terça-feira, 2 de novembro de 2010

Marketing Esportivo – Diferencial na Imagem e no Corporativismo

O Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis Brasil realizou pesquisa com 805 adultos entre 18 e 69 anos, de diferentes classes sociais, nas nove principais capitais do país: São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Goiânia. A margem de erro é de 3,4%.
A pesquisa, cujo objetivo é perceber a eficácia das ações realizadas pelas empresas para atingir o grau de expectativas e cobranças do consumidor. O setor petroquímico teve o melhor desempenho em retorno de imagem obtida pelo investimento realizado, com 13% acima dos outros indicados, à frente de eletro-eletrônico e têxtil, revelando modelo bem sucedido de comunicação e alinhamento.
A maior parte dos entrevistados (63%) reconhece a importância do patrocínio esportivo e não o vê como desperdício de verba de marketing pelas companhias. "O papel e o peso do marketing esportivo impulsiona o prestígio da imagem corporativa, responsável por definir novos valores à empresa, como o rejuvenescimento da marca, fator esperado por quem acredita e investe neste tipo de ação", afirma Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis.
As indústrias voltadas ao esporte e aos alimentos, assim como os bancos, representam para os entrevistados setores deficitários no engajamento esportivo. Ainda assim, ficam acima de companhias calçadistas, de telecomunicações, automotivas e de bebidas, além de outros setores de expressão tímida. Estes últimos, segundo os consumidores, atravessam uma fase de indefinições ou transição aos olhos do público.
Assim, o estudo conclui que há distância entre a atribuição de responsabilidade esportiva dos principais setores econômicos do país e os resultados de visibilidade obtidos por eles. Pesquisas com recall espontâneo, como esta, se revelam como uma das métricas mais eficazes para análise de retorno obtido por ações de investimento esportivo.
Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário