“Tsunami Esportivo” – Os maiores eventos esportivos do mundo acontecerão no país, na próxima década. O que queremos como legado?
O Brasil será, pelo menos nos próximos sete anos, o ponto de encontro do esporte mundial. Um verdadeiro 'tsunami esportivo' avassalador envolverá a sociedade, a mídia, os políticos e os diversos poderes constituídos. Que repercussão e proveito social poderão ser obtidos a partir dessas festas, desses megaeventos?
Acreditamos que, além dos projetos e programas voltados para apoio aos atletas, com o objetivo de conquistas de medalhas, planejamento de infra-estrutura, segurança e transporte, deva-se dar ênfase também a projetos estratégicos relacionados aos benefícios e avanços sócio-educacionais. A questão que se apresenta é que estes não aparecem de imediato: são conquistas intangíveis e, por conseguinte, ficam relegados a planos secundários.
Nosso desafio se torna maior quando é notório que a cultura e educação não rendem voto. Em que pese à ênfase dos discursos nas campanhas eleitorais de que a educação será prioridade e as promessas de melhoria na área, dentre outras, não há objetividade no tocante a qual educação se está tratando. Assim, erguer escolas dá voto, pois a construção é visível. Construir museus, teatros ou cinema dão voto, pois é tangível. No esporte, medalhas e campeonatos podem render votos. Contudo, os projetos sociais, os projetos de inclusão, de formação de cidadania, de inclusão social, de equidade social de promoção de saúde, estes requerem muita dedicação por parte de alguns formadores de opinião, e esforço, e comprometimento por parte de algumas instituições, como o Sistema CONFEF/CREFs. Os principais organismos internacionais (UNESCO, ONU, COI, etc.) difundem que o esporte é muito mais do que competição, que necessário se faz educar e encorajar os jovens à prática de atividades físicas e esportivas e ensinar-lhes valores.
Defendemos a elaboração de uma política Nacional de Legados Socio-educacionais, tendo como carro chefe o desenvolvimento humano pelo esporte, passando pelas escolas, clubes, praças, políticas públicas e a constituição de um Fórum permanente englobando a Educação Olímpica e os Valores do Esporte.
O esporte é uma poderosa ferramenta na formação das crianças, jovens, adolescentes e adultos. Propomos a Educação e o desenvolvimento humano pelo esporte. Nós, Profissionais de Educação Física, temos uma influência muito grande nesse processo através de nosso trabalho nos ambientes em que intervimos e desenvolvemos nossas ações. Somos protagonistas e responsáveis pela implementação dos valores esportivos como fator de desenvolvimento social. A festa já começou e vamos participar da mesma promovendo valores e debatendo o significado de Potência Olímpica.
Jorge Steinhilber
CREF 000002/G-RJ
Presidente CONFEF
Nenhum comentário:
Postar um comentário