quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ferrari antes de todas


A Ferrari vai ser a primeira equipa a dar a conhecer o seu monolugar de 2011 quando apresentar o seu novo chassis já amanhã em Maranello.
Designado F150, o novo Ferrari é esperado com grande expectativa, não só por ser o primeiro que vamos ver já adaptado às novas regras - sem duplo perfil extrator, com asa traseira móvel e novamente dotado de KERS - mas também porque se sabe que a Scuderia mudou bastante a sua forma de trabalhar a nível de aerodinâmica desde que Pat Fry chegou a Maranello. Por isso em Itália os observadores esperam um monolugar marcadamente diferente do F10 do ano passado numa tentativa de eliminar a desvantagem dos chassis italianos em relação à Red Bull neste domínio.
Todos a Valência
A Ferrari vai ser mesmo a única equipa que vai abrir um pouco o jogo antes do início dos testes em Valência, na próxima terça-feira. Mas no Circuito Ricardo Tormo vão estar outros sete carros completamente novos, mesmo se mais de metade destes não vão ser sujeitos a uma apresentação formal.
Na segunda-feira, tanto a Sauber como a Renault vão proceder à apresentação formal do C30 e do R31, respetivamente, enquanto na manhã do dia seguinte será a vez da Red Bull e da Toro Rosso mostrarem os seus carros novos, mas sem darem muito tempo para que se fale com os protagonistas a não ser no final do primeiro dia de testes.
Já a Mercedes e o Team Lotus ainda não decidiram de que forma vão apresentar os seus monolugares de 2011, numa altura em que os alemães fizeram saber que será Nico Rosberg o primeiro a testar o MGP W02. Quanto à equipa de Tony Fernandes, atrasos no fornecimento de algumas peças fizeram com que a equipa não tenha a certeza de ter o chassis novo pronto para o início dos treinos, como nos disse Mike Gascoyne: "Vamos receber as duas últimas peças no dia 31 de janeiro e, por isso, estas só serão montadas durante a noite no carro novo, o que poderá implicar muito poucas voltas na terça-feira. Mas nos dois dias seguintes vamos rodar normalmente e ganhar quilómetros importantes para começarmos a evoluir um chassis que não tem nada a ver com o T127 do ano passado".
A Williams é que já fez saber que não vai proceder a qualquer tipo de apresentação do novo FW33, mas indicou que o monolugar britânico vai rodar em Valência com uma decoração que não é a definitiva, mesmo se é certo que vai manter o azul e branco visto nos últimos anos, apenas com a entrada da PDVSA como patrocinador e em posição de grande destaque.
Quatro equipas atrasadas
Serão quatro as equipas que vão estar nos testes de Valência com chassis do ano passado. O caso mais notável é o da McLaren, que só vai apresentar o MP4/26 no dia quatro de fevereiro em Berlim, a pedido da Vodafone, enquanto a Virgin fez saber na semana passada que o MVR-02 (por deferência com a Marussia) vai ser apresentado em Londres no próximo dia sete. Já a Force India não tem data marcada para a apresentação do VJM04, que deverá estrear-se nos testes de Jerez de la Frontera no dia dez de fevereiro, enquanto a HRT ainda não sabe quando o seu carro novo ficará pronto, prevendo testar com o novo monolugar apenas na última sessão de testes da pré-temporada.

Ligue-ce com Luanna Lopes e autosport,por Luís Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário