sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

10 dicas para conseguir um patrocínio esportivo

O que acontece muito e o que eu recebo demais, são projetos de patrocínio mal feitos. A grande maioria com um enfoque filantrópico, quase como se tivesse pedindo esmola, e esta definitivamente não é a melhor maneira de se solicitar um patrocínio. O foco do projeto de patrocínio deve ser a proposta de um negócio, onde ambos saem ganhando, a empresa apoiadora e o patrocinado.
Tendo entendido isto claramente, aqui vão algumas dicas para que seu projeto de patrocínio seja bem recebido nas empresas:
1. Saber o que você está vendendo, qual o seu produto;
2. Ter claro quais são as possibilidades que você pode dar a seu investidor, o que você pode oferecer;
3. Detalhar custos, isto é importante para dar credibilidade a seu projeto;
4. Planejar o futuro, mostrar que existem novas possibilidades no horizonte;
5. Detectar que empresas têm o perfil de seu projeto, procurar empresas que patrocinam projetos parecidos com o seu;
6. Ter uma apresentação bem feita. Deve ser fácil, clara e rápida de ler;
7. Estar atento a possibilidades de permuta, pois é muito mais simples para a empresa conseguir produtos e serviços do que dinheiro;
8. Ser criativo e criar propriedades diferenciadas do que já é feito;
9. Negociar como quem está vendendo um produto, não como se tivesse pedindo algo;
10. Acredite no seu produto, crie um projeto no qual você investiria se fosse um patrocinador.
Boa sorte !!!
Cesar Augusto Sbrighi
Especialista em Marketing Esportivo
pela Universidade de Nova Iorque

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