sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Público aumenta percepção dos esportes

Fonte: Portal Máquina do Esporte, São Paulo-SP
Golfe, vela e hipismo são esportes de elite. Já o futebol é para a massa. O que antes sempre foi uma interferência do mercado agora ganha embasamento teórico. A pesquisa Sport Track, feita com 4 mil pessoas no Rio de Janeiro e São Paulo em dezembro do ano passado e cujos resultados a Máquina do Esporte obteve acesso exclusivo, aponta que cada vez mais o consumidor está atento para os atributos relacionados aos esportes.
O levantamento feito pela empresa Enter Track mostra que o torcedor tem feito cada vez mais distinções entre as características das modalidades. A Fórmula 1, por exemplo, foi o esporte líder em associação com o atributo "tecnologia", desbancando o futebol. No quesito "saúde", a liderança ficou, pelo segundo ano consecutivo, com a natação, à frente também do esporte mais popular do país.
"Essa vitória da F1 é uma prova que o cidadão não conhece apenas o futebol e sabe reconhecer o significado dos atributos", diz Rafael Plastina, executivo idealizador da Sport Track.
Entre os 14 atributos mensurados pela pesquisa, outro destaque é o relacionamento das modalidades com a palavra "riqueza". Futebol, golfe, Fórmula 1 e hipismo foram esportes citados como merecedores de tal caracterização.
"Os resultados refletem essa nova tendência de amadurecimento e discernimento do consumidor brasileiro. Várias são as razões, mas seguramente a fragmentação das mídias, o maior acesso à informação e também à escola contribuem para isso", afirma Plastina.
Segundo o executivo, os resultados mostram que é necessário um maior aprofundamento por parte das empresas na hora de escolherem a modalidade a ser investida. Só assim será possível obter um maior retorno sobre o investimento.
"Com a confirmação da "sofisticação" dos consumidores é necessário que patrocinadores, donos de eventos, executivos planejem muito bem suas estratégias para que possam ter êxito em suas pretensões junto ao esporte", afirma o executivo.
Para complementar o estudo e poder fazer o cruzamento dos resultados, a Sport Track também perguntou aos entrevistados quais marcas eles associavam a cada atributo. Os resultados serão apresentados nos próximos dias pela Máquina do Esporte.
A Sport Track é uma pesquisa realizada todo ano com o objetivo de mapear as relações dentro da indústria do esporte no Brasil, gerando informações técnicas e estatísticas para auxiliar a tomada de decisões do investimento no esporte. Com 2 mil entrevistas no Rio e 2 mil em São Paulo, o levantamento tem margem de erro de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
IBM – Instituto Brasileiro de
Marketing Esportivo

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