sábado, 23 de julho de 2011

Copa América de Futebol: Quo Vadis Brasil?


 Foto:Danilo Verpa - Folha press

Perder em esporte não é vergonha, fazer tudo o que está ao nosso alcance para perder, isso sim é vergonha. Foi isso exatamente que a seleção brasileira fez na Copa America que disputou e foi eliminada no passado dia 17 de Julho, na Argentina em jogo com o Paraguai.

O time brasileiro até que dominou o jogo, criou condições até de terminar os 90 minutos da partida com três ou quatro gols marcados, mas no final do jogo, após a marcação de pênaltis, o time brasileiro não conseguiu fazer balançar as redes nem uma vez, aliás, para ser bem verdadeiro, que chega à marcação de pênaltis e realiza tão má prestação, não merece ganhar.

Para chegar a esta triste situação o time brasileiro se arrastou durante os jogos que realizou: primeiro no seu grupo e depois nas quartas de final, venceu apenas um dos quatro jogos disputados, parecendo até que os jogadores ficaram esperando que as suas camisas fizessem o trabalho por eles ou que os seus adversários se intimidassem com o nome do time, seleção do Brasil, só que isso já não existe no futebol moderno.

Esta situação nos remete para o próprio futebol brasileiro, muito longe dos padrões internacionais e muito longe do que se espera de uma seleção com o “gabarito” do time brasileiro.

Cada vez mais existe a necessidade de serem efetuadas mudanças na estrutura federativa, afastando de vez elementos que deixaram de ser competentes para exercerem os cargos que ocupam faz muito tempo, nisso o time brasileiro vai perdendo cada vez mais a capacidade de liderar o futebol mundial, tudo isso apesar dos seus jogadores serem dos mais procurados por todo mundo.

Do ponto de vista mais global podemos encontrar em outros países Latino Americanos um forte crescimento em todas as áreas e isso se reflete dentro do campo, o Uruguai está correspondendo ao que se viu na copa do mundo em que foi semifinalista, o Paraguai voltou a mostrar competência que já se vira na copa de África e se formos olhar a esse passado recente até a Argentina e o Brasil mostraram que as suas seleções tem que trabalhar muito para não ficarem para trás irremediavelmente.

Quanto a Copa de 2014, o time brasileiro apenas terá jogos particulares para disputar e no ano de 2013 a Copa das Confederações, que, aliás, só estará presente porque é o pais anfitrião, porque se não nem a isso tinha direito, nunca a seleção esteve numa situação de tanta responsabilidade e tão poucas condições para corresponder ao que lhe é exigido. O Titulo.

Tomé Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário