quarta-feira, 11 de maio de 2011

Travessia Ponta-a-Ponta da Serra de Maranguape: 10 anos de aventura e consciência ecológica

Ecoturismo na Páscoa: Três dias de caminhada pelas mais belas trilhas ecológicas da Serra de Maranguape.
Única caminhada de longo percurso do ecoturismo cearense que chega a marca de dez anos de atividade, a travessia ponta-a-ponta da serra de Maranguape é realizada sempre na Páscoa, a cada dois anos, teve início em 2001.
Com o desafio de construir uma travessia verdadeira da serra (pois que antes chamavam travessia subir a serra pela trilha da pedra rajada, do lado da pousada Encanto da Serra e descer pela Pirapora), inovamos com a criação de uma travessia original, percorrendo toda a serra de Maranguape no sentido Norte/Sul, numa distância média de vinte quilômetros, durante três dias de caminhadas pelas mais belas trilhas ecológicas da Área de Proteção Ambiental da Serra de Maranguape.
O grande diferencial da travessia ponta-a-ponta da serra de Maranguape é a experiência dos organizadores e colaboradores, oferecendo uma atividade esportiva de qualidade por preço acessível, com segurança e atratividades culturais e ecológicas.
O Grande objetivo da travessia, além de desafiar seus participantes a caminharem um, dois ou três dias por um percurso belo, porém exaustivo é também fazer um mapeamento do estado de conservação e degradação ambiental da Serra de Maranguape, quando é elaborado um relatório deste quadro e encaminhado para as autoridades ambientais e imprensa.
Integrando ações da Sociedade Civil, do Poder Público e da Iniciativa Privada e órgão da impressa, a travessia chega a sua primeira década de atividades com a organização da Fundação Mata Atlântica Cearense e apoio de parceiros estratégicos tais como: a Prefeitura de Maranguape, através da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura, a TV O Povo, TV Diário, Jornal O Esporte e a Empresa Britacet.
Nestes dez anos de atividade foi lançado um livro digital contando a história completa da travessia. Solicite seu exemplar pelo e-mail: mataatlantica.ce@hotmail.com. Escolas e Prefeituras podem também solicitar palestras para relatarmos esta experiência para  incentivar outras iniciativas de ecoturismo e de turismo cultural e ecológico na nossa cidade e região.
Ednaldo Vieira do Nascimento
e Nonázio Holanda
Ambos Educadores Físicos e ambientalistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário