sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Marketing Esportivo

O marketing esportivo está ganhando espaço constante na mídia em geral, alcançando um ótimo retorno institucional e de vendas para seus investidores. Segundo Melo Neto, em uma palestra sobre Marketing Esportivo torna-se bastante positivo quando o produto não “aparece sob forma imperativa de venda” e, neste caso, faz parte do cenário “pegando uma carona” com o foco principal. Segundo Melo Neto em seu livro “Marketing de Patrocínio”, todo o dinheiro investido no patrocínio de atletas é oito vezes mais rentável para a empresa investidora, do que investido na própria empresa, e ainda mais, o patrocínio de eventos esportivos chega a ser mais seguro e “lucrativo”. Tudo isso por estar associando sua marca ao evento e ao atleta, conseqüentemente ao que está acontecendo, tais como, uma vida mais saudável, e confiança, credibilidade, desafio, etc. Destaca, também, como uma forma de mídia “alternativa” para a maximização da exposição da marca com a associação da emoção e competitividade do esporte ao valor do produto.
Além do mais, o patrocinador terá seu retorno garantido por:
Aumentar o reconhecimento público;
Reforçar a imagem corporativa;
Estabelecer identificação com o consumidor;
Combater ou antecipar ações da concorrência;
Envolver a empresa com a comunidade;
Conferir credibilidade ao produto;
Virar notícia graças à exposição da mídia;
Atingir audiência em momentos altamente receptivos de mensagens.
A marca/produto está apoiada numa associação ética e competente, a qual é associada a um estilo de vida saudável, natural e confiável por seus clientes e espectadores formadores de opinião e forte poder de aquisição.
Espero que estas e as outras palavras que já trouxe aqui, ou as que ainda viram acrescentem sempre e cada vez mais pontos positivos nos projetos esportivos e nas vidas esportivas de nossos leitores, gestores do esporte ou não, e até aos empresários e comerciantes que como nossos leitores vêem aqui grandes justificativas e grandes oportunidades de negócios, ao investir no esporte.
Carlos Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário