terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Marketing – Parte 1

O que define marketing? Qual o significado da palavra Marketing? Quais os conceitos de marketing? Como funciona, para que serve e qual a sua importância no mundo globalizado atualmente?
Marketing traduzido para a língua portuguesa significa simplesmente mercado. O que é mercado? Claro que em algumas regiões brasileiras mercado é o espaço físico “popular” aonde pessoas vão para comprar coisas, dentre elas, mantimentos e de utilidade doméstica, principalmente. Contudo, a palavra mercado ou marketing, como aqui estamos tratando, significa abstratamente exatamente o resultado de sua significância literal, seja ela americana, britânica ou portuguesa.
Esse seria o termo mais simples de se explicar seu significado, e pode ser pensado de maneira local ou global, assim seja feito esta consideração.
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).
A visão de Marketing pode ser muito ampla e conceituada diante do pensamento e discernimento individual de cada um. Por exemplo, na perspectiva do economista é apenas a transação ou troca de algo de valor, na perspectiva do profissional de marketing é o processo de planejamento e implementação da criação, produção e distribuição de bens para satisfazer necessidades e gerar lucro, já para os estudiosos de marketing é teoria e relações especiais de negócios para definir preços, promover, distribuir produtos e serviços para beneficiar os consumidores e demais atores da empresa para alcançar os objetivos da organização, já a alta gerência pensa em atividades funcionais que direcionam a companhia para o futuro. Consiste na análise de produtos, consumidores, concorrentes, previsões do meio ambiente e da implementação da distribuição na sociedade visando a manter a organização em funcionamento. E por fim, reunindo uma visão que envolve todos estes profissionais e de maneira mais simplista, pode-se dizer que marketing é a teoria e a prática da identificação de necessidades e distribuição de bens numa sociedade competitiva.
São todas as atividades direcionadas a fazer uma troca para satisfazer necessidades ou desejos do homem, no processo pelo qual se estabelecem e se mantêm relações de mútuo benefício com os stakeholders – desenvolver relações internas e externas entre todos os funcionários e demais atores – para facilitar operações de troca.
As perspectivas de marketing podem variar de acordo com seu usuário, podendo ele ser governo, empresário, filósofo, estudioso ou economista.
Um mercado é o agregado de todas as pessoas ou organizações que têm uma necessidade ou um desejo de um produto e possuem dinheiro para pagar por eles. Às vezes representa um lugar, real ou virtual, onde os compradores e vendedores se encontram para comprar ou vender produtos. O clássico conceito de marketing é uma filosofia que guia a atitude de todas as pessoas numa empresa para estimular e satisfazer as necessidades e os desejos de todos os consumidores. As perspectivas chaves do marketing para guiar os profissionais são globais, de relacionamento com as partes interessadas (stakeholders), ética, de qualidade/valor, de produtividade, tecnológica, ecológica e visionária.
Ambiente do Marketing – Monitorar o presente e prever o futuro, ambos com a experiência do passado.
Muitos são os fatores que podem influenciar e a atenção a cada um deles pode distinguir muito bem a estratégia de sucesso da estratégia de fracasso. Entre eles a econômica atual, a demográfica, tecnológica, política e cultural. Claro que vender geladeira para Esquimó está fora de cogitação. Mas no mundo há centenas de culturas diferentes e deve haver uma adequação dos produtos a estas culturas, do contrário, você não obterá o mesmo êxito vendendo o mesmo produto em diferentes locais do planeta. Há aqueles produtos que são produtos de massa, que têm um pequeno lucro por cada unidade, entretanto a quantidade que é vendida justifica o sucesso do produto. Outros têm um publico reduzido e direcionado, alguns muito exigentes e até personalizados. Enfim, há aquele produto certo para as pessoas certas, e há aquele que é uma necessidade global. E ainda, estamos a todo o momento criando novas necessidades. Crie uma necessidade, pague pela sua patente e em seguida viva de royalties.
Dentre os principais papeis do marketing atualmente estão: participar, no mais alto nível, no direcionamento estratégico dos negócios; no nível de negócios, desenvolver táticas; e, no nível funcional, desenvolver o componente de marketing da estratégia de negócios. E ainda, pensar a curto e longo prazo, criar e desenvolver estratégias, realizar pesquisas internas e externas, e estabelecer diretrizes para a conduta ética.
Um produto ou serviço é um pacote de satisfações, e pode ter várias fases desde a sua introdução no mercado até a sua volatilização, passando pelas fases de crescimento, consolidação, maturidade e declínio. Este mesmo produto ou serviço pode ser considerado estilo – tempo longo de vida, moda – tempo médio de vida, e modismo – tempo curto no mercado.
É muito importante saber que: As pessoas não compram produtos ou serviços; elas compram a expectativa de benefícios! O produto total consiste, portanto, de um produto central mais benefícios adicionais.
Fazem parte da cartela de benefícios adicionais: instrução para instalação e operação, orientação e, às vezes, equipamentos e ferramentas; embalagem; entrega e, algumas vezes, instalação; conserto ou assistência técnica; imagem; garantia; e crédito.
Idéias e textos retirados de: Barros, Fischer & Associados. 2ª Ed. Novembro/2006.
Carlos Lopes

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