terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Futebol 2011 o futuro agora.


O campeonato cearense de futebol tem tudo para ser um dos melhores de sempre,se não vejamos com o que poderemos contar nesta disputa, Fortaleza campeão de 2010, Ceará forte na serie A, Guarani campeão da serie D, Icasa seguro na serie B, Horizonte vencedor da copa Unimed e Ferroviário sempre candidato, seis times com condições para serem campeões do cearense de 2011.

Porém e passado o primeiro turno só o Ceará mostrou ser de fato um time acima da media, de todos os outros e ainda a juntar a tudo isso,desde de 1995, ultimo titulo do Ferrão, que só dá Ceará ou Fortaleza.

Na realidade todos os outros têm de uma forma ou de outra falhado nos seus propósitos de manter um nível competitivo para poder pensar numa vitoria final.
O Fortaleza começou bem, mas vacilou e apesar de manter o segundo posto, tem no seu pescoço vários adversários temidos, como o Guarani de Sobral, que apesar de um mau começo tem vindo a recuperar jogo a jogo e agora está perto de repetir o feito do ano passado.
Mas se de uma forma ou de outra Fortaleza e Guarani lutam por manter uma posição de acesso aos jogos finais, já os outros favoritos a essa disputa tem vacilado fortemente.
O Icasa começou pessimamente e só agora começou a recuperar, o Horizonte foi ao contrario, iniciou bem, mas agora está em queda, já para não falar do Ferroviário que de derrota em derrota não sai do último lugare da classificação, ficando muito longe das suas aspirações iniciais.

A surpresa deste campeonato tem vindo de onde menos se esperava o Guarani de Juazeiro que no ano passado esteve perto do rebaixamento e o Tira Dentes, time da PM, tem vindo a ser dor de cabeça para todos que contra eles se confrontam.

A qualidade do futebol praticado também tem sido constrangedora, de tal forma que tem tido jogos em que simplesmente nem valia apena abrir as arquibancadas, já que o publico se tem afastado de tão triste espetáculo.

Seja pelos planteis reduzidos, seja pela falta de qualidade dos mesmos,ou mesmo pelo péssimo estado de alguns campos, o fato é que a qualidade do espetáculo tem sido demasiado baixa e apenas o Ceará, pela riqueza e quantidade do seu plantel tem podido manter um nível sempre elevado e se juntarmos a isso um tipo de futebol baseado na cobertura de espaços podemos encontrar o líder absoluto deste campeonato cearense da primeira divisão que de primeira só tem mesmo o nome.

Individualmente de ressalvar o jovem Kaká do Tira Dentes, 17 anos, tem mostrado muito futebol este jovem do time da PM, talvez uma das raras descobertas de futuro do futebol cearense,veremos se aguenta a pressão.

Os Estádios que não temos

Com a Copa do Mundo o Castelão vai para obras e assim o campeonato cearense fica “quase” sem lugares para disputar condignamente jogos de futebol, a péssima condição da maioria dos estádios tem deixado bem a vista o estado em que o futebol cearense se encontra.
Tirando o estádio Elzir Cabral e o Romeirão, todos os outros ficam bastante longe do que é desejado para que os torcedores se sintam bem nas arquibancadas, já para não falar dos vestiários dos atletas, que muitas vezes nem usados são, tanta é a falta de qualidade e mesmo a própria imprensa tem sentido na pele a falta de condições de trabalho.
As obras nos estádios da capital ainda vão durar muito tempo, talvez de mais para poderem ser utilizados neste campeonato, no interior nada está previsto de melhoramentos, o que deixa em definitivo uma nuvem bem negra sobre este campeonato e os ingressos não são nada baratos.
Com o fecho do Castelão e o atraso previsto na reabertura do PV, o Ceará poderá ficar sem campo onde jogar, tudo isto para um time que joga a Serie A nacional.

Veremos o que nos reservam as finais do primeiro turno deste campeonato que começou a pouco mais de um mês e já chegou a meio.


Ligue-ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário