terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Marketing – Parte 4

O que define marketing? Qual o significado da palavra Marketing? Quais os conceitos de marketing? Como funciona, para que serve e qual a sua importância no mundo globalizado atualmente?
Finalizando, no que se refere ao conhecimento geral e resumido de marketing, damos prosseguimento a esta seqüência de 4 artigos.
A pesquisa de mercado é qualquer busca sistemática ou formal por informações que liguem o consumidor, o comprador, o público e a empresa. É usada principalmente para: analisar compradores, suas localizações e suas necessidades; identificar e definir oportunidades de mercado; monitorar o ambiente, em particular os competidores; avaliar se o processo de marketing esta satisfazendo as necessidades dos compradores e os objetivos da empresa; avaliar as atividades e as pessoas envolvidas no processo de marketing; e fazer previsões de venda para desenvolver os orçamentos da empresa.
O processo de pesquisa de marketing envolve definir um problema, selecionar o método de pesquisa, coletar dados primários e secundários, analisar e interpretar os dados, aplicar os resultados e avaliar a pesquisa.
A pesquisa pode ser exploratória – é um estudo informal baseada em arquivos, discussão com especialistas, amostragem “conveniente” ou análise de casos ou exemplos. É usada para “sentir” melhor a situação, para definir mais adequadamente o problema, e decidir se é economicamente viável conduzir uma pesquisa maior. – Descritiva – é a tentativa de obter respostas a questões ou hipóteses específicas. Pode ser um corte transversal (uma única vez) ou longitudinal (durante um período). Normalmente, faz-se a pesquisa com um questionário aplicado a uma amostra aleatória da população. – Pesquisa de relações entre variáveis – é feita para avaliar até que ponto estão relacionadas as mudanças nestas variáveis. – Pesquisa experimental – envolve a criação de um projeto formal para procurar determinar as relações de causa e efeito entre fatores do problema.
As fontes de Dados podem advim de dados publicados pelo governo, como o Censo, ou por associações de comércio e indústria e outros bancos de dados e estudos externos de organizações de pesquisa (dados secundários). No Brasil, há duas associações de empresas de pesquisa: Abimepe e Anep; Podem ser dados primários obtidos em coleta de dados pela empresa: observação, projeto experimental ou método de pesquisa; Discussões de grupo; Pesquisas telefônicas; Por correspondência; em centros comerciais e outros locais de compra; e outros mais métodos de observação.
O preço é o valor dos bens a serem trocados, medido por um meio de intermediação, como o dinheiro. Portanto, preço é a quantidade de dinheiro que um comprador está disposto a pagar a um vendedor por seus produtos ou serviços.
VALOS PERCEBIDO = BENEFÍCIOS PERCEBIDO / PREÇO PERCEBIDO
O preço de um produto ou serviço pode ser medido basicamente e de maneira muito prática como a quantidade (valor) que alguém está disposto a pagar para obter tal produto ou serviço. Quando as pessoas compram alguma coisa na verdade estão simplesmente comprando a possibilidade de benefícios.
O preço por valor é o processo de manter preços constantes, ou baixá-los, ao mesmo tempo que se melhoram os benefícios do produto; O mix de preço básico são preços e condições de troca fixos; Mix de preço/promoção são descontos de curto prazo e mudanças nos compostos de preços, produto e serviço que estimulam as pessoas a comprar.
Alguns limites de preços são:
a)      Lei de oferta e procura;
b)      Fatores competitivos;
c)       Custos Diretos variáveis;
d)      Regulamentações e políticas de governo;
e)      Objetivos da empresa;
f)       Estratégias da empresa.
Os objetivos da política de preços podem estar baseados na lucratividade, no volume, competitivos, de posicionamento de mercado e por motivos sociais. E os métodos para a prática de estabelecer preços podem passar por consultores profissionais, governo e indústria, varejo ou diferenciais de preço.
Idéias e textos retirados de: Barros, Fischer & Associados. 2ª Ed. Novembro/2006.
Carlos Lopes

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