terça-feira, 2 de novembro de 2010

Marketing de Patrocínio – Ferramenta para o Sucesso

Marketing é uma palavra do inglês que traduzida para o português significa mercado, e traduz como uma ferramenta indispensável de trabalho nos negócios em todos os seus níveis e segmentos.
O próprio marketing é uma área muito extensa e aqui nos restringiremos em tratar do marketing de patrocínio que é uma ferramenta do marketing muito difundida atualmente no esporte e no patrocínio de atletas, equipe e principalmente de eventos esportivos.
Traremos informações importantes para atletas, organizadores de eventos, dirigentes esportivos e empresas que pagam por esse serviço.
Segundo Marshall, Darren – vice-presidente da Sponsorship Research Internacional – SRI – “O retorno de uma marca ou produto envolvido em patrocínio de eventos esportivos é quatro vezes maior do que uma boa campanha publicitária.”
O esporte conquista o mundo e as empresas avançam sobre mercados distantes através dos seus investimentos em patrocínio esportivo. Os patrocínios esportivos, cultural e social estão sempre presentes na “guerra das grandes corporações” em disputa por valiosos mercados. Mas vamos também encontrá-los nas ações de marketing das médias e pequenas empresas, porque estas, onde quer que estejam, sofrem a concorrência dos produtos estrangeiros e atuam em mercados cada vez mais competitivos.
Numa época em que fatores como preços competitivos, serviços de excelência, qualidade no produto e diferencial tecnológico não mais asseguram o sucesso empresarial, a marca surge como o fator que realmente faz a diferença.
Sendo o maior patrimônio da empresa, a marca torna-se o fator preponderante na comunicação e no marketing estratégico de qualquer empresa.
As ações de comunicação, marketing institucional e corporativo, das quais fazem parte as ações de patrocínio, asseguram a valorização e o posicionamento correto da marca da empresa patrocinadora.
O público, acostumado aos grandes espetáculos, já encara o marketing do patrocínio como parte integrante dos eventos esportivos. Exige dos fabricantes de material esportivo e dos seus representantes comerciais e lojistas de todo o mundo os uniformes de suas equipes e clubes preferidos, com as marcas dos seus patrocinadores.
Um projeto de patrocínio bem elaborado prevê a ocorrência de situações de interação entre o produto e marca do patrocinador e os consumidores. O patrocínio também permite ao consumidor presenciar uma realidade de expressão concreta dos atributos do produto e da marca.
O patrocínio tem diversas modalidades e pode ser social, cultural e esportivo, também pode ser de atletas em dezenas de esportes e pode ser de equipes, pode ser de eventos das mais diversas áreas e pode atender a um público muito diverso. Para que este seja efetivo, ele tem que ser direcionado e realizado por profissionais capazes de atender as necessidades de patrocinadores e de patrocinados.
No Brasil temos tido um grande problema na área de patrocínio esportivo, pois os atletas, os dirigentes esportivos, e numa escala menor, devido suas capacidades empreendedoras, os organizadores esportivos. Todos estes têm ao longo dos últimos anos causado uma desvalorização generalizada ao marketing de patrocínio devido suas incapacidades empreendedoras de utilizar tal ferramenta a seus favores. Atletas e dirigentes têm se vendido por muito pouco e dado aos patrocinadores menos do que prometem e isso tem causado um grande problema ao esporte brasileiro.
Temos sim que ir a luta para realizar nossos projetos, mas temos que nos capacitar, pois ao invés de realizá-los estaremos nos frustrando e frustrando também os investidores que não obtêm os seus retornos esperados. Sendo assim, além de não conseguirmos fazer, estamos desvalorizando o trabalho de quem faz.
Carlos Lopes

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