domingo, 14 de novembro de 2010

F1 - Vettel campeão em prova de nervos





A largada foi realizada com os maiores cuidados pelos candidatos ao titulo,ninguém queria perder as chances logo na primeira curva,Webber em quinto estava emprensado entre Alonso e Massa,as duas Ferraris mantinham tudo na maior tranquilidade o que dava o titulo a Alonso.
Porem um toque entre Shumacher e Liuzzi faria entrar o Saffety Car o que iria dar o toque dramático a prova,é que Petrv e Rosberg foram de imediato nos boxes trocar de pneus e isso seria determinante no final,já que Alonso acabaria por ficar atrás desses dois pilotos perdendo ai o titulo mundial.
Na frente Vettel , Hamilton e Botum ocupavam os lugares do pódio.
Na 12 volta Webber foi aos box trocar de pneus ,mudou para duros para chegar ao final sem mais paradas,caiu para 16 e a Ferrari respondeu ,Massa foi trocar e também jogou para chegar no final com apenas uma paragem,ficou de novo colado em Webber,que perdeu algum tempo para passar Alguersuari,esse tempo perdido foi fundamental para que Alonso mantivesse a posição na troca de pneus.

Alonso conseguiu manter a frente de Webber o que era fundamental para que a corrida fosse como Alonso desejava,uma tranquilidade.
Alguesuari que tinha facilitado a vida a Webber ,dificultou a passagem de Massa ,para que este não fosse incomodar a vida de Webber que assim se podia concentrar na luta com Alonso na sua frente,tudo isto antes da 20 volta das 55 que compunham o GP final.

As coisas ficaram mais difíceis para Alonso quando ficou atrás de Petrov,não conseguia passar o russo e isso acabava com o seu titulo,o entregando a Vettel,atrás de Alonso ,Webber tinha o mesmo problema,não conseguia passar Alonso e os dois perdiam todas as chances de vencer o mundial.

Volta 28 de 55 ,na frente Vettel era segundo e virtual campeão ,atrás Alonso na 11 posição,lutava para recuperar posições e recuperar a liderança do campeonato,Botum era o líder da prova.

A 15 voltas do final a situação se mantinha,Alonso não conseguia passar os que seguiam na sua frente e tinha de passar dois pilotos,enquanto Vettel ,depois de Botum ter parado,era o líder e campeão,Alonso tinha de arriscar tudo ou nada teria no final,Webber neste momento era uma carta fora do baralho.

A 10 voltas do final tudo se mantinha na mesma,dos box o engenheiro de Alonso apelava para que o piloto desse tudo o que sabia para poder passar os pilotos na sua frente,mas na pista Alonso não conseguia fazer melhor que se manter atrás de Petrov,para dificultar ainda mais,Kubica trocou de pneus e se manteve na frente de Alonso o que ainda dificultava mais as contas do espanhol,Vettel apenas precisava concluir a prova.

Nos boxes da RBR a tenção era gigante,técnicos e engenheiros pareciam de cera de tão imóveis estarem,nada mais podiam fazer do que esperar que Vettel terminasse campeão.
A 5 voltas do final Webber começou mesmo a pressionar Alonso cujo Ferrari começava a dar mostras de não estar muito equilibrado.
Na volta final Vettel apenas guiou para os flashes e assim se tornou campeão,mais um alemão com a mão no ceptro mundial.

Massa foi décimo,Barrichello décimo segundo,De Grassi décimo oitavo e Senna décimo nono.
Para o ano há mais.

Ligue-ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário