quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Quem sucede a Carlos Sainz e Cyril Desprès?

Dakar 2011 começa sábado

Está à porta mais uma edição do Dakar, numa aventura que começou em 1977, quando Thierry Sabine se perdeu no deserto líbio, durante um rali entre Abidjan e Nice. Salvo das areias do deserto 'in extremis', regressou a França com um fascínio enorme pelo deserto, que transformou na prova que todos hoje admiramos, o Dakar: "Um desafio para os que vão, um sonho para os que ficam para trás.".

Pelo terceiro ano consecutivo na América do Sul, pela frente estão cerca de nove mil quilómetros de dunas, pó, calor e frio. Nos autos, a VW e BMW são claramente favoritas, e nas motos o duo Marc Coma/Cyril Després têm a primazia. Mas será que não acontece uma surpresa.
O Brasil este ano leva dez pilotos,mas as condiçoes de brilhar nos lugares top são poucas,a esperança é que a resistencia das maquinas seja maior que a dos seus adversarios, Spinelli é o grande favorito a um lugar nos dez mais ou mesmo nos cinco primeiros,o que seria um sonho tornado realidade.

VW/BMW nos autos

Poucos duvidam que a luta pela vitória nos autos se vai cingir às duas equipas oficiais da VW, que é claramente a favorita e a BMW, através da semi-oficial X-Raid. Na Volkswagen, a mesma equipa do ano passado, com Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah, Mark Miller e Giniel de Villiers. O VW Race Touareg foi alvo de várias evoluções, como o motor, que cujo bloco 2.5 TDi debita agora 310 cavalos de potência para um binário melhorado.

Na BMW Stéphane Peterhansel parece ser o único piloto capaz de lutar pela vitória. Krzysztof Holowczyc, Leonid Novitskiy, Orlando Terranova , Ricardo Leal dos Santos e Stephan Schott integram a X-Raid, num conjunto em que constam os vencedores da Taça do Mundo de TT e Taça FIA de Bajas esta temporada. Guerlain Chichérit corre com o novo Mini All4 Racing. Ao contrário do que sucede com a VW, onde Sainz, Al-Attiyah e de Villiers têm condições de vencer, já na BMW não parece que Holowczyc ou Novitskiy ou mesmo Ricardo Leal dos Santos possam substituir Peterhansel nesse papel. Bons resultados, sim, dependendo do desenrolar da prova, mas vitória...

A ausência da JMB Stradale é minorada pela presença da Hummer e da Nissan, ambas a nível semi-oficial, com Robby Gordon ainda e sempre apostado em ser o primeiro norte-americano a vencer o Dakar e Nani Roma a 'sacar um coelho da cartola' nos descontos ao herdar o carro preparado para Freddy Loix.
Os nossos pilotos nos carros tem uma tarefa muito dificil pela frente, destaque para a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi Brasil, campeões do Rali dos Sertões de 2010 e que treinaram no Marrocos visando a edição do Dakar. Spinelli faturou o melhor resultado de um brasileiro na história da competição, décimo colocado na classificação geral de 2010.

Klever Kolberg não teve o nome do navegador divulgado. O pioneiro do Dacar no Brasil, ao lado de André Azevedo, vai correr com um Mitsubishi de equipe privada. Marlon Koerich e Emerson Cavassin, também vão de Mitsubishi, só que pela equipe Petrobrás Lubrax. Também sem ter o nome do navegador divulgado na lista de inscritos, Rodrigo König vai correr com um protótipo de fabricação própria.

Coma quer vingança, Desprès repetir vitória

Nas duas rodas há equilíbrio que baste. Marc Coma procura quer esquecer a edição de 2010 enquanto Cyril Desprès volta a apostar em Ruben Faria para o amparar caso seja necessário. Franciso Lopez e Hélder Rodrigues partem em relativa igualdade, mas ambos uns furos abaixo do duo Coma/Desprès, mas a novidade a nível técnico que passou a equilibrar os andamentos e prestações das motos no Dakar pode ser um trunfo para Rodrigues.

Além destes, nomes como David Casteu, Päl Anders Ullevalseter, Jordi Viladoms, Olivier Pain, Jonah Street, David Frétigné e Alain Duclos vão, por certo, estar entre os mais rápidos.
Os brasileiros são dois Jean Azevedo e Vicente de Benedictis,quais as suas chances de brilhar,dificil de dizer,Azevedo é um dos mais experientes pilotos do mundo,mas será suficiente para chegar aos lugares de topo,é o que saberemos já no sábado dia 1 de Janeiro.

Domínio russo nos camiões

Iveco, MAN, Tatra, Dinaf e DAF partem com a certeza que a Kamaz é a VW dos camiões! Para além disto, os seus pilotos partem também com a certeza que Vladimir Chagin é o Peterhansel na categoria! Tudo o que suceda para além disto, será uma surpresa. Firdaus Kabirov, delfim de Chagin, e Gerard De Rooy são as figuras secundárias de uma prova em que o vencedor do ano passado irá procurar estabelecer novos recordes.
André Azevedo vai disputar em 2011 sua 24ª participação no Dacar. Desde 1999 competindo com caminhões, o piloto da Petrobrás Lubrax vai compor dupla com o tcheco Jaromir Martinec a bordo de um veículo da Tatra,quais as suas possibilidades de brilhar frente da armada da Kamaz,difícil de dizer,mas esperemos que o resultado não seja igual ao do ano passado em que desistiu.

Curiosidades

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