terça-feira, 19 de julho de 2011

Sítio Colonial é sede da 5ª Etapa do Cearense de Mountain Bike – Confira como foi

Sábado dia 25 de junho, na tarde deste dia de sol aconteceu no Sítio da Colonial, Município de Maracanaú, a 5ª etapa do campeonato cearense de mountain bike estilo olímpico. XCO como também é chamado.

Na largada uma demasia de categorias que parece ter como objetivo dar prêmios para todo mundo. Entretanto, as categorias profissionais que são: elite masculino, elite feminino, sub 23 e júnior parecem cada vez menores e menos concorridas.

Na saída os atletas Diego Almeida e Jardel mostram-se logo mais fortes, parceiros de uma mesma equipe os dois iniciam um trabalho que o levariam para a chegada e o local mais alto do pódio. Nos primeiros instantes os dois perdem a dianteira da prova por um erro de percurso, assumindo a liderança o atleta Tiago Emílio que instantes depois fora alcançado e ultrapassado. No final, Jardel, Diego e Tiago são os três primeiros colocados da categoria elite, respectivamente.

Nas demais categorias Juvenal Batista na Master A2, Elionai Costa na Sub 30 – categoria esta que no ponto de vista dos editores deste jornal não deveria existir, pois representa atletas que deveriam correr na elite, Vicente Deoclécio na Master A, Ailton Moura na Júnior, Louro do Jockey na Master B, Adail Nogueira na Master B2, Lucas Lindenberg na Juvenil, José Lito na Master C, Joana Nóbrega na Elite Feminino, e Alysson e Mano na Dupla Masculina.

No total, 70 atletas estiveram presentes no Sítio Colonial de Maracanaú.

 O Sítio Colonial representa um importante espaço de desenvolvimento da prática do mountain bike cearense, criado por Gustavo Terra e seu importante colaborar do Sítio, Chico Sombra, que há 30 anos trabalha no espaço e conhece cada palmo de terra dali. O que ajuda em muito para o aproveitamento natural da região.

A ideia surgiu durante a preparação da corrida do fim do ano passado - chamada de CIRCUITO COLONIAL de MTB. Em Janeiro deste ano passaram a fazer novas trilhas para as bicicletas, a partir das várias veredas - trilhas abertas naturalmente dentro da mata - que havia dentro da área da fazenda. Aprontada algumas trilhas, o aviso foi dado para amigos ciclistas. A partir daí começaram a pingar os primeiros grupos já na 1a semana. Desde então, o número foi crescendo, porém ainda a título de experimentação, e hoje já estamos aguardando o novo projeto de sinalização.

Buscando dentro da topografia natural do terreno pontos que possam ser desafiadores e técnicos para os ciclistas, com algumas curvas de inclinação para diversificar os desafios dentro das trilhas e testar a habilidade dos esportistas, e trilhas com diferentes níveis de dificuldade para que tanto o iniciante quanto o profissional sinta prazer em pedalar, o Sítio Colonial vem se desenvolvendo e colaborando com a prática do MTB. O organizador do espaço, Gustavo Terra, planeja expandir o espaço para outras práticas esportivas integradas à natureza como caiaque, corrida de orientação, escalada etc., sempre com o foco de o visitante buscar sua diversão no espaço de forma livre, dentro das regras da fazenda, integrando-se com a natureza do local.

Carlos Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário