sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dakar 2011, Ibericos dominam rali



Carlos Sainz fatura a sexta especial do Dakar,Spinelli é oitavo.
Espanhol é primeiro no dia de descanso
Carlos Sainz mostrou nesta sexta etapa do Rally Dakar que também conta com a sorte. O piloto era o terceiro na especial liderada por Stéphane Peterhansel até a segunda metade dos 456 quilômetros, quando um pneu furado fez o francês perder tempo e posições. Sainz logo ultrapassou Nasser Al-Attiyah, do Qatar, para garantir a quarta vitória na competição.

O espanhol ainda ganhou alguns segundos para aumentar sua vantagem na liderança da categoria para 2min42. A mudança aparece no segundo lugar do ranking geral, no qual Al-Attiyah ultrapassou Peterhansel.

O francês terminou a especial em quinto e agora tem uma diferença de quase 15min para o primeiro lugar, dando sinais de que a briga pelo título ficará entre os dois pilotos da Volkswagen.

A frente de Peter, Giniel de Villiers e Mark Miller completaram o trecho com o terceiro e quarto lugar. Com resultados constantes, os dois figuram entre as primeiras posições no geral: quarto e sexto, respectivamente.

Guilherme Spinelli conseguiu manter a regularidade até sob as condições extremas do Deserto do Atacama e do piso fesh-fesh, que se assemelha ao Deserto do Saara. O brasileiro se garantiu em nono lugar, com o tempo de 5h38min15. Após seis etapas, o piloto confirma o oitavo lugar no tempo acumulado.

O sábado (8) será de folga para descanso e, principalmente, manutenção para os veículos. Ao todo, os carros já percorreram 4.601 quilômetros. Quando o rali voltar, deixa a cidade de Arica em direção a Antofagasta.
Ruben Faria derrota o deserto e vence a primeira
Português desbanca favoritos Coma e Despres em etapa do Rally Dakar,José Helio desiste.
Nesta sexta-feira (7), o Rally Dakar abriu a sequência de etapas mais difíceis, com as condições do Deserto do Atacama lembrando em muito o Deserto do Saara. O português Ruben Faria se deu melhor no piso e garantiu a primeira vitória. Cyril Despres conseguiu terminar à frente de Marc Coma e diminuiu a distância para liderança, que continua com o espanhol.

Faria comandou a trilha das motos, seguido de perto por Helder Rodrigues. A diferença entre os portugueses chegou a ficar em apenas 26 segundos. Ao final dos 456 quilômetros da especial, Faria confirmou sua primeira vitória com 5h35min27. Ele havia sido considerado o vencedor do primeiro desafio, mas, após uma punição por excesso de velocidade, perdeu a vitória para Despres.

Na classificação geral, a dupla lusitana inverteu a ordem em que aparece, com Rodrigues à frente de Faria, no quarto lugar.
Largando em quarto, Coma não fez um bom começo de prova, chegando a figurar em oitavo lugar, enquanto Despres andou sempre entre os primeiros. O espanhol exigiu o máximo de sua KTM para se recuperar e repetir o quarto tempo da sexta etapa, pouco mais de um minuto atrás de seu principal rival. No acumulado, a distância caiu de 10min12 para 8min48.

O eslovaco Stefan Svitko apareceu pela primeira vez entre os cinco primeiros colocados. Ele desbancou o chileno Francisco Lopez Contardo, que foi apenas o sexto melhor.

José Hélio, melhor brasileiro no Dakar até o momento, teve que abandonar as disputas. O piloto sofreu um acidente por volta do quilometro 55, trecho com predominância de areia, e fraturou a clavícula. Ao final da quinta etapa, Zé Helio era o 11º na classificação geral.

Jean Azevedo não se abalou com o terreno e mostrou que, mesmo depois de migrado para a categoria carros, ainda tem intimidade com a moto nas condições extremas encontradas nesta sexta-feira.

O brasileiro concluiu a especial com o tempo de 6h05min29, em 16º. Para ir para o dia de descanso com tranquilidade, Jean ainda ganhou uma posição no geral e é o 13º.

Após percorrer 4.568 (trajeto para as motos), o Dakar faz uma pausa neste sábado (8). O retorno será no domingo (9), quando os aventureiros deixam Arica em direção a Antofagasta para a maior especial da prova, com 631 quilômetros. O deslocamento fica com 208 quilômetros.

Ligue-ce,Luanna Lopes com agencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário