domingo, 17 de abril de 2011

O novo patamar na gestão de carreira de atletas

A agência de marketing esportivo 9ine anunciou há pouco um acordo para o gerenciamento da carreira de Falcão, astro do futsal (leia aqui). É o segundo negócio da agência, que tem Ronaldo como um de seus sócios, nessa área de gestão de imagem de atletas. O primeiro acordo estrelado foi com o lutador Anderson Silva.

Só que o noticiário todo foi dominado pela reunião que Ronaldo fez, também com a 9ine, com o meia Paulo Henrique Ganso, do Santos. O atleta poderia, pela notícia divulgada nesta manhã no diário esportivo Lance!, passar a fazer parte da 9ine e também do Corinthians após a disputa da Copa Santander Libertadores pelo clube do litoral paulista.

Muitos pedem mais ética, lisura e transparência nas negociações de Ronaldo neste começo de nova carreira. Natural, ainda mais com o alvoroço que ele tem causado na área.

O fato é que, muito provavelmente, alcançaremos um novo patamar dentro do mercado de gestão de imagem de atletas depois da entrada da 9ine nessa empreitada.

Ronaldo se deparou, ao voltar para o Brasil, com uma grande oportunidade de mercado. Por aqui, simplesmente não há qualquer planejamento sobre o trabalho a ser feito com a imagem de grandes atletas. Dependemos, e muito, da boa vontade de empresas e do próprio “faro” do atleta ou de pessoas que o cercam para que alguns poucos negócios sejam realizados.
É só ver o quanto evoluiu esse mercado para o atacante Neymar desde que ele e a diretoria de marketing do Santos passaram a trabalhar, ainda de forma um tanto quanto amadora para os padrões executados na Europa e nos Estados Unidos, na gestão de contratos de imagem do jogador.

Com Ronaldo e a 9ine, muito possivelmente alcançaremos um novo patamar em relação a isso. Para melhorar, o atleta, no Brasil, é cada vez mais visto como uma boa imagem para engajar as campanhas publicitárias das marcas. Com a realização de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos por aqui nos próximos anos, a tendência é que o atleta seja ainda mais valorizado.
Mas qual a diferença da entrada de uma 9ine para o mercado? No passado, a Traffic, toda poderosa do mercado, tentou sem sucesso montar um braço para cuidar da imagem de atletas.

O fato é que a chave para que o atleta aceite a ter um trabalho mais profissional na gestão da sua carreira está na confiança que a pessoa tem em quem realiza esse trabalho. Aí, ninguém melhor que Ronaldo para “conquistar” o maior e mais expressivo números de clientes.

O mercado só tende a crescer, mesmo que, num primeiro momento, questione-se a maneira como Ronaldo tem atraído seus clientes. Nessa seara, a rede de relacionamento é o principal motivador de novos negócios.

por Erich Beting

Nenhum comentário:

Postar um comentário