publicado em 20/12/2010 - 3:46 por George Noronha
O Diário do Nordeste deste domingo encartou uma reportagem especial sobre a nova era do PQD cearense. Confira a matéria na íntegra:
Na aventura radical dessa semana vamos conhecer uma tribo que “vive nas nuvens” e é viciada em adrenalina: a turma do paraquedismo, ou simplesmente, “PQD”, como eles preferem chamar o esporte. Para encarar as emoções dessa galera, fomos conferir o salto inaugural do Clube Ceará PQD.
Nossa aventura começou logo que chegamos à sede do clube. Enquanto éramos apresentados às instalações, a estrela maior da inauguração repousava incólume próximo ao hangar: a aeronave Cessna, modelo Grand Caravan. Nesse momento, os paraquedistas encerravam suas reuniões em pequenos grupos e começaram a entrar na aeronave. Entretanto, enquanto os skydivers se acomodavam dentro do avião, um deles ainda dobrava seu paraquedas, com a tranquilidade de quem aprontava uma mochila para viajar, com todos os seus amigos gritando para ele se apressar.
Confesso que assistir aquele processo de dobragem de paraquedas deixou-me, particularmente, tenso. Saber que aquela mochilinha iria garantir que aquele rapaz, que não tinha exatamente um perfil atlético, não iria se esborrachar. Foi um momento difícil para alguém que se propunha a fazer seu primeiro salto naquele mesmo dia. O mais interessante de todo o processo foi perceber que a dobragem envolve uma técnica muito apurada e que mais parece um punhado de delicados laços meticulosamente entrelaçados.
Terminado a dobragem, o atleta correu para a aeronave que já estava ligada, apenas a lhe esperar. Assim que o último atleta completou o grupo, a aeronave decolou para o seu voo inaugural.
Após 20 minutos, já era possível avistar o primeiro velame cortando as nuvens e colorindo o céu. Como uma ave de rapina e exibindo uma habilidade impressionante.
Após todos os saltos ocorrerem sem maiores problemas, chegou a hora de resgatar os que não conseguiram pousar nas proximidades da pista.
Só depois descobrimos que o piloto do salto duplo, Adilson Moreira Julião, era justamente o “atrasadinho”. Ele é o diretor técnico do clube, com mais de 3.000 saltos e que entrou por último para saltar primeiro e avaliar as condições de voo, autorizando o início dos saltos.
Mesmo com todas essas explicações e o vasto currículo do Adilson, preferi nesse primeiro momento curtir essa aventura sem precisar necessariamente me atirar de um avião que nem porta tem.
Contudo, certamente ainda iremos radicalizar com o pessoal do Clube Ceará PQD.
Saiba Mais
Segurança
Se o paraquedas principal não abrir, o reserva entra em ação. Neste caso, o atleta tem de comunicar os motivos que o levaram a usar o equipamento à Confederação Brasileira.
Se o paraquedas principal não abrir, o reserva entra em ação. Neste caso, o atleta tem de comunicar os motivos que o levaram a usar o equipamento à Confederação Brasileira.
Automático
Se o atleta não acionar o paraquedas, um dispositivo automático o fará ao atingir uma determinada altitude.
Especialista
No Ceará, apenas uma pessoa está habilitada para dobrar e inspecionar o equipamento de paraquedas reservas.
No Ceará, apenas uma pessoa está habilitada para dobrar e inspecionar o equipamento de paraquedas reservas.
Pioneiro
Em 1797, o francês Andre-Jacques Garnerin saltou de um balão a uma altura próxima de 2000 pés, em Paris.
Em 1797, o francês Andre-Jacques Garnerin saltou de um balão a uma altura próxima de 2000 pés, em Paris.
No Brasil
Em 1931, o paraquedismo tem seu inicio no País com Charles Astor, em São Paulo.
CEARÁ PQD
Clube busca continuar na vanguarda do esporte
A inauguração do Clube Ceará PQD colocou o Estado na vanguarda do paraquedismo nacional. Seu maior diferencial é a aeronave Cessna Grand Caravan, que é a maior do Norte e Nordeste, além de ser um avião homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil para saltos em paraquedas.
O aparelho cedido pela TAF Linhas Aéreas, que confia no crescimento e na seriedade do Clube, comporta 18 passageiros além do piloto e atinge a altitude de 12.000 pés. A aeronave proporciona aos paraquedistas maior tempo em queda livre, permite que um maior número de atletas treine formações, reduz o tempo entre os pousos e as decolagens e proporciona maior segurança. Além disso, baixou o custo por vaga a bordo e aumentou exponencialmente a adrenalina da experiência, deixando todos os amantes do esporte ouriçados como crianças que acabaram de ganhar o presente de Natal.
O Clube fica localizado no município de Cascavel, a 55 km de Fortaleza. O centro conta com uma infraestrutura de primeira, composta por uma pista dupla de quase 1 km de extensão, instrutor para salto duplo, deck com churrasqueira, snack bar, área para dobragem de paraquedas, hangar e banheiros.
Agora, o Ceará entra definitivamente em uma nova era para esse esporte tão impressionante quanto pouco conhecido. Mas, fiquem tranquilos, pois iremos desvendar todos os segredos desta modalidade esportiva extremamente radical, ao mesmo tempo em que acompanharemos o enorme crescimento do PQD no Estado.
Fonte: BLOG MANOBRA RADICAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário