & Associados. 2ª Ed. Novembro/2006.
Carlos Lopes

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Jornal O Esporte - O Jornal de todos os Esporte

Sesporte homenageia ex-jogadores que marcaram a história do futebol cearense nesta QUINTA-FEIRA (30)

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) homenageia 15 ex-jogadores do Ceará, Ferroviário e Fortaleza das décadas de 50 a 80 nesta QUINTA-FEIRA, dia 30, no auditório do Blanchard Girão (Castelão) às 10 horas.  Segundo o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, a homenagem é um reconhecimento àqueles que marcaram época. “Nossa iniciativa surgiu após uma conversa com a Associação de Garantia ao Atleta Profissional (Agap), onde manifestamos o desejo de homenagear aqueles que fizeram história no futebol cearense”. Entre os homenageados estão os ex-jogadores Gildo Fernandes, Francisco Nunes, mais conhecido como Pacoti, e Wilkson Saraiva. Gildo, ídolo do Ceará nas décadas de 60 e 70, já foi considerado o Pelé no futebol cearense. O ex-jogador não estará presente na solenidade, pois está se recuperando de cirurgias realizadas recentemente no joelho. Servindo ao Ferroviário, Pacoti fez história no futebol local na década de 50. Nos anos 60, jogou também no Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, e no Futebol Clube do Porto, em Portugal. Atualmente, ele é aposentado e diretor administrativo da Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará. Já Wilkson, que tem título de vice-campeão brasileiro pelo Fortaleza, foi consagrado pelo público, na década de 60, como jogador do leão. O ex-atleta atua hoje como dentista.
Veja a lista completa dos homenageados:
       Otávio Martim de Sousa - Mangaba - Ceará
       João Rômulo dos Santos - Fortaleza
       Marcos Francisco - Ceará
       Luis Paes o Ferroviário
       Francisco Barbosa Pinheiro Filho - Ferroviário
       Lídio Pereira Neto - Fortaleza
       Francisco Rodrigues Nunes (PACOTI) - Ferroviário
       Gildo Fernandes de Oliveira     - Ceará
       Orlando Facó    - Ferroviário
       Amilton Brasileiro Rocha - Fortaleza
       Mirandinha - Ferroviário
       Wilkson Barbosa Saraiva - Fortaleza
       Luiz Francisco do Rego - Fortaleza
       Argeu dos Santos - Ceará
Serviço:
Homenagem da Sesporte aos ex-jogadores de futebol
Data: QUINTA-FEIRA (30/12/2010)
Hora: 10 horas
Local: Auditório Blanchard Girão (Av. Alberto Craveiro 2901 Estádio Plácido Castelo,Castelão)

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da
Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / 8732.1976

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Maratona fez 2.500 anos em 2010

A Maratona comemorou 2.500 anos de existência o ano passado. Uma batalha que se transformou numa prova épica do atletismo mundial e que mudou o curso da historia mundial.
A agora mítica prova, o ex-libris do atletismo, descende de uma batalha e de um soldado que, com determinação e coragem, percorreu 42 quilômetros para dar a boa nova em Atenas de que os gregos a tinham vencido. Morreu, mas do seu esforço nasceu a Maratona.
"A Grécia não criou nenhum império, era formada por uma série de pequenas cidades, mas o fato de não pertencer a um terrível império em que o rei era quase um ser divino tornou o povo mais livre", explicou à Agência de notícias espanhola Efe, o filólogo e acadêmico espanhol Francisco Rodríguez Adrados, grande defensor da cultura helênica.
Segundo Adrados, a importância real da Maratona foi ajudar os gregos a "interromperem a expansão Persa", o que permitiu o desenvolvimento da sua civilização, dotada de "um sentido mais moderno, mais europeu, mais livre".
Ao tentarem impedir a entrada de Dário no país, os gregos estavam longe de imaginar “a importância histórica que esse gesto representaria” e, segundo o historiador Indro Montanelli, “podemos dizer que graças ao ocorrido, foi possível o nascimento do Ocidente”, caso contrário, se os persas tivessem vencido a batalha, “o Ocidente teria ficado como tributário do Oriente”.
Mas a batalha de Maratona ficou na história pelo feito de um dos soldados. O mensageiro Filipides correu desde Maratona até Atenas, num percurso de 42 quilômetros, para anunciar a vitória grega sobre os persas. Assim que cumpriu a missão, caiu morto.
2.500 anos depois sabemos os seus nomes, os seus feitos mudaram o curso da humanidade e você o que vai fazer para ficar na historia esportiva da humanidade?
Tomé Gomes

Kite suspeito

A entidade que rege o kitesurf no Ceará entrou na lista de devedores de recursos repassados pelo Ministério do Turismo
"Prestar contas do uso de dinheiro público é um ato constitucional. E quando essa prestação de contas está incompleta, a entidade ou gestor beneficiário do convênio torna-se inadimplente perante o órgão concedente".
Dessa forma, o ex-presidente da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC), Daniel Menezes Cavalcante, explicou porque o nome da entidade que presidiu foi incluído na lista de oito instituições das quais o Ministério do Turismo (MTur) está cobrando devolução de recursos repassados pelo Governo Federal.
A AKC, na gestão de Daniel Cavalcante, recebeu 300 mil reais do MTur para a realização do Superkite Brasil. Esse recursos foram concedidos em 2004 (200 mil) e 2005 (100 mil).
"Em ambos os casos, apenas assinei os convênios, como presidente da AKC, mas os recursos foram entregues à Tai Produção e Eventos, que foi a organizadora do Superkite", falou Daniel.
Falhas
Daniel explicou que a prestação de contas do uso desses recursos ficou sob a responsabilidade da Tai, "que por falta de experiência cometeu falhas de natureza formal nessas prestações de contas. O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou essas prestações irregulares e a AKC entrou na lista de devedores do MTur", prosseguiu Daniel.
Correção
Ciente disso, o ex-presidente da AKC entrou em ação como o maior interessado em resolver o assunto. "Enviamos ao TCU todos os esclarecimentos necessários e em dezembro deste ano o órgão julgou regulares, com ressalva, as contas de 2004 da AKC", falou Daniel Cavalcante.
Com relação às contas de 2005, que também contêm incorreções, o ex-presidente da AKC adiantou que "os esclarecimentos referentes à prestação de contas de 2005 foram enviados para a Controladoria Geral da União (CGU), e estamos aguardando que sejam julgadas favoravelmente também".
Ligue-ce com DN

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Bruno Bordovsky vence em ondas de 2m

Icaraí – Caucaia 26/12 Circuito HUGEL Sub 20 – Taça Esther Góis
Em altas ondas que chegavam a atingir 2m de tamanho encerrou-se a segunda etapa do Circuito HUGEL Sub 20. Quem comemorou a conquista do lugar mais alto do pódio na Sub 20, principal categoria do evento, foi o local Bruno Bordovsky. Acostumado a frequentar os pódios da categoria Kitewave, Bruno surpreendeu e com muita atitude despachou favoritos como Saulo Barros que terminou na segunda colocação e Diego Mendes, este último, Campeão Cearense Junior 2010, que ficou em terceiro. Entretanto, Diego, mesmo não tendo vencido, assumiu a ponta do Circuito e vai para a última etapa como líder da categoria que oferece uma MOTO 0KM para o grande vencedor do certame. Em quarto ficou Adriano Santos, que, com o resultado, assumiu a vice-liderança do circuito.
Outros destaques ficaram por conta da novíssima geração do surf cearense como Larissa Santos , que venceu as categorias Sub 20 Feminino e Sub 14 , Carlos Rodrigues que venceu as categorias Sub 18 e Sub 16 e Rafael Venuto que também faturou duas categorias, a Sub 14 e a Sub 12.
O momento mais tenso da competição foi na hora das baterias finais das categorias Sub 14 Feminino e Sub 12. Devido ao tamanho das ondas a organização do evento cogitou a não realização destas baterias. Contudo, os responsáveis pelos atletas garantiram que seus competidores tinham totais condições de enfrentar o mar. É importante ressaltar que Kauã Costa foi o competidor mais jovem na água, com apenas 7anos de idade, e que só pode competir mediante a assinatura de um termo de responsabilidade por parte de seu responsável.
Durante todo o dia o Icaraí mostrou porque é considerado um dos melhores picos de surf do Brasil bombando ondas de até 2m de tamanho. Os atletas entraram na água e fizeram bonito. Com coragem e determinação, todas as categorias enfrentaram as perigosas condições de surf e provaram que, no que depender dessa geração, o futuro do surf cearense e nordestino está garantido. Quem esteve presente na praia teve a rara oportunidade de testemunhar um dos campeonatos de maiores ondas da história do surf cearense.
Outro diferencial que marcou essa etapa foi a Mini Ramp montada atrás do palanque. Além de vários atletas, alunos da Bosco Skate School e da equipe De Front de Skateboading, o super astro Og de Souza compareceu e deu um verdadeiro show de skate para os presentes.
A 3ª e última etapa do Circuito HUGEL Sub 20 será nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2011, também na Praia do Icaraí. Na ocasião conheceremos os nomes de todos os campeões do circuito, inclusive, o do grande Campeão da Categoria Sub 20 que sairá da praia com 01 MOTO 0KM.
A 2ª Etapa do Circuito HUGEL Sub 20 Taça Esther Góis foi apresentada por Lojas SURFBEAT e contou com o Patrocínio de HUGEL Surf Wear, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Caucaia. Apoio: Blocos TECCEL, Dias Surf Boards, Sam Eventos, Baly Grip, Reggae Clube, D’Cofibras e Made Pratas. A Cobertura fica por conta dos sites www.emfocosurf.com.br e www.cearasurf.com.br , Blog Manobra Radical, Revista Wave Wind, Zona Radical e Fortal FM. Realização: ASC e FCS. Promoção: Auêra-Auara Produções.