Suplente de vereador do PCdoB, tendo obtido expressivos 4.809 votos em seu primeiro pleito, Evaldo Lima assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), em junho de 2009, atendendo ao convite da prefeita Luizianne Lins (PT).
Incansável em sua dedicação ao trabalho, Evaldo Lima conta que ainda não tirou férias após tornar-se secretário. “Gosto de participar diretamente de todas as atividades desenvolvidas pela Secel. Esse é o meu estilo de fazer política”. A nova missão, no entanto, não o fez abandonar a paixão de educar. “Estou secretário, mas eu sou professor de história, continuo ainda lecionando, na medida do possível”.
São, agora, 18 meses à frente da Secel, uma das mais novas pastas da gestão, criada em março de 2008. Na avaliação de Evaldo Lima, 2010 foi um ano de grandes realizações para o segmento do esporte. “Não apenas em Fortaleza, onde grandes conquistas aconteceram, mas em todo o país. Esta é a década do esporte para o Brasil. Nos próximos anos, o Brasil estará no centro das atenções do mundo, com a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016”.
Controle Social
“Uma das marcas da atual gestão é a participação popular”, explica Evaldo Lima. A Secel intensificou este processo através da realização da I Conferência Municipal do Esporte (ICME), em abril de 2010. Precedida por quatro pré-conferências e diversas conferências livres, organizadas em parceria com as universidades e a sociedade civil, a ICME reuniu centenas de gestores públicos e atores sociais no Complexo de Cidadania João Marçal de Mesquita, na Barra do Ceará. Na oportunidade, através de um rico debate, foram lançadas metas e propostas que servirão de orientação para a elaboração das políticas públicas de esporte e lazer no município.
Reforma do Estádio Presidente Vargas (PV)
A Secel é administradora do PV e tem acompanhado de perto o processo de modernização do equipamento, dentro dos padrões da FIFA e CBF. Dividida em duas etapas (1 - Recuperação Estrutural e Reforço, e 2 - Modernização), a obra está, atualmente, em sua fase final, com a conclusão prevista para março. A demora da entrega do equipamento deve-se à complexidade do processo de recuperação, reforço da estrutura do PV e a inclusão de novos elementos que não estavam presentes no projeto inicial. O novo PV atende às exigências do novo Estatuto do Torcedor, e contará, por exemplo, com 15 cabines e 30 bancadas para a imprensa; dois elevadores para pessoas com necessidades especiais; alambrado de vidro temperado; seis camarotes para autoridades; além de 135 câmeras de monitoramento instaladas por todo o estádio.
Recreio nas Férias
O Projeto Recreio nas Férias, realizado em julho de 2010 pela Secel, em parceria com o Ministério do Esporte, foi exemplo de política inclusiva, ao possibilitar a valorização e integração de crianças com deficiência. O projeto, que teve um de seus principais núcleos funcionando no Instituto dos Cegos, atingiu a um público superior a oito mil estudantes da rede pública municipal de ensino. Durante uma semana, crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos, ocuparam o tempo livre das férias de maneira construtiva, através de oficinas de arte, teatro, música, esportes, atividades lúdico/recreativas e passeios por diversos equipamentos históricos e culturais da cidade.
Academia na Comunidade
A partir de aulas de ginástica, orientação de caminhada e avaliação física e nutricional periódica, o Programa Academia na Comunidade incentiva a prática regular de atividade física, melhorando a qualidade de vida da população e proporcionando a prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo. A proposta leva para a população, sem restrição de idade, o acompanhamento por profissionais de educação física, gratuitamente. Cerca de oito mil pessoas são atendidas pelo programa, que ampliou o número de núcleos, passando de 10 para 22 unidades em praças, parques e outros equipamentos, em todas as regionais da cidade. As aulas são diárias, com duas horas de atividades pela manhã, e mais duas horas no período da tarde.
Espaço Oriental
Um das ações de maior destaque da Secel é o Programa Espaço Oriental, que busca fazer da prática de Tai Chi Chuan um meio para se alcançar etapas mais profundas de vivência da cultura corporal. A ação incentiva a participação popular; a percepção do conceito de “corpo” através de uma desconstrução de padrões e criação de outros, de forma mais crítica e libertadora; além proporcionar a consciência de coletividade, de corpo social, contribuindo assim para autonomia local. Em 2010, o programa atendeu mais de duas mil pessoas, em 10 núcleos, em diversos bairros da cidade.
Esporte na Comunidade
Já o Programa Esporte na Comunidade consiste em estimular a participação popular, a autogestão e a autonomia das comunidades. São realizadas atividades esportivas, além de outras manifestações da cultura corporal, oferecendo elementos para a compreensão e reflexão da realidade de classes. Realizado em 34 bairros da cidade, o programa oferece aulas orientadas por profissionais qualificados, nas seguintes modalidades: futebol, futsal, handebol, vôlei, basquete, ginástica, natação, hidroginástica, karatê, judô e capoeira. Ao todo, são 32 professores ministrando aulas em 34 núcleos, beneficiando cerca de três mil pessoas diretamente.
O Programa recebeu reconhecimento nacional, através do Ministério do Esporte, ao ser contemplado, em 1º lugar da Região Nordeste, na categoria dissertação, tese e pesquisa independente, com o trabalho de Ana Amélia Neri de Oliveira, sob o tema "Democracia participativa e políticas públicas de esporte e lazer: o Programa Esporte na Comunidade."
Salão de Tabuleiro
Salão de Tabuleiro é um projeto itinerante da Secel que garante à classe trabalhadora o acesso ao lazer através de jogos de tabuleiro tradicionais. A ação é desenvolvida nas comunidades, praças e terminais de ônibus; e trabalha a cultura corporal e a criticidade através da prática de jogos de dama, xadrez, dominó, gamão, tênis de mesa, pebolim, sinuca, entre outros.
Copa Fortaleza Bela
A Copa Fortaleza Bela é um dos maiores campeonatos de futebol amador do país, revelando novos craques e fazendo a alegria da periferia, reunindo times, ligas e federações de futebol amador de toda a cidade de Fortaleza. Na última edição, realizada no segundo semestre de 2010, mais de 400 árbitros, além de oito mil atletas, fizeram parte da competição, atuando em 336 times. Estima-se que mais de 40 mil pessoas participaram da competição de modo direto e indireto, incluindo jogadores, árbitros, membros de comissão técnica e o público em geral.
Olimpíadas do Servidor
A preocupação com a saúde dos servidores municipais também esteve entre as prioridades da Secel. Cerca de dois mil funcionários de carreira, comissionados, trabalhadores temporários e terceirizados participam das competições organizadas entre os diversos órgãos do município, nas seguintes modalidades: basquetebol, voleibol, futsal, natação, handebol, atletismo, corrida rústica e jogos de tabuleiro (xadrez, dama e dominó). Os jogos tem como objetivo estimular a prática saudável de esportes e propiciar integração entre os trabalhadores do serviço público municipal.
Paradesporto e Inclusão Social
Uma das primeiras intervenções da Secel neste sentido se deu com a inserção de pessoas com deficiência no Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), que atua em 12 comunidades da capital. Partindo de uma proposta inovadora, o programa promove atividades de esporte e lazer para públicos de todas as idades, estimulando a melhoria da qualidade de vida, além da criação de espaços de sociabilidade.
Seminário de Paradesporto
Em setembro de 2010, a Secel organizou o II Seminário Municipal de Paradesporto, em parceria com a Universidade de Fortaleza. O evento, que teve sua primeira edição em 2009, tem como objetivo promover, entre estudantes, professores e atletas da área, um intenso debate sobre os caminhos para o desenvolvimento do paradesporto em Fortaleza, e discutir acessibilidade aos equipamentos esportivos municipais.
Projeto de Esporte Adaptado
Aprofundando toda a experiência já adquirida, a Secel lançou, no mês de outubro de 2010, o Projeto de Esporte Adaptado, que oferece iniciação esportiva nas seguintes modalidades adaptadas: basquetebol em cadeira de rodas, natação, futsal e musculação. O projeto busca atender pessoas com deficiência de todas as idades e já atende mais de 300 usuários, em cinco núcleos. A expectativa da Secel é continuar expandindo a sua atuação, através da criação de novos núcleos.
Parcerias
Além das importantes ações citadas, em que a Secel é protagonista, é importante destacar que a secretaria também atua como parceira de entidades e federações esportivas na realização de encontros, campeonatos, corridas, meetings, entre outros eventos das mais diversas modalidades esportivas.
Esporte e lazer enquanto direitos sociais inalienáveis
Para o secretario Evaldo Lima, o esporte deve ser compreendido em suas três dimensões básicas: participação, educação e alto rendimento. O esporte é uma ferramenta indispensável na promoção da tolerância, solidariedade e inclusão social. Com base nisso, buscamos imprimir às atividades físico/recreativas um conteúdo de cultura e educação.
“Tratar a todos os cidadãos e cidadãs de uma sociedade igualmente não é algo justo, pois cada indivíduo é único e deve ser respeitado em suas singularidades. Por isso, como afirma o filósofo Aristóteles, a verdadeira justiça social reside em ‘tratar de forma igual os iguais e de forma desigual os desiguais, na medida em que se desigualam’”, explicou Evaldo Lima.
Fonte: Blog do Prof. Evaldo e Amigos
São, agora, 18 meses à frente da Secel, uma das mais novas pastas da gestão, criada em março de 2008. Na avaliação de Evaldo Lima, 2010 foi um ano de grandes realizações para o segmento do esporte. “Não apenas em Fortaleza, onde grandes conquistas aconteceram, mas em todo o país. Esta é a década do esporte para o Brasil. Nos próximos anos, o Brasil estará no centro das atenções do mundo, com a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016”.
Controle Social
“Uma das marcas da atual gestão é a participação popular”, explica Evaldo Lima. A Secel intensificou este processo através da realização da I Conferência Municipal do Esporte (ICME), em abril de 2010. Precedida por quatro pré-conferências e diversas conferências livres, organizadas em parceria com as universidades e a sociedade civil, a ICME reuniu centenas de gestores públicos e atores sociais no Complexo de Cidadania João Marçal de Mesquita, na Barra do Ceará. Na oportunidade, através de um rico debate, foram lançadas metas e propostas que servirão de orientação para a elaboração das políticas públicas de esporte e lazer no município.
Reforma do Estádio Presidente Vargas (PV)
A Secel é administradora do PV e tem acompanhado de perto o processo de modernização do equipamento, dentro dos padrões da FIFA e CBF. Dividida em duas etapas (1 - Recuperação Estrutural e Reforço, e 2 - Modernização), a obra está, atualmente, em sua fase final, com a conclusão prevista para março. A demora da entrega do equipamento deve-se à complexidade do processo de recuperação, reforço da estrutura do PV e a inclusão de novos elementos que não estavam presentes no projeto inicial. O novo PV atende às exigências do novo Estatuto do Torcedor, e contará, por exemplo, com 15 cabines e 30 bancadas para a imprensa; dois elevadores para pessoas com necessidades especiais; alambrado de vidro temperado; seis camarotes para autoridades; além de 135 câmeras de monitoramento instaladas por todo o estádio.
Recreio nas Férias
O Projeto Recreio nas Férias, realizado em julho de 2010 pela Secel, em parceria com o Ministério do Esporte, foi exemplo de política inclusiva, ao possibilitar a valorização e integração de crianças com deficiência. O projeto, que teve um de seus principais núcleos funcionando no Instituto dos Cegos, atingiu a um público superior a oito mil estudantes da rede pública municipal de ensino. Durante uma semana, crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos, ocuparam o tempo livre das férias de maneira construtiva, através de oficinas de arte, teatro, música, esportes, atividades lúdico/recreativas e passeios por diversos equipamentos históricos e culturais da cidade.
Academia na Comunidade
A partir de aulas de ginástica, orientação de caminhada e avaliação física e nutricional periódica, o Programa Academia na Comunidade incentiva a prática regular de atividade física, melhorando a qualidade de vida da população e proporcionando a prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo. A proposta leva para a população, sem restrição de idade, o acompanhamento por profissionais de educação física, gratuitamente. Cerca de oito mil pessoas são atendidas pelo programa, que ampliou o número de núcleos, passando de 10 para 22 unidades em praças, parques e outros equipamentos, em todas as regionais da cidade. As aulas são diárias, com duas horas de atividades pela manhã, e mais duas horas no período da tarde.
Espaço Oriental
Um das ações de maior destaque da Secel é o Programa Espaço Oriental, que busca fazer da prática de Tai Chi Chuan um meio para se alcançar etapas mais profundas de vivência da cultura corporal. A ação incentiva a participação popular; a percepção do conceito de “corpo” através de uma desconstrução de padrões e criação de outros, de forma mais crítica e libertadora; além proporcionar a consciência de coletividade, de corpo social, contribuindo assim para autonomia local. Em 2010, o programa atendeu mais de duas mil pessoas, em 10 núcleos, em diversos bairros da cidade.
Esporte na Comunidade
Já o Programa Esporte na Comunidade consiste em estimular a participação popular, a autogestão e a autonomia das comunidades. São realizadas atividades esportivas, além de outras manifestações da cultura corporal, oferecendo elementos para a compreensão e reflexão da realidade de classes. Realizado em 34 bairros da cidade, o programa oferece aulas orientadas por profissionais qualificados, nas seguintes modalidades: futebol, futsal, handebol, vôlei, basquete, ginástica, natação, hidroginástica, karatê, judô e capoeira. Ao todo, são 32 professores ministrando aulas em 34 núcleos, beneficiando cerca de três mil pessoas diretamente.
O Programa recebeu reconhecimento nacional, através do Ministério do Esporte, ao ser contemplado, em 1º lugar da Região Nordeste, na categoria dissertação, tese e pesquisa independente, com o trabalho de Ana Amélia Neri de Oliveira, sob o tema "Democracia participativa e políticas públicas de esporte e lazer: o Programa Esporte na Comunidade."
Salão de Tabuleiro
Salão de Tabuleiro é um projeto itinerante da Secel que garante à classe trabalhadora o acesso ao lazer através de jogos de tabuleiro tradicionais. A ação é desenvolvida nas comunidades, praças e terminais de ônibus; e trabalha a cultura corporal e a criticidade através da prática de jogos de dama, xadrez, dominó, gamão, tênis de mesa, pebolim, sinuca, entre outros.
Copa Fortaleza Bela
A Copa Fortaleza Bela é um dos maiores campeonatos de futebol amador do país, revelando novos craques e fazendo a alegria da periferia, reunindo times, ligas e federações de futebol amador de toda a cidade de Fortaleza. Na última edição, realizada no segundo semestre de 2010, mais de 400 árbitros, além de oito mil atletas, fizeram parte da competição, atuando em 336 times. Estima-se que mais de 40 mil pessoas participaram da competição de modo direto e indireto, incluindo jogadores, árbitros, membros de comissão técnica e o público em geral.
Olimpíadas do Servidor
A preocupação com a saúde dos servidores municipais também esteve entre as prioridades da Secel. Cerca de dois mil funcionários de carreira, comissionados, trabalhadores temporários e terceirizados participam das competições organizadas entre os diversos órgãos do município, nas seguintes modalidades: basquetebol, voleibol, futsal, natação, handebol, atletismo, corrida rústica e jogos de tabuleiro (xadrez, dama e dominó). Os jogos tem como objetivo estimular a prática saudável de esportes e propiciar integração entre os trabalhadores do serviço público municipal.
Paradesporto e Inclusão Social
Uma das primeiras intervenções da Secel neste sentido se deu com a inserção de pessoas com deficiência no Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), que atua em 12 comunidades da capital. Partindo de uma proposta inovadora, o programa promove atividades de esporte e lazer para públicos de todas as idades, estimulando a melhoria da qualidade de vida, além da criação de espaços de sociabilidade.
Seminário de Paradesporto
Em setembro de 2010, a Secel organizou o II Seminário Municipal de Paradesporto, em parceria com a Universidade de Fortaleza. O evento, que teve sua primeira edição em 2009, tem como objetivo promover, entre estudantes, professores e atletas da área, um intenso debate sobre os caminhos para o desenvolvimento do paradesporto em Fortaleza, e discutir acessibilidade aos equipamentos esportivos municipais.
Projeto de Esporte Adaptado
Aprofundando toda a experiência já adquirida, a Secel lançou, no mês de outubro de 2010, o Projeto de Esporte Adaptado, que oferece iniciação esportiva nas seguintes modalidades adaptadas: basquetebol em cadeira de rodas, natação, futsal e musculação. O projeto busca atender pessoas com deficiência de todas as idades e já atende mais de 300 usuários, em cinco núcleos. A expectativa da Secel é continuar expandindo a sua atuação, através da criação de novos núcleos.
Parcerias
Além das importantes ações citadas, em que a Secel é protagonista, é importante destacar que a secretaria também atua como parceira de entidades e federações esportivas na realização de encontros, campeonatos, corridas, meetings, entre outros eventos das mais diversas modalidades esportivas.
Esporte e lazer enquanto direitos sociais inalienáveis
Para o secretario Evaldo Lima, o esporte deve ser compreendido em suas três dimensões básicas: participação, educação e alto rendimento. O esporte é uma ferramenta indispensável na promoção da tolerância, solidariedade e inclusão social. Com base nisso, buscamos imprimir às atividades físico/recreativas um conteúdo de cultura e educação.
“Tratar a todos os cidadãos e cidadãs de uma sociedade igualmente não é algo justo, pois cada indivíduo é único e deve ser respeitado em suas singularidades. Por isso, como afirma o filósofo Aristóteles, a verdadeira justiça social reside em ‘tratar de forma igual os iguais e de forma desigual os desiguais, na medida em que se desigualam’”, explicou Evaldo Lima.
Fonte: Blog do Prof. Evaldo e Amigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário